"É a competição que abre portas”: Stephan Steverink destaca a importância do Maria Lenk
Principal torneio da natação brasileira será disputado no Parque Aquático Fadel Fadel, na sede do Flamengo, entre os dias 21 e 26 de abril
Por Leonardo Pimenta - emEntre os dias 21 e 26 de abril, o Parque Aquático Fadel Fadel, na sede do Flamengo, na Gávea, será palco da principal competição da natação brasileira: o Campeonato Maria Lenk. O torneio reúne os melhores nadadores do país e desempenha um papel fundamental no calendário nacional, servindo como seletiva para importantes compromissos internacionais da temporada, como o Campeonato Mundial, o Pan-Americano, o Pan-Júnior, o Mundial Júnior e os torneios sul-americanos.
Atleta do Flamengo e destaque da nova geração da natação nacional, Stephan Steverink reforça o peso da competição.
“A importância do Campeonato Maria Lenk é que ele é o maior campeonato brasileiro que a gente tem no ano. Ele é geralmente a competição onde a gente consegue se classificar para campeonatos internacionais. Então essa é a competição brasileira mais importante, que abre portas para as competições mais importantes mundialmente falando.”
O torneio também marca um momento especial para os atletas rubro-negros, que competem em casa, em uma piscina que conhecem como poucas.
“Competir em casa, eu particularmente acho isso muito bom, porque eu conheço a piscina como a palma da minha mão, eu treino nela todo dia, sei tudo o que acontece”, conta Stephan. “É aqui que está o meu time, o meu clube. É uma pressão maior, mas eu levo para o lado bom. Você tem mais visibilidade, é na sua casa, então tem até mais torcida. E isso eu acho muito legal para a competição.”
Em fase final de preparação, os atletas do Flamengo também passaram um período de treinos e competições nos Estados Unidos, uma das grandes potências da natação mundial.
“Essa preparação foi ótima porque a gente não só nadou com os melhores do mundo, como com as melhores estruturas também. Esse tipo de competitividade a gente não alcança muito no Brasil. Isso serve como motivação e como preparação para coisas maiores”, completa Stephan.
Com entrada gratuita para o público, o Maria Lenk promete grandes disputas. É a elite da natação brasileira em ação – e o Flamengo como protagonista dentro da própria casa.
Cronograma de provas:
As equipes de natação do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores Estácio e Instituto YDUQS – via Lei Federal de Incentivo ao Esporte/Secretaria Especial do Esporte (SEESP), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.