Criadas na Gávea, Illana Pinheiro e Samantha Rezende são destaques do polo aquático nos últimos anos
Após se despedir das piscinas em 2018, Illana será a técnica da equipe Sub-14 do Rubro-Negro
Por Rômulo Paranhos - emO polo aquático feminino do Flamengo está crescendo cada vez mais e conquistando resultados expressivos. Além disso, com o excelente trabalho realizado nas categorias de base do clube, mais atletas de qualidade acabam reforçando a equipe principal do Rubro-Negro e, consequentemente, novos talentos surgem para a modalidade. No encontro de diferentes gerações formadas na Gávea, Illana Pinheiro e Samantha Rezende atuaram no mesmo time até 2018 e fizeram sucesso nas piscinas por onde passaram, conquistando muitos títulos para o Mais Querido, além de prêmios individuais por performance.
Artilheira, seleção do campeonato e MVP: Illana foi destaque nas últimas edições da Liga Nacional nos três quesitos, além de conquistar o título pelo Fla. Após 16 anos defendendo as cores do clube, a rubro-negra fez sua despedida das piscinas no final do ano passado e agora, como treinadora, terá o desafio de comandar as equipes de base do Flamengo e continuar o trabalho de revelar novas promessas para o esporte.
“Na verdade, desde o meio do ano passado, eu vinha nesse processo de parar de jogar, mas acabei voltando atrás e atuando nas duas últimas partidas da Liga Nacional para ajudar a equipe em mais um título. A partir de agora, como técnica, espero obter os melhores resultados possíveis. Vou iniciar os trabalhos com a equipe Sub-14, que ficou em segundo lugar no último Campeonato Brasileiro da categoria, e as expectativas para esta temporada são bastante positivas. Espero poder passar para essas meninas um pouco do que aprendi durante todos esses anos como jogadora”, disse Illana Pinheiro.
Outra rubro-negra que vem obtendo bastante destaque é Samantha Rezende. Na última temporada, a atleta foi eleita a melhor jogadora da Liga Nacional e contribuiu para a equipe levantar mais um troféu do torneio. A menina da Gávea falou sobre a conquista do prêmio e projetou o que espera da atual temporada.
“Foi uma honra ter sido escolhida a melhor jogadora da Liga. O campeonato foi incrível, dei o meu melhor e consegui ajudar o time a conquistar o bicampeonato. Minha expectativa para este ano é muito boa, quero treinar bastante para ganhar muito mais títulos para o Flamengo e, consequentemente, continuar sendo convocada para a Seleção Brasileira”, disse Samantha.
Atualmente, a jogadora do Rubro-Negro está treinando com a equipe nacional para a disputa da Copa UANA de Polo Aquático 2019, que será realizada entre os dias 21 e 26 de janeiro, em São Paulo.
As equipes de polo aquático do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.