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Entrevista: José Rodrigo Sabino, VP de Marketing do Flamengo

Exclusivo para o Site Oficial, Sabino esclarece pontos de extremo interesse aos 40 milhões de torcedores rubro-negros

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Contrato de televisão, patrocínios e Programa Sócio-Torcedor. Temas recorrentes nas rodas de conversas rubro-negras. Quanto o Flamengo vai ganhar? E o "Nação Rubro-Negra"? Onde estão os patrocinadores? Para esclarecer todas essas questões, o Site Oficial do Flamengo conversou com José Rodrigo Sabino, vice-presidente de Marketing do clube, que projeta o Mais Querido cada vez mais forte e desmistifica pontos importantes para a gestão. Confira abaixo.

Como foi conduzida a negociação do novo contrato de televisão?

O Flamengo é sem dúvida a maior torcida do Brasil, verdadeiramente o único clube nacional. Obviamente, os nossos parceiros, em especial a TV Globo, entendem e sabem o poder que o Flamengo tem. Em todas as nossas discussões com a Globo, desde o ano passado, isso sempre foi colocado pelos dois lados. O Flamengo tem que ser reconhecido pela relevância e importância que ele tem dentro e fora do Brasil. Todas as condições do contrato consideraram essa questão.

Os valores são confidencias, mas qual a relevância do contrato para o Flamengo?

É muito importante. O contrato firmado até 2024 dá ao Flamengo a predominância e o domínio nos contratos de TV pelo período. Isso é fundamental, pois nos dá tranquilidade e garantia que o Flamengo seguirá na ponta. É uma espécie de seguro, que nos possibilita trabalhar com mais tranquilidade em outras fontes de receita. Nos clubes de fora, patrocínio e merchandising têm uma relevância de 40, 50% do faturamento. Esperamos direcionar os esforços para alcançar esse patamar.

Por que a Globo?

Primeiro ponto: não recebemos uma proposta completa (TV aberta + fechada + pay per view) de nenhum outro parceiro. Para alguns clubes é um modelo interessante, para o Flamengo só faria sentido se fosse o pacote completo. Se uma emissora vai explorar só uma das frentes, você desequilibra as outras. A Globo tem interesse em distribuir melhor os jogos em todos os formatos e isso é um equilíbrio que quem tem todas as cartas na mesa consegue. Além disso, conhecemos a força da Globo para geração de demanda para os produtos, e o principal produto no futebol é o Flamengo. Isso dá uma visibilidade muito grande. 

A questão dos serviços de streaming chamou a atenção. O Flamengo tomou essa precaução de olho na expansão da tecnologia?

A tecnologia muda muito rápido. Como é um contrato longo, a ideia é garantir que uma eventual comercialização seja rentável e a Globo entende que esse modelo irá acontecer, afinal já existe na NFL, por exemplo. Na medida em que tivermos infraestrutura será natural uma exposição dos jogos num canal de venda direta, sem uma operadora. Como o contrato já foi acertado agora, em qualquer negociação no futuro nesse sentido, o Flamengo terá um percentual interessante. 

Os direitos são válidos apenas para o Campeonato Brasileiro. Como ficam os direitos de outras competições?

O modelo negociado permite vender outros produtos, como o Estadual e a Copa da Primeira Liga, que será um produto muito interessante. O Flamengo está na mesa pronto para negociar. Com relação à Copa do Brasil, a negociação é feita pela CBF, assim como no caso da Libertadores em que é feita pela Conmebol. Participando das competições existe um acréscimo de receita e o Flamengo sempre será protagonista nas negociações possíveis.

O clube receberá um pagamento de luvas pelo novo contrato. Como esse dinheiro será aplicado?

O Flamengo tem uma posição muito mais confortável do que tinha antigamente, mas existem situações pendentes do passado. Um percentual das luvas precisará ser destinado ao abatimento de impostos e penhoras, mas obviamente outra parte do valor será investida. O CT é nossa prioridade e esse ano vamos terminar o módulo profissional. O planejamento é de até 2018 terminar o módulo da base. Há um casamento de fluxo de caixa e a receita será bem distribuída. Tenho certeza que o Conselho Diretor e o Conselho de Administração tomarão a melhor decisão para o Flamengo.

No momento, o Flamengo conta apenas com a Caixa na camisa de jogo. Como estão as negociações de patrocínio?

