Responsabilidade Social

Nosso trabalho

A área de Responsabilidade Social e Cidadania do Clube de Regatas do Flamengo foi criada em 2019 e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento integral daqueles que vivem em contextos de vulnerabilidade social.

Com cerca de 42 milhões de torcedores, o Clube de Regatas do Flamengo é uma espécie de patrimônio cultural do Brasil. Mais que motivo de orgulho, a gestão do clube e todos que fazem parte da instituição enxergam nesse fato o compromisso com o apoio à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, entendido que o Flamengo é grandioso dentro e fora de campo.

Através de sua Agenda prioritária e suas Linhas de trabalho, a área de Responsabilidade Social do CRF atua em prol de causas coletivas, em detrimento do assistencialismo individual, apoiando temas relevantes para a sociedade, tais como Educação, Inclusão Social e Diversidade, Qualidade de Vida e Uso Sustentável.

O CRF compreende que questões sociais como a exclusão social e a violência têm sua origem na desigualdade social. Portanto, posicionando-se como um clube responsável e comprometido com os valores do esporte, o CRF busca concentrar a força de sua marca, com alcance internacional, para promover mudanças em contextos de vulnerabilidade social mundo afora.

A Responsabilidade Social do Flamengo usa o poder do esporte para motivar, educar e inspirar crianças, jovens, adultos e famílias de contextos socialmente vulneráveis. Tem a Educação como Agenda Prioritária e procura garantir o Direito de Aprendizagem para todos.

Saiba como você pode se envolver e apoiar as ações sociais do clube aqui

Existem onze diretrizes que espelham os anseios e expectativas do CRF no que tange ao exercício de suas ações de Responsabilidade Social. São elas:

1 – Voltar-se às causas, ações e projetos que priorizam o coletivo, em detrimento do tratamento assistencialista e individual

2 – Utilizar a força da marca a serviço de ações e projetos que gerem impacto social

3 – Posicionar-se como clube defensor de direitos e inclusão social

4 – Ser referência de sucesso para crianças e jovens

5 – Realizar ações em âmbito nacional, com foco especial em territórios e contextos vulneráveis social e economicamente

6 – Disseminar os valores do CRF

7 – Posicionar o CRF como vanguarda de Responsabilidade Social no esporte

8 – Estimular ações sociais entre torcedores

9 – Apoiar e dar visibilidade às ações sociais dos jogadores/atletas

10 – Incentivar o voluntariado e engajar atletas e colaboradores nas causas sociais do clube

11 – Difundir outros esportes além do futebol

Para conhecer a Política de Responsabilidade Social do CRF, clique aqui.

voltar ao topo

LINHAS DE ATUAÇÃO

A estratégia de Responsabilidade Social do CRF tem na Educação sua Agenda Prioritária e possui outras três linhas de atuação: Inclusão Social e Diversidade; Conservação e Uso Sustentável e Qualidade de Vida.

voltar ao topo

EDUCAÇÃO

Como atua

A Responsabilidade Social do CRF tem na Educação sua Agenda Prioritária e busca apoiar iniciativas que contribuam para uma educação de qualidade para todos. Entende que melhorias na Educação impactam na redução de índices de violência e tornam o país mais justo e com melhor distribuição de renda, já que a Educação está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico e social. Especialmente no caso de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, a Educação representa uma oportunidade para diminuir as desigualdades sociais e romper o círculo de exclusão e pobreza.

Neste sentido, para além do papel do Estado de ter crianças e jovens na escola, está o compromisso da Responsabilidade Social do CRF com o apoio ao Direito à Aprendizagem, entendido este como toda e qualquer oportunidade de conhecer, explorar, expressar, participar, brincar, interagir, dialogar, questionar e refletir sobre temas e assuntos que ponham crianças e jovens como protagonistas de seus processos de educação.

