Daniel Orlean é novo membro do Conselho Diretor e assume Vice-Presidência de Marketing
Dirigente projeta os próximos passos do departamento e fala sobre sócio-torcedor, inovação, patrocínios e da paixão pelo clube em entrevista exclusiva para o Site Oficial
Por Isabela Abirached - em
Daniel Orlean é o novo Vice-Presidente de Marketing do Flamengo. Aos 37 anos e nascido no Rio de Janeiro, é especialista em Inteligência Organizacional pela UFRJ, Engenheiro e Mestre pela PUC-Rio. Orlean é empreendedor e investidor de empresas nas áreas de tecnologia, educação, entretenimento, serviços financeiros e saúde, sendo sócio-fundador da BizBank, fintech que atua no mercado de banking para pequenas e médias empresas, e Diretor-Executivo da 3L Ventures. Foi também sócio-fundador da Affero Lab, empresa que se tornou líder do mercado de Educação Corporativa no país e foi vendida para o grupo de mídia alemão Bertelsmann e para a IFC (International Finance Corporation), braço financeiro do Banco Mundial, em 2015.
Orlean entra no lugar de José Rodrigo Sabino, que foi convidado para ser CEO da Primeira Liga e desejou as boas-vindas a seu sucessor. "Desejo muito sucesso a ele na nova posição. Recebi o convite da Primeira Liga e tive que me afastar da vice-presidência de Marketing do Flamengo, mas vejo com bons olhos a maneira que está sendo conduzido o trabalho no departamento e acredito muito no resultado positivo desse processo de transformação que a diretoria do Flamengo vem implementando no clube e no futebol brasileiro. Continuo na torcida à distância", afirmou Sabino.
Agora também à frente do time de Marketing do Flamengo, Orlean projeta os próximos passos do departamento baseando-se na busca do equilíbrio entre a emoção do esporte e a excelência em gestão. O objetivo é alcançar resultados cada vez melhores, tanto para os investidores e patrocinadores quanto para os torcedores rubro-negros. O novo vice-presidente será o entrevistado desta sexta-feira (2) do Papo Nação da FlaTV Nação Rubro-Negra, que será transmitido ao vivo, a partir das 17h, no site oficial do Flamengo, com exclusividade para sócios-torcedores, que podem mandar perguntas para o dirigente.
Se você já é sócio-torcedor, clique aqui para enviar sua pergunta e participar. Se não é, clique aqui para fazer sua adesão, ter acesso aos vídeos e transmissões ao vivo exclusivas da FlaTV Nação Rubro-Negra e muito mais vantagens.
Confira a entrevista na íntegra:
Avaliação do Programa Nação Rubro-Negra
Na minha chegada ao clube, o programa de sócio-torcedor foi um dos principais focos. Conversei várias vezes com o time liderado pelo Bruno (Spindel, diretor-executivo de Marketing do Flamengo) para avaliar os processos e os resultados de hoje. Temos, comparativamente com os outros clubes brasileiros, experiências, benefícios para os torcedores e níveis de engajamento fantásticos. Mas queremos ainda mais. Estamos buscando, por exemplo, oferecer vantagens tanto aos torcedores do Rio de Janeiro quanto de fora, e começando a olhar com mais carinho nossas torcedoras e nossos torcedores do futuro.
Com a definição nosso estádio acredito que teremos um Programa ainda mais completo, mas estamos conseguindo mostrar o valor do clube e dessa proximidade com uma gestão correta, com conteúdos multimídia exclusivos, descontos em nossas lojas oficiais e em centenas de parceiros... Já foram, por exemplo, mais de 7 mil sócios-torcedores que participaram de alguma ação experiência no Programa e queremos trabalhar de forma ainda melhor os benefícios intangíveis, que só o Flamengo é capaz de oferecer.
Outra coisa que estamos estudando bastante é nosso público, para especificarmos melhor a quem estamos servindo. Por exemplo: as mulheres hoje são apenas 7% do total de sócios-torcedores, mas são bem mais representativas no conjunto global. Estamos estudando o que podemos oferecer para trazer a torcedora para perto. Da mesma forma, pensamos sobre as crianças, que hoje muitas vezes admiram clubes estrangeiros, mas que estão pertinho de um dos maiores clubes do mundo.
