"Foi um recomeço": Após abrirem mão do sonho olímpico, Evaldo e Piedro levam ouro no Sul-Americano
Dupla rubro-negra estava à beira dos Jogos de Paris 2024, quando escolheram ajudar ao invés de competir
Por Paulo Neto - emO Flamengo trouxe ótimos resultados do Sul-Americano de Remo, com um total de 18 pódios, sendo sete ouros, três pratas e oito bronzes. Entre os vencedores, dois atletas rubro-negros levaram mais do que a medalha para casa: Evaldo Becker e Piedro Tuchtenhagen sagraram-se vencedores na prova do Double Skiff Peso Leve (LM2X), um ano após uma decisão que os afastou da chance de disputar os Jogos Olímpicos de Paris, quando escolheram ajudar ao invés de competir.
Em 2024, Evaldo (do Flamengo) e Piedro (atual atleta do Flamengo, no GNU à época) estiveram muito próximos da classificação no Pré-Olímpico disputado no Rio de Janeiro. A dupla tinha a oportunidade de buscar a vaga em um novo torneio classificatório, na Suíça. No entanto, às vésperas da competição, fortes chuvas devastaram o Rio Grande do Sul, estado natal dos dois atletas. Diante da tragédia, eles tomaram uma decisão difícil: abriram mão do sonho olímpico para prestar ajuda humanitária aos afetados pelas enchentes.
Os atletas usaram barcos para ajudar pessoas que ficaram presas em casa pelas enchentes, depois ambos atuaram como voluntários em centros que receberam desabrigados. O gesto nobre gerou reconhecimento em todo o país, incluindo homenagens do Flamengo. Evaldo, inclusive, recebeu o Prêmio Walter D'Agostino, concedido anualmente a atletas que se destacam por suas ações de impacto social e engajamento comunitário.
Agora, um ano depois, os remadores foram campeões Sul-Americanos, na mesma prova em que haviam ficado à beira da classificação olímpica.
"Desde que cheguei no Flamengo, a gente vem fazendo um trabalho sério. Nos últimos anos, estamos colhendo os frutos desse trabalho. Vencemos a prova do Double Peso Leve, que a gente bateu na trave na Olimpíada. Foi um recomeço. Muito importante pra gente, pra nossa carreira. Fiquei muito feliz e vamos seguir pros próximos objetivos", celebrou Evaldo.
Piedro também destacou o simbolismo da conquista: "Foi uma decisão muito difícil abrir mão do pré-olímpico, mas era algo que precisávamos fazer. Passa muito pela cabeça tudo que a gente viveu. Enfrentamos tantas adversidades e passar por um processo difícil para chegar à competição e vencer foi muito gratificante. Me senti honrando o meu estado e o povo que sofreu tanto com a enchente".
Resultados
Rubro-negros também se destacam no Pré-Pan Americano
Além dos resultados no Sul-Americano, o Flamengo também teve um desempenho expressivo no Pré-Pan Americano, competição júnior classificatória para o Pan-Americano de Assunção, no Paraguai, que será realizado no final deste ano.
Resultados
Lara Pizarro, que disputou seu segundo Pré-Pan, também celebrou: "Foi muito legal participar das provas. O barco que a gente mais treinou foi o Double, então ganhar essa prova teve um gosto muito especial. O Chile tinha um barco muito forte e vencer essa disputa foi incrível. Agora, seguimos focadas para o Pan-Americano, com certeza grandes coisas estão por vir", finalizou.