Notícias

Cesar Cielo faz o melhor tempo nas eliminatórias dos 100m livre

Sete atletas rubro-negros disputarão medalhas no primeiro dia de finais

Por - em
No primeiro dia de competição da etapa carioca da Copa do Mundo de Natação em Piscina Curta (de 25 metros), que está sendo disputada no Complexo Maria Lenk, no Rio de Janeiro, os nadadores do Clube de Regatas do Flamengo fizeram bonito. Sete atletas se classificaram para as finais de seus respectivos estilos, que acontecem neste sábado. A competição prossegue até domingo, quando serão realizadas as últimas finais. A Copa do Mundo e o Troféu José Finkel servem como seletivas para o Mundial em Piscina Curta de Dubai, de 15 a 19 de dezembro.

Nas eliminatórias dos 100 metros livre, as duas estrelas do clube carimbaram o passaporte para a final, que será disputada neste sábado, pela manhã. Cesar Cielo venceu sua série e ainda marcou o melhor tempo entre os oito classificados, anotando 47s29. Nicholas Santos marcou  48s39 ficando com a quinta colocação. O outro rubro-negro que participou das eliminatórias, Thiago Sickert terminou na 12º posição com 49s15.

"Foi bom apesar do frio. Espero que amanhã esteja um pouquinho mais quente para que consiga baixar o tempo e nadar com mais facilidade. Mas é isso ai, o que é ruim pra um é ruim pra todos. Vamos esperar e ver o que pode acontecer", disse Cielo, esperando baixar seu melhor tempo na prova que é de 47s13.

Nicholas Santos que fez o segundo melhor tempo da série se mostrou satisfeito com seu desempenho.

 "Foi um tempo bom para uma eliminatória, mas decidi optar por não nadar a final. Fiz o tempo apenas para o revezamento. Meu foco nesta competição é os 50m borboleta", completou Nicholas.

Nas eliminatórias dos 50m peito Henrique Barbosa venceu sua série e terminou em segundo na classificação com o tempo de 27s07. Ele também fez bonito nos 200 metros peito marcando 2m07s90, terceiro melhor tempo na eliminatória.

"Gosto muito de nadar em casa ainda mais agora que nado pelo Flamengo, tem uma motivação a mais. Quero ver a torcida aqui torcendo pela gente. Vou batalhar para conseguir os melhores tempos e conquistar as medalhas", garantiu Henrique.

Nos 100 metros borboleta para mulheres, Carolina Athayde marcou o sexto tempo (1m00s57) e está na final.  Nos 200m borboleta masculino Frederico Castro também se garantiu na final com o quinto melhor tempo – 1m58s64.

Nas eliminatórias dos 200m livre, Monique Ferreira e Izabela Fortini terminaram em 10º e 17º respectivamente e não se classificaram às finais. Mas Izabela pôde festejar porque marcou o segundo melhor tempo nas eliminatórias dos 800 metros livre, com o tempo de 9m15s22.

Nos 100m medley, Thiago Sickert fez o sexto melhor tempo (55s76) e também brigará por medalhas.

Na última eliminatória do dia, os 50m borboleta, o Flamengo não contou com Cesar Cielo, que sentiu uma fisgada na perna esquerda.

"Quando ele saiu da água ele me disse que sentiu uma fisgada na coxa esquerda e preferiu se poupar para nadar ainda melhor os 100m livre a final de amanhã. Nada de grave, apenas precaução", disse o técnico Marco Veiga.

Ainda assim, o clube da Gávea colocou dois nadadores da final. Nicholas Santos fez o terceiro melhor tempo ( 23s28) e Frederico Castro, o quarto com 24s17.