Através de ações, iniciativas, campanhas e projetos, a Responsabilidade Social do CRF busca apoiar a Educação para crianças e jovens, rompendo a barreira da não-aprendizagem e combatendo as desigualdades sociais que implicam na formação cidadã, buscando,sempre que possível,o envolvimento de toda a cadeia produtiva do esporte, patrocinadores e apoiadores, parceiros públicos ou privados.

Os projetos da Agenda de Educação buscam atuar,prioritariamente,com crianças, jovens, famílias e educadores e têm como propósito contribuir para a transformação social,unindo a prática esportiva e a educação socioemocional.

São implementados a partir de uma base metodológica comum e alinhada às premissas e à política de atuação da área de Responsabilidade Social.

Resultados de pesquisas científicas sobre aprendizagem socioemocional e estudos de autores das áreas da Psicologia e da Pedagogia orientam esta base metodológica comum e que está apoiada em quatropilares:

1 - Autoconhecimento;

2 - Autorregulação das emoções;

3 - Prática da empatia;

4 - Prática de habilidades sociais para relacionamentos mais saudáveis dentro de uma visão sistêmica.

A aprendizagem socioemocional é o que complementa a vivência acadêmica e a prática esportiva. Esta soma constitui a educação integral. Atualmente,existem centenas de programas de aprendizagem socioemocional em milhares de escolas e espaços educativos de todo o mundo. Os projetos da Agenda de Educação enxergam o potencial do ensino e da prática destas habilidades e competências e, para tanto, têm a educação socioemocional como premissa.


Projetos:

JOGAREMOS JUNTOS

Com uma metodologia própria, o JOGAREMOS JUNTOS é um projeto de educação através do esporte, baseado nas habilidades socioemocionais. Através dele, crianças e jovens têm a oportunidade de trabalhar o autoconhecimento, a resiliência, a empatia, o foco e outras habilidades que aprendem com os esportes e colocam em prática também para enfrentar e superar os desafios na vida, sejam eles na escola, em família ou com amigos.

Ao todo, o projeto atende 800 crianças em seis comunidades do Rio de Janeiro - Cantagalo Pavão Pavãozinho, Complexo do Alemão, Vila Aliança, Morro do Banco, Santa Cruz e Queimados - com aulas de futebol, judô, basquete, ginástica artística e vôlei. O projeto é incentivado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte e tem a empresa Shell como patrocinadora.

Jogaremos juntos

FUTURO DA NAÇÃO

Tendo a educação como principal linha de trabalho, o FUTURO DA NAÇÃO é um concurso de redação realizado entre escolas da rede pública e projetos sociais, no qual estudantes dos ensinos fundamental e médio são convidados a produzir textos sobre temas diversos, como “Empoderamento Feminino”, “Enfrentamento ao Racismo”, “Valores do Esporte” e “Perspectivas de Vida”. São premiados os seis melhores textos, mas toda a turma participante do concurso é levada para conhecer o Maracanã, através de uma visita guiada com o Educativo do Museu Flamengo.

Os objetivos do FUTURO DA NAÇÃO são:

  1. Desenvolver habilidades de escrita

  2. Estimular o pensamento crítico

  3. Fomentar o engajamento social

  4. Aumentar a autoestima e confiança

  5. Fortalecer a relação escola-comunidade

  6. Incentivar a leitura e o conhecimento

Em dois anos, o FUTURO DA NAÇÃO já recebeu mais de 600 redações, tendo sido implementado em 13 instituições, sendo nove escolas da rede pública e cinco projetos sociais. 

https://www.flamengo.com.br/noticias/institucional/projeto-futuro-da-nacao-leva-criancas--responsaveis-e-professores-ao-maracana

Futuro da nação 1
Futuro da nação 2

Em 2024, o projeto FUTURO DA NAÇÃO ganhou uma exposição no Museu Flamengo,onde 23 trechos das redações campeãs foram expostas ao público. A exposição recebeu a visita das escolas participantes ao longo dos dois anos de existência do projeto.

voltar ao topo


PASSE PERFEITO

Implementado em parceria com o Futebol de Base, o PASSE PERFEITO é uma capacitação focada em educadores de projetos sociais de comunidades, na qual a metodologia “Raça, Amor e Paixão” é transmitida causando um impacto direto em crianças e jovens, com idades entre 6 e 15 anos. Todas as instituições participantes recebem doações de material esportivo (como bolas, cones, escada de circuito, apito etc.) e itens de vestuário esportivo (como camisas, shorts, calças, meiões etc.) para apoio à rotina de aulas.

