FlaRemo conquista o título geral e paralímpico do Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos
Com 10 ouros e 23 medalhas no total, Rubro-Negro brilha na Raia da USP e reafirma hegemonia no remo nacional
Por Paulo Neto - em
O Flamengo segue dominante nas águas do Brasil. Entre os dias 8 e 13 de abril, a equipe rubro-negra disputou o Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos, realizado na tradicional Raia da USP, em São Paulo, e saiu com os troféus de campeão geral e campeão paralímpico da competição. Ao todo, foram conquistadas 10 medalhas de ouro, 7 de prata e 6 de bronze, totalizando 23 pódios em diferentes categorias — do sub19 ao absoluto, incluindo o paralímpico.
A edição deste ano marca uma novidade em relação ao formato anterior. Em 2024, os Campeonatos Brasileiros de Barcos Curtos e Longos eram unificados. Em 2025, a Confederação Brasileira de Remo separou os torneios: os barcos curtos foram disputados agora, em abril, enquanto os barcos longos serão definidos no fim da temporada. O Flamengo foi o campeão geral da edição unificada do ano passado e, agora, inicia a nova fase com mais um título expressivo.
Para Ronald Carvalho, presidente do Comitê de Remo do Flamengo, o desempenho foi motivo de comemoração, mas também serviu como alerta para a necessidade de reforço nas categorias de base.
"Esse final de semana tivemos um Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos e fomos campeões com uma diferença muito grande. Foram dez vitórias para o Flamengo, três para o Corinthians, que ficou em segundo, e duas para o Botafogo. Então é para comemorar mesmo, toda vitória é para comemorar. Mas também expôs algumas categorias que estão fracas. As categorias de base, a gente tem que trabalhar um pouco mais em cima disso", avaliou.
De olho no Campeonato Brasileiro de Barcos Longos, que acontece no fim do ano, Ronald destacou que o trabalho com os jovens atletas será intensificado. Segundo ele, os primeiros meses da nova gestão já trouxeram avanços significativos e a expectativa é que os resultados também se reflitam no cenário internacional.
“Vimos dois campeonatos importantes — o campeonato estadual, que a gente não ganhava a primeira regata da maneira que ganhou há muito tempo. Também foi uma disparidade de nove vitórias para o Flamengo a duas, a uma dos adversários. São só três meses de gestão. Então a gente pretende melhorar muito ainda. Mas foi uma vitória espetacular.”
RESULTADOS:
🥇 OUROS
Jennifer Almeida – 1x sub23 fem
Arthur Aguiar – 1x sub23 masc
Ana Júlia Ferreira e Maria do Carmo – 2- sub23 fem
Kaiky Siqueira e Miguel Marques – 2- sub23 masc
Isabelle Falck – 1x aberto fem
Evaldo Mathias – 1x aberto masc
Michel Pessanha – 1x PR2 masc (paralímpico)
Lara Pizarro – 1x aberto fem
Breno Robert – 1x aberto masc
Fabio Moreira e Devidson Pereira – 2- masc aberto
🥈 PRATAS
Ana Caroline Freire – 1x sub19 fem
Pedro Correa – 1x sub19 masc
Daniel Araujo e Daniel Pereira – 2- sub19 masc
Anna Clara Duarte – 1x sub23 PL fem
Lara Pizarro – 1x sub23 fem
Jennifer Almeida – 1x aberto fem
Valdeni Junior e Salvador Aguiar – 2- PR2 masc (paralímpico)
🥉 BRONZES
Joice Emily – 1x aberto fem
Piedro Xavier – 1x aberto masc
Gabriel Oliveira e Iago Costa – 2- PL masc aberto
Alexandre Agipito – 1x aberto masc
Gabriel Campos e David Farias – 2- masc aberto
Fabianny Soares e Nicolle Batista - 2 - Sub-19 fem