Cielo e revezamento 4x100m livre garantem o ouro
Com três ouros, duas pratas e um bronze, Flamengo retorna ao terceiro lugar na classificação geral do Finkel
Por Assessoria de Imprensa - emFaltando apenas um dia para o término do 40º Troféu José Finkel de Natação, o Clube de Regatas do Flamengo conquistou resultados importantes que o levaram de volta ao terceiro lugar na classificação geral do campeonato, que segue até domingo no Parque Aquático do Minas Tênis, em Belo Horizonte (MG). Somente hoje, o Rubro-Negro garantiu dois ouros, duas pratas e um bronze. Com os resultados, o Flamengo ultrapassou o Corinthians e voltou a ocupar o terceiro lugar, com 1.239 pontos. Minas (2.012,50) e Pinheiros (1.455) permanecem na liderança. O Corinthians está em quarto, com 1.140 pontos.
\As primeiras medalhas, um ouro e uma prata, vieram pelas mãos de Cesar Cielo e João de Lucca, respectivamente, com 49s06 e 49s74, na final dos 100m livre. Para surpresa de todos, Nicholas Santos não fez uma boa prova e terminou em quarto lugar ao fazer 50s50.
\"Aqui, é claro que o aspecto psicológico não é tão pesado quanto na competição internacional. Rola no automático. É claro que é difícil porque a perna pesa. Mas a diferença para quem está motivado pode ser boa. O João de Lucca foi uma surpresa para todo mundo. Mas momentos de estalo como esse fazem o cara ser vice-campeão brasileiro. Como aconteceu comigo na medalha de bronze, em Pequim. São momentos de estalo que podem diferenciar e tornar especial", disse Cielo.
\"Eu me motivo nadar ao lado de Cielo e do Nicholas, que eu já admirava quando comecei a nadar. Sempre via ele e o Cielo também como ídolo, hoje são espelhos. Sinto uma 'inveja' boa, que me estimula e me empurra. Ver 49 segundos no placar foi muito bom", completou João.
\Em seguida foi a vez de Mireia Belmonte e Joanna Maranhão, que repetiram o feito na final dos 200m medley. A espanhola foi a mais rápida e assegurou o ouro (2m15s89), enquanto Joanna Maranhão, recordista sul-americana na prova, fez o segundo melhor tempo e subiu ao pódio com a medalha de prata (2m18s07).
\Sob o comando do campeão Cesar Cielo, o revezamento 4x100m livre masculino brilhou e garantiu o primeiro lugar com o tempo 3m19s46. O quarteto foi formado por João de Lucca, Cesar Cielo, Nicholas Santos e Thiago Sickert, que teve a responsabilidade de manter a liderança ao fechar a prova.
\"O fato de os 100m livre ser no início do programa comprometeu um pouco a qualidade da prova. Nadei os 50m borboleta um pouco mais relaxado, pela classificação. Bom, para o 4x100m sempre tem uma adrenalina extra. É bom nadar o revezamento. Bom, numa maratona dessas... precisei de muita concentração para não errar nada, para não chegar relaxado no bloco. É nessa hora que a parte psicológica conta muito. Fisicamente, me preocupei muito com a recuperação, principalmente entre as provas. Para o Nicholas pesou os 100m naquela hora, depois foi bem no revezamento. É duro estar ligado em todas as provas", comentou Cielo.
\O revezamento feminino também fez bonito e subiu ao pódio após conquistar o terceiro lugar, com Joanna Maranhão, Carolina Athayde, Monique Ferreira e Giuliana Gigliotti. Com o tempo de 3m50s59, as rubro-negras ficaram atrás das equipes do Pinheiros (3m47s09) e do Minas (3m47s51), respectivamente.
\Nas semifinais dos 50m borboleta masculino, Cielo nadou abaixo dos 24 segundos (23s90) e garantiu classificação na final de amanhã com o melhor tempo. Nicholas Santos (24s39) e Pedro Domingos (24s45) também passaram com louvor para a final. Na versão feminina da prova, Carolina Athayde ficou como a primeira reserva ao fazer o percurso em 28s39.
\Leonardo de Deus fez o melhor tempo da série semifinal nos 100m costas (56s54), o terceiro melhor no geral, e assegurou presença na final desse domingo. Pedro Franceschi e Yuri Garanito são os reservas. No feminino, Thatiane Quirino, com 1m05s87, também garantiu presença na decisão dos 100m costas.
\Na final dos 200m medley, André Schultz ficou em quinto lugar, com 2m04s46. Henrique Barbosa foi outro rubro-negro que não subiu ao pódio nesse sábado. Ele ficou em quinto lugar na final dos 50m peito, com o tempo de 28s64.