Mediada pela equipe de Responsabilidade Social, o PASSE PERFEITO possibilita a criação de uma rede de apoio formada pelas instituições sociais participantes das capacitações, na qual educadores têm a oportunidade de refletir, discutir e trocar experiências sobre temas comuns a todos, como inclusão através do esporte, enfrentamento à violência, envolvimento de pais e responsáveis e novas perspectivas para jovens de áreas de risco.

O projeto já capacitou 216 educadores, sendo mais de 8.300 alunos impactados.


VEM LER, VEM LER, VEM LER!

Iniciativa da Responsabilidade Social em parceria com o Educativo do Museu Flamengo. Pelo projeto, o Flamengo visita bibliotecas comunitárias e equipamentos culturais de áreas periféricas, com atividades de contação de histórias, quizzes e doação de livros para crianças e adolescentes, buscando despertar o gosto pela leitura, possibilitar maior contato entre a criança e o livro, bem como contribuir para a transformação de bibliotecas comunitárias em espaços de cultura, aprendizagem e lazer. Através do VEM LER, VEM LER, VEM LER!, o Flamengo cumpre sua missão de impulsionar oportunidades educacionais, promovendo o acesso ao conhecimento e estimulando a criatividade, entendido que melhorias na Educação impactam na redução de índices de violência e contribuem para uma sociedade mais justa ao romper círculos de exclusão e pobreza. 


VOLTA ÀS AULAS, NAÇÃO!

Visando combater a evasão escolar, a ação VOLTA ÀS AULAS, NAÇÃO! tem como objetivo a distribuição de kits de material escolar para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio e EJA – Educação de Jovens e Adultos da rede pública do Rio de Janeiro. O kit de material escolar é composto por mochila, caderno, canetas, lápis, borracha, apontador, régua e copo. O objetivo da ação é incentivar a permanência no ambiente escolar, reforçando que o lugar de criança e adolescente é na escola.

  

FLA COMUNICA

Entendido que o Flamengo é referência também no campo do Marketing e Comunicação, o FLA COMUNICA é uma série de oficinas introdutórias, onde jovens de 15 a 18 anos, oriundos de instituições sociais, aprendem noções básicas sobre fotografia, design, redes sociais, assessoria de imprensa, produção e edição de vídeos, conceitos de jornalismo e publicidade no campo social, entre outros assuntos. O objetivo é ampliar vozes e inspirar novos caminhos profissionais, bem como promover a comunicação em prol de mudanças sociais. Com mediação do time de Responsabilidade Social, as oficinas são conduzidas por profissionais da Comunicação do clube e de agências contratadas. 


DE VIRADA

Com o objetivo de fortalecer o relevante trabalho social desempenhado por instituições do terceiro setor, o projeto DE VIRADA é uma série de cinco oficinas voltadas ao aprimoramento da gestão das organizações. Com aulas on-line ministradas pela equipe do Instituto Phi, líderes de instituições sociais se aprofundaram nos temas:

I - Transparência, Prestação de contas e Governança para o fortalecimento de instituições sociais;

II - Gestão de pessoas e Recursos financeiros;

III - Monitoramento e avaliação de projetos

IV - Fortalecimento de redes

V - Captação de recursos 


INCLUSÃO SOCIAL E DIVERSIDADE

Como atua

Dentro desta linha de trabalho está a abertura de espaços e canais que reconheçam identidades, culturas, etnias, crenças e gêneros, já que a diversidade constitui um passo importante à dignidade humana.