Essa é uma busca incansável desde a metade do ano passado, já conversamos com muitas empresas. Mas a situação econômica do país dificultou tudo, principalmente no futebol. Apesar de o Flamengo ter reconquistado a credibilidade do mercado, ele está numa bolha que envolve toda a situação. Estamos muito bem encaminhados em uma série de negociações e trabalhando em várias frentes para captação de recursos que equilibram as receitas. O tempo nos pressiona, mas a prioridade número um é colocar dinheiro nos cofres do clube. 

Como é trabalhar o Sócio-Torcedor em um momento delicado como esse ano de 2016 (sem o Maracanã e estádios no Rio de Janeiro)?

São alguns grandes pilares no plano de sócio-torcedor para alcançar o sucesso. No caso do Flamengo, o primeiro é o torcedor que quer apoiar o clube de alguma maneira. Isso é importantíssimo. Em relação ao estádio, ingresso é o ponto em que estamos mais fragilizados. Estamos num quadrimestre que não pudemos dar desconto para o sócio, pois a Federação não permite. Nós não contávamos com o fechamento do Maracanã antes do bimestre maio/junho. Isso afetou também. 

Mas em contrapartida, isso permite crescer fora do Rio de Janeiro? E a parte de descontos e benefícios?

Claro, essa adesão é muito importante, muitas cidades receberam ou receberão o Flamengo em 2016. Já a questão dos benefícios e rede de descontos é um grande atrativo, pois quem aproveita recebe descontos que "pagam" o plano. Além disso, as experiências possíveis para o sócio-torcedor são muito interessantes. Sete mil sócios-torcedores já participaram dessas ações e isso dá muita credibilidade ao programa. Participar do Match Day, receber novos contratados, conversar com o treinador... isso é muito importante. 

Outra ativação muito importante é o Muro da Nação. Ter um Tijolinho dentro do CT é um privilégio que o Rubro-Negro tem. Vale a pena. 

Gostaria de reforçar que o programa do sócio-torcedor do Flamengo é o maior patrocinador que o clube tem. E isso está sendo muito bem utilizado.

Mesmo com as dificuldades, o Flamengo tem mais de 57 mil sócios ativos e adimplentes. Como avalia esse resultado?

Isso é uma demonstração de quanto o rubro-negro é leal ao clube. É um momento difícil e a torcida segue apoiando. As comparações, infelizmente, incomodam, pois muito se fala. Mas qual é o objetivo? Cadastro por cadastro, o Flamengo tem quase 1 milhão de torcedores em sua base - aliás, vale muito o torcedor se cadastrar no Censo Rubro-Negro.

Poderíamos colocar esses números no sócio-torcedor (os cadastrados têm acesso aos benefícios do Movimento por um Futebol Melhor). A maioria dos que tem números maiores que os nossos utilizam critérios que não usamos: inadimplentes, crianças, dependentes. Nossos números são reais. Analisando o faturamento líquido, a importância e a relevância do plano para o Flamengo é muito superior à maioria. Nosso programa é muito importante para o clube e vale reforçar que a participação da torcida é fundamental. Com a performance em campo, que todos esperamos, seremos imbatíveis.

Você pode trazer reforços para o Mengão e fazer parte de cada gol rubro-negro: clique aqui e seja sócio-torcedor!

Para encerrar, os Comitês Olímpicos Britânicos e Norte-Americano utilizarão a Gávea durante a Rio-2016. Quais são os benefícios para o clube?

O benefício mais óbvio é para o clube como formador de atletas. A partir do momento em que você tem os Comitês Olímpicos Britânico e Norte-Americano dentro do Flamengo, já existe um intercâmbio de experiências, um legado de equipamentos, e o valor disso é inestimável, espetacular. Temos uma série de ginásios e equipamentos, reformados com o dinheiro desses comitês, que deixarão um legado físico e de conhecimento. Hoje, o Flamengo é o único clube de futebol verdadeiramente olímpico, pois tem um grande número de modalidades com sucesso e potencial de vitórias. Além disso, a visibilidade que o clube terá com esses atletas aqui, aumenta o conhecimento e o reconhecimento do Flamengo. Treinar na Gávea, ao lado da Lagoa, embaixo do Cristo, é muito atrativo, além de toda a estrutura oferecida. Para nós é um orgulho receber duas das delegações mais importantes do mundo.