Quem sente o orgulho de ser sócio-torcedor faz o time mais forte e tem mais Flamengo sempre: descontos em ingressos e no pay-per-view, vídeos exclusivos para ficar por dentro, vantagens nas lojas oficiais para ter o Manto e outros produtos e muito mais. Clique e faça sua adesão agora!
Valorização da marca Flamengo muito além da camisa
Temos trabalhado com o conceito de ir além dos patrocínios na camisa. Os clubes ficaram muito focados apenas nessa modalidade de patrocínio - que ainda é muito importante - mas há muitas outras possibilidades. Nossa marca é a mais valiosa de todos os clubes brasileiros e uma pesquisa recente de um grande instituto de pesquisa mostra a liderança de nossa audiência em 24 estados do país. Temos o maior engajamento em todas as faixas etárias e classes sociais. Nossa camisa vale muito para nossos patrocinadores, mas se olharmos em redes sociais, por exemplo, crescemos muito: nosso engajamento é muito superior ao dos outros clubes e este é um ponto de interação fundamental com nosso público.
Vamos atrás de patrocínios, parcerias e apoiadores para o futebol e esportes olímpicos, mas vamos para além de exposição de marca no uniforme. Queremos rentabilizar outros pontos de contato, queremos experiências aliadas aos parceiros... A camisa é muito importante, gerando um volume astronômico de valor de mídia para nossos parceiros - mas vamos trabalhar muito além disso.
Importância de uma gestão transparente e responsável para a prospecção de novos parceiros
Muitas empresas têm um receio infundado de se envolver com o futebol em geral. Os números comprovam os benefícios e derrubam mitos como uma possível rejeição por torcedores rivais. Isso não acontece, muito pelo contrário. O Flamengo é um canhão de mídia, de exposição e de engajamento. Isso vem muito alinhado à seriedade de nossos gestores, que assumiram uma posição de "fazer o futebol do jeito certo". Há um movimento crescente de percepção do valor do futebol como plataforma. Aceitei o convite do clube, com muita honra, porque existe esse time de executivos sérios à frente do Flamengo. Confio nesses executivos e no time de profissionais que foi formado.
Outro ponto é a importância de entender a necessidade e o desejo de retorno dos patrocinadores para realizarmos experiências de valor. Um bom exemplo disso foi o vídeo feito com o iFood (ação com um motoboy que pensa que vai entregar um pedido e é surpreendido ao chegar na casa de Éverton e convidado a entrar e assistir ao jogo do Flamengo com o atleta - clique aqui e assista). Houve uma enorme empatia da torcida com a história do motoboy. Foi emocionante... Queremos reforçar esse tipo de ação.
Maior desafio daqui para frente
Estou chegando em um momento muito bacana para o clube. Estamos em uma confluência de coisas positivas. Em campo, estamos bem no Campeonato Brasileiro, com uma base forte e um time embalado. Fora dele, a dívida líquida cai com um trabalho intenso da área financeira, voltada para austeridade e saneamento. A receita está subindo constantemente. Continuamos sendo a marca mais valiosa do país no setor, temos 40 milhões de torcedores apaixonados, 17 milhões de engajados nos nossos pontos de contato diversos - redes sociais, canal no YouTube, cadastro de torcedores.
Mas ao mesmo que é um momento bom, é um momento de muita cobrança. E aí está o maior desafio: conciliar a emoção do esporte com as ferramentas de gestão que temos hoje no marketing, que nos permitem testar e medir os resultados das ações e das boas ideias. Temos metas desafiadoras e vamos trabalhar em conjunto com o Futebol, com a Comunicação, e com outros setores do clube, para fazer acontecer.