A definição da Inclusão Social como Linha de Trabalho da Política de Responsabilidade Social do CRF se estabelece por entender que a diversidade não pode ser obstáculo, mas sim ponte para comunidades mais seguras, ao gerar o desenvolvimento social e aprendizados importantes para os indivíduos.

Reconhecer a diversidade e considerar a existência do outro, em suas singularidades, é admitir que há outras perspectivas além do padrão dominante. A Inclusão advém, portanto, da interação e é na qualidade das relações que se fortalece, ampliando as possibilidades de cooperação, solucionando conflitos e exterminando a intolerância. Apoia ações, iniciativas, projetos e campanhas que objetivem conscientizar, discutir e contribuir para o respeito à diversidade, promovendo a prática do esporte em contextos vulnerabilizados bem como à valorização das diferentes identidades, culturas, conhecimentos, etnias, crenças e gêneros.

Ações e Projetos:

NAÇÃO NO MARACA

A ação NAÇÃO NO MARACA tem como objetivo disponibilizar espaço em jogos do Flamengo a projetos e instituições parceiras que atuam com grupos de vulnerabilidade social, entendido que um jogo do Flamengo é muito mais que um evento esportivo: é um espetáculo cultural, de intensa socialização, capaz de promover inclusão e momentos de acesso ao lazer. Além das partidas de futebol, a ação também é realizada em outras modalidades esportivas,como o vôlei e o basquete.

Em 2024, a ação NAÇÃO NO MARACA alcançou a marca de 25 milpessoas de contextos socialmente vulneráveis assistindo aos jogos do Flamengo no Maracanã. A ação já levou às partidas do Flamengo povos indígenas, pessoas em situação de rua, refugiados, pessoas em conflito com a lei, pessoas com deficiência, acolhidos de instituições sociais e muitos outros grupos, por vezes invisibilizados pela sociedade, que tiveram a chance de vivenciar a paixão pelo Flamengo e comprovar o impacto transformador que o esporte pode ter na vida das pessoas, reforçando o papel social dos clubes além das quatro linhas.


OMBRO A OMBRO

Aliando capacitação profissional e geração de renda para mulheres brasileiras e refugiadas, o projeto OMBRO A OMBRO propõe uma capacitação profissional em costura. Além da melhoria de vida, o OMBRO A OMBRO colabora para a construção e o fortalecimento da autoestima, empoderamento e autonomia femininas.

Como resultado do projeto, a grande maioria das mulheres participantes do OMBRO A OMBRO já consegue trabalhar formalmente ou empreendendo em atividades relacionadas à costura. O OMBRO A OMBRO é realizado em parceria com a organização Aldeias Infantis SOS e as aulas acontecem três vezes por semana, na sede da instituição, no Itanhangá.


COMBATE AO RACISMO

Sob a liderança dos consultores de diversidade e mestres em Políticas Públicas em Direitos Humanos Ingrid David e Vitor Matos, foi organizado um grupo de estudo formado por colaboradores de diferentes setores do clube como Recursos Humanos, Futebol de Base, Futebol Feminino e Esportes Olímpicos. O objetivo da iniciativa é difundir conhecimento e estabelecer uma voz ativa na promoção da diversidade e desenvolvimento de conteúdos de educação antirracista, a serem trabalhados como agenda prioritária na Responsabilidade Social do Flamengo.

