Notícias

Isso aqui é Flamengo!

Clube lança comercial com novo posicionamento

Por - em
Isso aqui é Flamengo! Esta frase – e tudo o que ela representa para o torcedor rubro-negro – é o ponto de partida do conceito que o Flamengo vai usar na sua comunicação daqui para frente. Este novo pensamento foi definido após um longo trabalho de branding, de construção de marca, desenvolvido pela agência de publicidade NBS, parceira do clube. Conceito que já pode ser visto nas redes sociais do clube, nas entrevistas dos jogadores e membros da diretoria e até no enorme mosaico que abriu a estreia do clube na Taça Libertadores, na semana passada, no Maracanã. E que, agora, vai ganhar vida no novo comercial que o Flamengo lança nesta quarta-feira, voltado para o programa de Sócio-Torcedor do clube. Um manifesto que começa com a geração de 81 e suas conquistas; passa pela mística do Manto Sagrado; coloca o maior ídolo do clube, Zico, de terno e gravata; enaltece a força da torcida; e fecha convocando todos os rubro-negros para entrarem nesse novo momento, entrando para o programa de Sócio Torcedor.

- Não dá para explicar o que é Flamengo. É preciso viver, é preciso sentir, para então (tentar) entender. O posicionamento que a NBS criou em conjunto com a gente brinca com isso, de forma intensa, apaixonada. "Isso aqui é Flamengo", porque só Flamengo é Flamengo. E o filme traz essa intensidade, de forma bem diferente de tudo que já fizemos no passado. É forte, como o Flamengo pretende ser em tudo que disputar esse ano. É forte porque conta com a nação, porque conta com um time unido e com raça, porque conta com o apoio de seus sócio-torcedores, que tem o orgulho de fazer o Flamengo cada vez mais competitivo e mais forte - explica Daniel Orlean, vice-presidente de Marketing do clube.

Para aumentar ainda mais essa identificação da torcida com o filme, a agência colocou a versão de internet com exatos 81 segundos, uma referência clara ao título mundial conquistado pelo clube em 1981. E para a locução escolheu o rubro-negro Marcelo D2.

- Este é o primeiro conteúdo que criamos para o posicionamento "Isto aqui é Flamengo!". É uma maneira de levar para a comunicação do clube o sentimento que todo rubro-negro tem em relação ao Flamengo e ao que o Flamengo representa em sua vida. É uma mistura de orgulho, autoconfiança e expectativa sempre alta, e nesta mistura está concentrada a força mítica e gigantesca da Nação Rubro-Negra. Acreditamos que este trabalho vai falar com o coração de quem tem o vermelho e o preto correndo nas veias – comemora André Lima, Vice-Presidente de Criação da agência NBS. 

O filme foi produzido pela Stink Films, que tem sede em São Paulo, mas uma dupla de diretores, conhecidos como Salsa, que têm o coração rubro-negro. O carioca Guto Azevedo chega a comparar a paixão pelas cores rubro-negras com uma religião, com santos, crenças, ritos e cultos próprios.

- É esse poder sobrenatural de feitos impossíveis que esse filme aborda. Trata-se de uma justa homenagem e uma convocação ao verdadeiro responsável por esse mito por trás do nome Flamengo: cada torcedor dessa imensa Nação – explica Guto;

- Isso aqui é Flamengo é um mantra invocado por 40 milhões de brasileiros. Uma frase que dispensa explicações. Todo rubro-negro tem orgulho de bater no peito e repetir essas quatro palavras quando confrontados com alguma adversidade – completa Diego Claudino.

Veja aqui o filme: https://youtu.be/ePyjwNWsrDI