Notícias

Doe seu sangue rubro-negro e participe da Folia Solidária

O Flamengo apoia a campanha do HEMORIO pela vida dos cariocas no carnaval; veja se você está apto para a doação

Por - em
No dia 2 de fevereiro, próxima terça-feira, o HEMORIO, Centro de Excelência em Hematologia e Hemoterapia do Rio de Janeiro, promove a campanha Folia Solidária, para conscientizar a população da importância de doar sangue. Neste dia, das 10h às 15h, haverá um posto de coleta na sede da Fundação CEPERJ, na Avenida Carlos Peixoto, 54, em frente ao Shooping Rio Sul, em Botafogo.

A participação de todos os cariocas aptos a doar é fundamental, já que, historicamente, o carnaval é o período do ano em que os bancos de sangue da cidade estão praticamente vazios - e quando os estoques do HEMORIO mais precisam de abastecimento, devido ao alto número de acidentes.

O Flamengo apoia esta causa e convoca a Nação para fazer a diferença, desta vez fora das arquibancadas. Em 15 minutos, você doa 450ml de sangue e salva quatro vidas. Doe seu sangue rubro-negro: ele vale muito. Acesse o site do HEMORIO para mais informações www.hemorio.rj.gov.br ou ligue para o Disque Sangue: 0800 282 0708.
 
Veja se você está apto a doar:

REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE

- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional);
- Estar bem de saúde;
- Ter entre 16 e 68 anos (incompletos) – jovens com 16 e 17 anos podem doar apenas com autorização dos pais e / ou responsáveis legais.  O modelo de autorização pode ser adquirido no site do Hemorio;
- Pesar no mínimo 50kg;
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;
 
ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE

- Febre - acima de 37°C;
- Gripe ou resfriado;
- Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana);
- Amamentação (até 1 ano após o parto);
- Uso de alguns medicamentos;
- Anemia;
- Cirurgias;
- Extração dentária há 72 horas;
- Tatuagem: 1 ano sem doar;
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
- Transfusão de sangue: impedimento por 1 ano.