(Incluir 2 fotos, uma do ano passado, outra desse ano)

Ainda na agenda de Combate ao Racismo, a Responsabilidade Social do Flamengo promoveu um debate com a participação dos especialistas no tema: Marcelo Carvalho, diretor do Observatório Racial do Futebol; Katiucha Watuze, diretora do Coletivo Pretaria; e Letícia Gabriela, representante da Frente Antirracismo da CUFA – Central Única das Favelas. O debate, mediado pelo apresentador Emerson Santos, foi exibido pela FlaTV e está disponível através do link:

+https://www.youtube.com/watch?v=TptlJKj6dCk+


BOLSAS SOCIAIS

Em parceria com a Escola de Esportes do Clube, BOLSAS SOCIAIS são concedidas para a prática esportiva de crianças e jovens oriundos de contextos socialmente vulnerabilizados em modalidades como judô, basquete, voleibol, polo aquático, futsal, ginástica artística e nado artístico. O objetivo das BOLSAS SOCIAIS é proporcionar acesso e inclusão social através do esporte.

CONSERVAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL

Reconhecendo que a preservação dos recursos naturais é vital para a sustentabilidade e que o crescimento econômico não deve ocorrer em detrimento do planeta, o Clube de Regatas do Flamengo adota uma abordagem responsável e proativa em relação ao meio ambiente.

Essa linha de trabalho busca promover projetos e iniciativas que estimulem, tanto em seus públicos interno quanto externo, uma reflexão profunda sobre a importância da preservação ambiental, conscientização sobre práticas sustentáveis e as ações climáticas.

Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especificamente os ODS 11, 13 e 15, que tratam de Cidades Sustentáveis, Ação Climática e Vida Terrestre, o Clube de Regatas do Flamengo reforça seu compromisso em contribuir para um futuro mais sustentável e equitativo.

PÉ DE GOL

Ação de Educação Ambiental, pela qual são plantadas 10 mudas de árvores nativas para cada gol do Flamengo marcado nos Campeonatos Brasileiros Masculino e Feminino. O objetivo do Pé de Gol é cooperar com a revitalização e a manutenção da biodiversidade local, sendo certo que os plantios são realizados em áreas de restauração e conservação de espécies, previamente identificadas e escolhidas em conjunto com a Prefeitura e sua Secretaria do Meio Ambiente. Ao todo, já foram plantadas 2.690 árvores em áreas como Parque Estadual Chico Mendes, Parque do Martelo, Canal de Marapendi, dentre outras. Sendo um projeto de educação ambiental, as ações do Pé de Gol ocorrem com a participação de estudantes e professores de escolas da rede pública e projetos sociais. 


RECICLA NAÇÃO

Ação social que destina à reciclagem resíduos sólidos (plástico e papelão) e utiliza todo o recurso financeiro obtido com a distribuição de cestas básicas e alimentos para famílias em situação de extrema vulnerabilidade, utilizando a reciclagem para combater a insegurança alimentar. O Recicla Nação é realizado em parceria com o Instituto Soul Ambiental e em três anos de projeto já foram reciclados 66.677 kg de plástico, causando um impacto direto em mais de 5.000 famílias.


REAPROVEITAMENTO DE ÓLEO

Através da parceria com o Coletivo Óleo no Ponto,que produz a linha de produtos Sabão do Morro, confeccionada por mulheres da Rocinha, o Flamengo funciona como ponto de coleta de óleo de cozinha usado, destinando à reciclagem também o óleo gerado nas cozinhas em funcionamento no clube.

 

Nação Solidária

Ações de apoio comunitário, para atenuar os impactos sociais causados pela pandemia.

Ao longo da pandemia, foram distribuídas:

Cestas básicas – 21.000

Álcool em gel – 200.000

Máscaras – 11.000

Refeições para pessoas em situação de rua – 12.000

Nação Solidária1
Nação Solidária2
Nação Solidária3

Acesso à água tratada para pessoas em vulnerabilidade

Distribuição de kits de acesso à água tratada para centros comunitários e residências de comunidades extremamente vulneráveis e não cobertas pelo sistema de saneamento no Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará e Amapá.