O que significa para você trabalhar para o Flamengo
O cargo de vice-presidente é um cargo institucional, não remunerado. Por isso temos hoje executivos, empreendedores, gestores bem sucedidos em suas carreiras. O objetivo como vice-presidente não é ganhar do clube, é ganhar para o clube. Quero que meu time de coração, do meu pai, do meu irmão, dos meus filhos, cresça e seja ainda mais respeitado, em campo e fora dele. Somos muito mais que um time, que um clube. Somos uma nação. O Flamengo já foi responsável por muitas coisas boas na minha vida e a chance de poder fazer parte do clube, contribuir, criar um legado, é muito bacana. Tudo que fiz na minha vida e na minha carreira fiz por paixão. E aqui, além da paixão, trago uma experiência como empreendedor e executivo para fazer dar certo. É um desafio enorme, mas também uma gratificação muito grande.
Orlean entra no lugar de José Rodrigo Sabino, que foi convidado para ser CEO da Primeira Liga e desejou as boas-vindas a seu sucessor. "Desejo muito sucesso a ele na nova posição. Recebi o convite da Primeira Liga e tive que me afastar da vice-presidência de Marketing do Flamengo, mas vejo com bons olhos a maneira que está sendo conduzido o trabalho no departamento e acredito muito no resultado positivo desse processo de transformação que a diretoria do Flamengo vem implementando no clube e no futebol brasileiro. Continuo na torcida à distância", afirmou Sabino.
Agora também à frente do time de Marketing do Flamengo, Orlean projeta os próximos passos do departamento baseando-se na busca do equilíbrio entre a emoção do esporte e a excelência em gestão. O objetivo é alcançar resultados cada vez melhores, tanto para os investidores e patrocinadores quanto para os torcedores rubro-negros. O novo vice-presidente será o entrevistado desta sexta-feira (2) do Papo Nação da FlaTV Nação Rubro-Negra, que será transmitido ao vivo, a partir das 17h, no site oficial do Flamengo, com exclusividade para sócios-torcedores, que podem mandar perguntas para o dirigente.
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Confira a entrevista na íntegra:
Avaliação do Programa Nação Rubro-Negra
Na minha chegada ao clube, o programa de sócio-torcedor foi um dos principais focos. Conversei várias vezes com o time liderado pelo Bruno (Spindel, diretor-executivo de Marketing do Flamengo) para avaliar os processos e os resultados de hoje. Temos, comparativamente com os outros clubes brasileiros, experiências, benefícios para os torcedores e níveis de engajamento fantásticos. Mas queremos ainda mais. Estamos buscando, por exemplo, oferecer vantagens tanto aos torcedores do Rio de Janeiro quanto de fora, e começando a olhar com mais carinho nossas torcedoras e nossos torcedores do futuro.
Com a definição nosso estádio acredito que teremos um Programa ainda mais completo, mas estamos conseguindo mostrar o valor do clube e dessa proximidade com uma gestão correta, com conteúdos multimídia exclusivos, descontos em nossas lojas oficiais e em centenas de parceiros... Já foram, por exemplo, mais de 7 mil sócios-torcedores que participaram de alguma ação experiência no Programa e queremos trabalhar de forma ainda melhor os benefícios intangíveis, que só o Flamengo é capaz de oferecer.
Outra coisa que estamos estudando bastante é nosso público, para especificarmos melhor a quem estamos servindo. Por exemplo: as mulheres hoje são apenas 7% do total de sócios-torcedores, mas são bem mais representativas no conjunto global. Estamos estudando o que podemos oferecer para trazer a torcedora para perto. Da mesma forma, pensamos sobre as crianças, que hoje muitas vezes admiram clubes estrangeiros, mas que estão pertinho de um dos maiores clubes do mundo.
Quem sente o orgulho de ser sócio-torcedor faz o time mais forte e tem mais Flamengo sempre: descontos em ingressos e no pay-per-view, vídeos exclusivos para ficar por dentro, vantagens nas lojas oficiais para ter o Manto e outros produtos e muito mais. Clique e faça sua adesão agora!
