Marketing rubro-negro: 22 meses de gestão da Chapa Fla Campeão do Mundo
Por Comunicação - Site Oficial do Clube - emPrezado rubro-negro,
O Departamento de
Marketing assumiu em Janeiro/13 com a missão de transformar o Mais
Querido em um dos cinco maiores clubes do mundo. Para tanto, o único
caminho possível era o da profissionalização, com a implantação de
governança corporativa e contratação de executivos de mercado com metas e
objetivos definidos.E foi o que fizemos.
Optamos por dois pilares básicos: o resgate da credibilidade do clube, com o cumprimento de todos os compromissos assumidos (contratos assinados, dívidas contraídas, etc.) e o crescimento acelerado de receitas,
para que se pudesse gerar recursos imediatos para investimentos no
futebol, esportes olímpicos e na sede social. Dessa forma,temos
funcionado prioritariamente com enfoque comercial.
Usamos
o prestígio e credibilidade pessoal de todos os integrantes do Conselho
Diretor e do corpo executivo do clube. Fizemos um planejamento
detalhado para a busca persistente por parceiros que estivessem
dispostos a aportar recursos financeiros acreditando na marca Flamengo e
na nova gestão.
Estabelecemos como prioridade
os projetos de marketing que gerassem o máximo de receita recorrente,
de forma rápida e sem qualquer tipo de investimento ou risco de capital.
Recebemos várias ideias e sugestões de ações por parte de sócios,
parceiros e torcedores e demos seguimento somente naquelas que se
enquadravam nas três premissas, embora dando apoio às ideias e projetos
que não gerassem custo e investimento de tempo.
Abaixo listamos alguns dos resultados conquistados com muito trabalho duro e seriedade ao longo desses 22 meses:
Início do trabalho
Encontramos o seguinte legado de 2012:
- Total de R$ 212 MM/ano, concentrada em direitos de TV (mais de 54%).
- O clube não tinha patrocinador master desde 2010
- Não havia nenhuma receita de sócio-torcedor, ao contrário de outros clubes brasileiros
- Bilheteria :R$ 12MM/ano..
- Nenhuma receita com lojas oficiais.
- Alta inadimplência de recebimentos de contratos de produtos licenciados.
- Clube não tinha CNDs
- Custo de financiamento da ordem de 260% do CDI
- Clube não tinha credibilidade e baixo reconhecimento do mercado
Realizações 2013-2014
A
retomada rubro-negra exigiu foco, metas agressivas e muito trabalho. As
realizações ajudaram a equilibrar as receitas e fortalecer o Mais
Querido. Confira todos os produtos e resultados alcançados:
Reconhecimento do mercado: redução
do custo de captação de 260% do CDI para menos de 160% do CDI. O
trabalho tornou possível a conquista do prêmio de transparência da Pluri
e o reconhecimento de profissionais do mercado em pesquisa feita pelo
site Teoria dos Jogos, onde o Flamengo deu um salto das últimas posições
para a terceira no quesito credibilidade institucional.
Baixo custo: os objetivos foram realizados com um custo anual do departamento abaixo de R$ 1,5MM.
Sócio-torcedor: O Programa Nação Rubro-Negra já
é um dos maiores do Brasil com mais de 58 mil sócio torcedores e o
maior crescimento da história dos esportes de todo o mundo em apenas um
ano. Tornou-se a segunda maior receita de patrocínio do clube,
levantando mais de R$50 MM no período. Projetamos cerca de R$40 MM de
receita em 2015. É um programa gerador de receita recorrente com uma
série de alicerces sólidos como, por exemplo:
a) Conveniência e desconto na compra de ingressos
b) Acesso à rede de descontos do Movimento pelo Futebol Melhor
c) Participar de experiências com o mais querido
d) Rede de descontos exclusiva (com lojas como walmart, mabe e centauro).
e) Acesso a conteúdos exclusivos.
f) Torcedores já podem converter pontos Multiplus em mensalidades do programa.
Como meta no longo prazo para o programa, está o case do Benfica. O clube português consegue converter 4% de sua torcida em sócios-torcedores. Se o Flamengo chegar ao mesmo percentual, terá cerca de um milhão e seiscentos mil associados, gerando a receita equivalente a de um clube europeu.
No curto e médio prazo, temos projetos
em fase de desenvolvimento. A visão é sempre criar novas plataformas de
relacionamento com a torcida, em novos canais de vendas e recebimento.
Bilheteria: Em
2013/14 alcançamos R$ 87MM. Projetamos cerca de R$50MM para 2015. Ou
seja, a maior receita de bilheteria entre clubes brasileiros. Na final
da última Copa do Brasil, o Mais Querido vendeu 100% dos ingressos de
forma online, tornando possível também que todos os estados da federação
brasileira estivessem representados no Maracanã.Um a verdadeira festa
da democracia rubro negra!
