A partir da tarde desta sexta-feira (13), os usuários do Twitter que Tweetarem com as hashtags #Flamengo, #OMantoEhMeu e #SouFlamengoSouMaior verão um Twitter emoji especial da camisa do clube. A ação acontece como marca da estreia do time no Campeonato Brasileiro de 2016 e é apenas uma de muitas integrações que serão realizadas pelo clube na plataforma durante o ano. O emoji é parte da comemoração dos 100 anos do manto, que acontece em junho.
Os torcedores do Flamengo (@Flamengo) que usarem a hashtag #OMantoEhMeu no Twitter ainda receberão um Tweet com a imagem da nova camisa do uniforme do clube, com o nome do usuário no lugar do nome do jogador na camisa.
"A parceria do Flamengo com o Twitter representa bem a relação do time com sua torcida. A camisa é considerada pela torcida como um manto e os torcedores são como o 12º jogador do time. O clube foi perspicaz em escolher a camisa 12 como símbolo de seu emoji personalizado - é a primeira vez que um time de futebol toma essa iniciativa no mundo. O Flamengo também tem se destacado em ações e conteúdos interessantes no Twitter e conta até com um apelido para a torcida na plataforma: #FlaTT", diz Luan Knaya, diretor de esportes do Twitter Brasil.
Para aproximar ainda mais a torcida apaixonada do clube, a parceria também busca aumentar a produção de conteúdo em vídeo na plataforma e de transmissões ao vivo por Periscope dos bastidores. Os jogadores e atletas olímpicos do Flamengo participarão de seminários do Twitter sobre as melhores práticas e o melhor uso da plataforma, além de sessões sobre o comportamento e rendimento dos atletas no ambiente digital. Para celebrar a parceria, o Flamengo terá a imagem do Larry, passarinho símbolo do Twitter, estampada nas costas do uniforme já na partida inaugural do Brasileirão, contra o Sport Recife.
"É muito importante que uma plataforma tão presente na vida dos rubros-negros tenha se rendido ao poder da nossa torcida. Presente, atuante e imbatível quando apoia o time, a já apelidada "FlaTT" vai colocar o clube onde merece estar: no topo. Além disso, o Manto Sagrado é um símbolo fortíssimo que une time e torcida. Por isso, nada mais natural que o Flamengo se tornar o primeiro clube do mundo a oferecer a ilustração da camisa ao seu torcedor", diz Antonio Tabet, vice-presidente de comunicação do Flamengo.