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Temos trabalhado com o conceito de ir além dos patrocínios na camisa. Os clubes ficaram muito focados apenas nessa modalidade de patrocínio - que ainda é muito importante - mas há muitas outras possibilidades. Nossa marca é a mais valiosa de todos os clubes brasileiros e uma pesquisa recente de um grande instituto de pesquisa mostra a liderança de nossa audiência em 24 estados do país. Temos o maior engajamento em todas as faixas etárias e classes sociais. Nossa camisa vale muito para nossos patrocinadores, mas se olharmos em redes sociais, por exemplo, crescemos muito: nosso engajamento é muito superior ao dos outros clubes e este é um ponto de interação fundamental com nosso público.
Vamos atrás de patrocínios, parcerias e apoiadores para o futebol e esportes olímpicos, mas vamos para além de exposição de marca no uniforme. Queremos rentabilizar outros pontos de contato, queremos experiências aliadas aos parceiros... A camisa é muito importante, gerando um volume astronômico de valor de mídia para nossos parceiros - mas vamos trabalhar muito além disso.
Importância de uma gestão transparente e responsável para a prospecção de novos parceiros
Muitas empresas têm um receio infundado de se envolver com o futebol em geral. Os números comprovam os benefícios e derrubam mitos como uma possível rejeição por torcedores rivais. Isso não acontece, muito pelo contrário. O Flamengo é um canhão de mídia, de exposição e de engajamento. Isso vem muito alinhado à seriedade de nossos gestores, que assumiram uma posição de "fazer o futebol do jeito certo". Há um movimento crescente de percepção do valor do futebol como plataforma. Aceitei o convite do clube, com muita honra, porque existe esse time de executivos sérios à frente do Flamengo. Confio nesses executivos e no time de profissionais que foi formado.
Outro ponto é a importância de entender a necessidade e o desejo de retorno dos patrocinadores para realizarmos experiências de valor. Um bom exemplo disso foi o vídeo feito com o iFood (ação com um motoboy que pensa que vai entregar um pedido e é surpreendido ao chegar na casa de Éverton e convidado a entrar e assistir ao jogo do Flamengo com o atleta - clique aqui e assista). Houve uma enorme empatia da torcida com a história do motoboy. Foi emocionante... Queremos reforçar esse tipo de ação.
Maior desafio daqui para frente
Estou chegando em um momento muito bacana para o clube. Estamos em uma confluência de coisas positivas. Em campo, estamos bem no Campeonato Brasileiro, com uma base forte e um time embalado. Fora dele, a dívida líquida cai com um trabalho intenso da área financeira, voltada para austeridade e saneamento. A receita está subindo constantemente. Continuamos sendo a marca mais valiosa do país no setor, temos 40 milhões de torcedores apaixonados, 17 milhões de engajados nos nossos pontos de contato diversos - redes sociais, canal no YouTube, cadastro de torcedores.
Mas ao mesmo que é um momento bom, é um momento de muita cobrança. E aí está o maior desafio: conciliar a emoção do esporte com as ferramentas de gestão que temos hoje no marketing, que nos permitem testar e medir os resultados das ações e das boas ideias. Temos metas desafiadoras e vamos trabalhar em conjunto com o Futebol, com a Comunicação, e com outros setores do clube, para fazer acontecer.
O que significa para você trabalhar para o Flamengo
O cargo de vice-presidente é um cargo institucional, não remunerado. Por isso temos hoje executivos, empreendedores, gestores bem sucedidos em suas carreiras. O objetivo como vice-presidente não é ganhar do clube, é ganhar para o clube. Quero que meu time de coração, do meu pai, do meu irmão, dos meus filhos, cresça e seja ainda mais respeitado, em campo e fora dele. Somos muito mais que um time, que um clube. Somos uma nação. O Flamengo já foi responsável por muitas coisas boas na minha vida e a chance de poder fazer parte do clube, contribuir, criar um legado, é muito bacana. Tudo que fiz na minha vida e na minha carreira fiz por paixão. E aqui, além da paixão, trago uma experiência como empreendedor e executivo para fazer dar certo. É um desafio enorme, mas também uma gratificação muito grande.