Ação de combate ao racismo e promoção da diversidade

Debate realizado com a participação de militantes do tema “Enfrentamento ao Racismo”: Marcelo Carvalho, diretor do Observatório Racial do Futebol; Katiucha Watuze, diretora do Coletivo Pretaria; Letícia Gabriela, representante da CUFA – Central Única das Favelas. O debate, mediado pelo apresentador Emerson Santos, foi exibido pela FlaTV e está disponível através do link:

Campanha de Combate à Pobreza Menstrual

Segundo a pesquisa “Pobreza menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, realizada em maio de 2021 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio. E mais de quatro milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. Um dos principais problemas causados pela pobreza menstrual é a evasão escolar. Estima-se que uma entre cada cinco jovens perde aula por falta de absorvente.

Com base nisso, o Flamengo e a Responsabilidade Social iniciaram no mês de março/22 uma campanha de combate à pobreza menstrual para arrecadar absorventes descartáveis durante todo o mês de março. Os produtos de higiene íntima foram doados às ONG Absorvendo Amor e à Associação Recomeçar, que trabalham com população socialmente vulnerável.

Combate à Pobreza Menstrual

Campanha SOS Petrópolis

Fortes temporais atingiram a cidade de Petrópolis no mês de fevereiro/22, deixando muitas vítimas. Diante disso, o CRF se colocou como Central de Doações e, em parceria com a organização Ação da Cidadania, a Responsabilidade Social arrecadou cestas básicas, água, roupas e material de limpeza. Atletas, comissão técnica e colaboradores do clube doaram 300 cestas básicas.

Ao todo, foram enviadas cerca de 50 toneladas em doações.

https://www.flamengo.com.br/noticias/institucional/flamengo-envia-cerca-de-seis-toneladas-de-suprimentos-destinados-para-as-vitimas-de-petropolis--em-dois-dias-de-arrecadacao

https://ge.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2022/02/25/em-10-dias-flamengo-ja-enviou-20-toneladas-para-petropolis-atletas-e-comissao-doam-300-cestas-basicas.ghtml

SOS Petrópolis 1
SOS Petrópolis 2
SOS Petrópolis 3
SOS Petrópolis 4

Km Solidário

Na partida realizada em 20/03/2022, o Flamengo se uniu com o aplicativo Km Solidário e, para cada quilômetro percorrido pelos atletas em campo, foram doados R$50,00 para a ONG Gerando Falcōes, que trabalha com desenvolvimento social em favelas do Brasil.

Resultado:
Km percorridos: 104,6 km
Valor doado: R$ 5.230,00

https://www.flamengo.com.br/noticias/institucional/flamengo-e-aplicativo-km-solidario-se-unem-para-acao-na-semifinal-do-carioca

SOS Petrópolis 1

voltar ao topo

CONSERVAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL

Como atua

Considerando que a preservação dos recursos naturais é essencial ao avanço da sustentabilidade e que o crescimento dos negócios não deve ocorrer em detrimento do planeta, esta linha de trabalho busca promover e apoiar ações, campanhas, projetos e iniciativas que estimulem, junto aos seus públicos interno e externo, a reflexão sobre a preservação do meio ambiente, bem como conscientizem sobre práticas sustentáveis relacionadas ao uso de energia, água, papel, plástico, transporte dentre outros aspectos, cuja conscientização pode contribuir para a redução do desperdício e melhorias de ecoeficiência.

Recicla Nação

Projeto de educação ambiental, que alia sustentabilidade ao combate à fome, encaminhando resíduos sólidos (plástico e papelão) para recicladoras e destinando toda a renda obtida ao custeio de refeições para pessoas em situação de rua atendidas pela Gastromotiva, organização social que trabalha com reaproveitamento de alimentos, qualificação em gastronomia e distribuição de refeições para pessoas em vulnerabilidade social.

Já foram coletadas mais de 8 toneladas de resíduos sólidos. Esse montante permitiu custear aproximadamente 1500 refeições para pessoas em situação de rua.

Pé de Gol

Projeto de educação ambiental, que realiza o plantio de 10 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica a cada gol do Flamengo no campeonato Brasileiro.

