Notícias

Os atletas rubro-negros nos Jogos da Juventude

Gabriel Ferreira, Sophia Py e Luiz Altamir são os representantes do Flamengo na delegação brasileira

Por - em
O Flamengo terá três representantes nas Olimpíadas da Juventude de Nanquim, que acontece do dia 16 ao dia 28 de agosto. Gabriel Ferreira, do basquete 3x3, Sophia Py, do remo, e Luiz Altamir, da natação, todos com 18 anos, serão os rubro-negros da delegação brasileira de jovens talentos do esporte. No caminho até Rio-2016, esta competição será um grande preparatório para os atletas que são o futuro olímpico do país.

Luiz Altamir, que disputa a prova de 200m livre, participa com a equipe de natação e atletismo de um período de aclimatação em Tóquio, a partir desta quarta-feira (06.08) até o dia 12 de agosto. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) proporcionará a viagem aos atletas visando a adaptação ao fuso horário e ao clima asiático. Altamir conta que as primeiras braçadas foram ainda bebê.

"Quando eu tinha um mês de vida, minha mãe me colocou dentro de uma piscina. Ela é professora de natação e enfermeira, foi ela quem me ensinou a nadar. Pratiquei o esporte a vida toda. Com nove anos, entrei para a equipe. Com 13, ganhei meu primeiro Brasileiro. Tenho treinando bem e quero continuar nessa pegada até os Jogos Olímpicos da Juventude para, depois, conseguir índice para o Mundial Adulto de piscina curta no fim do ano", contou Altamir.

Sophia Py, remadora do Single-Skiff, se prepara na Alemanha antes de seguir para Nanquim. A jovem atleta vem aparecendo como grande revelação da modalidade no Clube, seja em regatas estaduais ou campeonatos internacionais, como quando conquistou o bronze no Sul-Americano Junior. Com a também rubro-negra Fabiana Beltrame como exemplo, Sophia sonha em ir para os Jogos Olímpicos.

"Sou bem dedicada, levo o treino a sério, acima de tudo. Quero ir para os Jogos Olímpicos", sonha a atleta, que começou no remo por incentivo do pai. "Eu tinha 13 anos e meu pai, que já tinha remado, disse que eu e minhas três irmãs iríamos gostar. Nós quatro entramos, só eu continuei", revela.

Gabriel Jonathan Ferreira já mostrou que tem estrela. Campeão da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) e campeão Carioca Sub-17 no basquete tradicional e no basquete 3x3 campeão estadual do Rio de Janeiro e campeão Regional Sudeste, o garoto que começou na escolinha do Flamengo sonha em um dia jogar na Liga Americana.

"Foi tarde meu início, com 14 para 15 anos. Todo mundo falava que eu tinha que jogar, por causa da minha altura, aí fui fazer um teste no Flamengo. Não fui logo para a equipe, fiquei na escolinha, mas alguns meses depois me chamaram para a equipe não saí mais. No ano passado, comecei a jogar também basquete 3x3. Sou muito determinado. Quero chegar à profissional e à Seleção Brasileira. E, quem sabe, jogar na NBA".

A rubro-negra Rebeca Andrade, que com apenas 15 anos se firma como uma das maiores promessas da ginástica artística nacional, também estava relacionada para o Time Brasil dos Jogos da Juventude, mas uma lesão no dedinho do pé tirou a atleta do evento.