De volta ao Rio de Janeiro, Milena Vianna avalia temporada na Europa
Remadora disputou quatro competições em menos de dois meses
Por Helena Petry - em
“Nas duas últimas etapas da Copa do Mundo achei que fui muito bem, estava competindo com as mais rápidas na categoria Adulto e a cada prova me superava. Foi uma boa preparação para o Mundial, onde fiz boas provas e melhorei dez posições do ano passado para cá, o que me motiva a treinar mais e buscar a medalha nos próximos dois anos de Sub-23”, analisou a remadora.
Milena embarcou para a Europa no dia 17 de junho, chegando na cidade de Linz, na Áustria, para a disputa da segunda etapa da Copa do Mundo de Remo, onde ficou com a 12ª colocação no Single Skiff, ótimo resultado para a jovem atleta competindo na categoria acima. Em seguida, a rubro-negra participou da Holland Beker Regatta, em Amsterdam. No tradicional torneio holandês, Milena conquistou a medalha de prata Sub-23 e terminou em 8º no Sênior.

Entre 13 e 15 de julho, a terceira corrida da Copa do Mundo foi realizada em Luzern, na Suíça. Na época, a rubro-negra afirmou ao Site Oficial que era a competição mais importante do ano, quando a maioria dos atletas compete. Foram 22 remadoras no Single Skiff e Milena terminou a prova na 16ª colocação, sendo a competidora mais bem colocada de sua categoria. Dez dias depois, já na Polônia, a remadora estreou no último torneio: O Campeonato Mundial Sub-23.
Na competição mais visada da base, acompanhada pelo treinador Leonardo Côrtes, Milena Vianna conquistou o nono lugar ao terminar a prova em 8:21.210, excelente resultado para a grande promessa brasileira. Foram nove posições alcançadas em apenas um ano. Em 2017, a atleta havia ficado com a 18ª colocação.
“Me motiva a querer muito mais e a cada competição me supero. Vi que, treinando da maneira correta, tenho grandes chances de estar entre as mais rápidas do mundo em poucos anos”, afirmou. “Nas Copas do Mundo, o objetivo era ficar entre as 18 primeiras e consegui cumprir nas duas etapas. No mundial, era ficar entre as 10”.

De volta ao Brasil, a rubro-negra se prepara para o próximo desafio, o Campeonato Estadual de Remo. No dia 19 de agosto, Milena entra em ação na Lagoa Rodrigo de Freitas, competindo na prova do barco Four Skiff. Há também a possibilidade de ir ao Mundial Sênior em setembro, na Bulgária, novamente novo no Single Skiff e, em dezembro, ela disputa o Pré Pan, campeonato que definirá os barcos do Pan Americano de 2019.
As equipes de remo do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – Estácio, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.