Há também um desafio
de melhorar nossas margens líquidas de bilheteria para chegarmos mais
próximos aos clubes que competem conosco. Temos cerca de 40% de margem
líquida enquanto clubes como o Cruzeiro chegam a ter 75%!!
O
aumento de arrecadação é resultado de uma maior eficiência na
precificação dos jogos, além da presença do sócio-torcedor com maior
conveniência na compra e utilização de outras praças atrativas para o
Flamengo.
Patrocinadores: Em 2015
devemos triplicar as receitas em relação a 2012, chegando a cerca de
R$120MM, com o uniforme mais bem remunerado do Brasil. Hoje, o Manto
Sagrado vale mais de R$80MM/ano. As receitas de patrocínio cresceram de
cerca de R$40milhões em 2012 para cerca de R$70MM em 2013 e mais de
R$90MM em 2014.
Desde meados de 2013, o clube
voltou a contar com patrocínio master, o que não acontecia desde 2010.
No mesmo período, outros clubes da série A do Brasileiro, inclusive em
São Paulo, vem tendo dificuldades na captação o que, mais uma vez,
qualifica o trabalho.
A equipe também
conseguiu captar um volume considerável de recursos incentivados,
garantindo apoio aos esportes olímpicos e alguns novos patrocínios em
menor escala com entrega em propriedades digitais. É um caminho inovador
que pode abrir novas receitas para o clube no futuro.
Lojas: No
início de 2013, o Flamengo não obtinha receita com lojas oficiais.
Geramos mais de R$2 MM de receita em 2013, cerca de R$3 MM em 2014 e
esperamos chegar a R$4 milhões em 2015. Após extenso trabalho, criamos
um modelo de relação comercial entre o clube e lojas. Hoje, temos mais
de 50 lojas oficiais espalhadas pelo Brasil.Contratamos uma empresa para
impulsionar a expansão, gerenciar o relacionamento dos lojistas com
fornecedores e cuidar de todo treinamento e suporte aos lojistas.
A
marca "Nação Rubro-Negra" já chega a vinte praças e queremos ter 300
lojas até o final de 2017. O projeto será uma importante ferramenta de
crescimento do programa Sócio-Torcedor e de vendas da adidas e de
produtos oficiais licenciados. Recentemente, abrimos a primeira loja
oficial de clube de futebol em aeroportos brasileiros: no Aeroporto
Santos Dumont, um dos maiores fluxo do pais com mais de oito milhões de
passageiros circulando em seus corredores por ano.
Licenciamento: Conseguimos
crescimento de receitas reduzindo a inadimplência dos parceiros e
melhorando os controles de cobrança. Houve aumento da receita anual de
R$3MM para R$5MM. No momento, procuramos estreitar e tornar mais
eficiente as relações com os principais licenciados e com a ajuda da
adidas, atacar segmentos que hoje não são abastecidos.
No
geral,tivemos um salto de arrecadação anual projetado de cerca de
R$150MM,mas os recursos disponíveis para investimentos ainda são
escassos.
Vamos pagar em 2015 estes R$150 MM apenas para
cobrir pendências do passado,como parcelamentos de impostos, acordos,
penhoras e dívidas;
O custo anual de manter o clube e todas as suas atividades levarão outros R$150MM.
E por fim,manter-se em dia com as obrigações legais,trabalhistas,etc. custarão outros R$ 50MM.
Fica
claro que,independentemente das vendas de jogadores,já somos em apenas 2
anos a maior arrecadação do Brasil entre os clubes de futebol.
Infelizmente,como
temos um altíssimo custo anual para "pagar o passado e custear o
presente" (em 2015,R$ 350MM/ano),o desafio de crescimento acelerado de
receitas continua a nossa frente.Persistimos focados na busca de
projetos que atendam aos pilares de geração de receita de forma
rápida,recorrente e de baixo custo....
Por isto
não temos implementado tantas "ideias" que nos tem sido
encaminhadas,todas "ações que o Marketing do Flamengo não prioriza...".
Reconhecemos
que não divulgamos adequadamente tudo o que construímos,e por
isto,pedimos desculpas.Falhamos em comunicar mas jamais em
realizar.Pensamos que os fatos acima mencionados corroboram o que aqui
afirmamos.
E por fim,outra boa notícia: estamos
perto do necessário equilíbrio para garantirmos um clube forte em todas
as áreas,principalmente no futebol. As bases estão lançadas ,serão
fortalecidas e expandidas.
2015 será ainda
melhor para os verdadeiros rubro negros,aqueles que acreditam em nossa
máxima de campanha: "Tudo pelo Flamengo,nada do Flamengo"!
Desde já muito obrigado pela seu apoio e atenção,
SRN,
Luiz Eduardo Baptista & Equipe