O projeto tem por objetivo contribuir para a recuperação ambiental e manter a biodiversidade de áreas degradadas.

No Campeonato Brasileiro 2021, foram plantadas 690 árvores nas margens do Canal de Marapendi, Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, área afetada pela degradação e poluição hídrica.

O Pé de Gol é realizado em parceria com o Aplicativo Km Solidário e a empresa UltraCoffee, contando com a participação de voluntários e crianças de projetos sociais parceiros no plantio das mudas.

voltar ao topo

QUALIDADE DE VIDA

Como atua

Muito além da saúde física, o entendimento de Qualidade de Vida abrange o equilíbrio dos estados psicológico e emocional do indivíduo para o alcance da saúde e do bem-estar. Neste contexto, a presente linha de trabalho busca promover e apoiar ações, campanhas, projetos e iniciativas que estimulem, junto aos seus públicos interno e externo, o bem-estar, o auto-cuidado, a saúde, a prática de atividades físicas e o combate a doenças.

Campanhas e ações

Sangue Rubro Negro

Parceria com o Hemorio para incentivo à doação de sangue com postos de coleta montados no próprio Clube. Atletas e demais colaboradores tem a oportunidade de doar sangue e colaborar para que mais vidas sejam salvas.

Sangue Rubro Negro1
Sangue Rubro Negro2
Sangue Rubro Negro3
Sangue Rubro Negro4

Time do Sorriso

Projeto de educação com foco em saúde bucal, realizado em parceria com a Orthopride, pelo qual uma equipe de dentistas vai às comunidades, para prestar assistência sobre saúde bucal junto às crianças e adolescentes de 05 a 13 anos.

De maneira lúdica e interativa, falam de saúde bucal e realizam a escovação. Ao fim, são distribuídos kits com escova e creme dental aos participantes.

Em 2021, o Time do Sorriso visitou 3 (três) projetos sociais, atendendo um total de aproximadamente 180 (cento e oitenta) crianças.

Time do Sorriso1
Time do Sorriso2
Time do Sorriso3
Time do Sorriso4

voltar ao topo

PARCERIAS

Quer ser parceiro da Responsabilidade Social em ações, campanhas, projetos ou iniciativas de cunho social? Fale conosco!

responsabilidadesocial@flamengo.com.br


Quer apoiar, mas não sabe como?


Sangue Rubro-negro: Procure o Hemorio ou o Banco de sangue da sua cidade e faça uma doação.

Recicla Nação: Descarte tampinhas (de garrafa pet) e copinhos nos coletores espalhados pelo CRF e ajude alimentar pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social.

Parceria óleo no ponto: Descarte óleo de cozinha usado no ponto de coleta instalado no estacionamento da sede do clube. 

Cabelo, Amor & Paixão: Doação de mechas de cabelo (com, no mínimo, 20cm de comprimento) em favor da ONG Fios de Luz, que confecciona perucas para distribuição a pacientes em tratamento de câncer, através do endereço: Rua Belarmino Giarola, 27 - Bairro: Céu Azul - Belo Horizonte - MG - Cep: 31.580-300

Campanha do Agasalho: No mês de junho, as Embaixadas e Consulados do Flamengo arrecadam cobertores, casacos e roupas de frio para pessoas em situação de vulnerabilidade. Procure a Embaixada mais próxima da sua cidade e saiba como participar.


Deseja fazer doações?


Apoie o trabalho das nossas instituições parceiras: 

CUFA - Central Única das Favelas: https://cufa.org.br/doar/

Fraternidade Sem Fronteiras: Fraternidade sem Fronteiras

Ação da Cidadania: www.acaodacidadania.org.br/formas-de-doar

Aldeias Infantis SOS: https://doe.aldeiasinfantis.org.br/amigoSOS/people/new

Jogaremos juntos Jogaremos juntos
Lei de Incentivo ao Esporte Lei de Incentivo ao Esporte