Rafaela Silva busca medalha no Mundial de Tashkent
Campeã olímpica entra no tatame neste sábado (8)
Por Roberta Pinto - emA campeã olímpica Rafaela Silva estreia neste sábado em seu 11o Campeonato Mundial. A rubro-negra coleciona vitórias ao longo da carreira e vai em busca da sua quarta medalha em Mundiais. A competição acontece em Tashkent, no Uzbequistão.
As preliminares começam às 2h da manhã e as disputas por medalhas serão às 9h, no horário de Brasília.
“É o meu primeiro mundial representando a Nação. São 42 meninas na minha categoria e só chega quem está muito bem preparado. É uma competição de altíssimo nível e minha categoria é muito disputada. Todo mundo quer uma medalha em Mundial porque te deixa muito mais perto de uma vaga olímpica” contou.
Neste ano, a “Braba” conquistou quatro medalhas internacionais. Em janeiro, foi campeã do Grand Prix de Almada. Em abril, foi bronze no Campeonato Pan-Americano de Lima. Em junho, já valendo pela corrida olímpica, foi bronze no Grand Slam de Tbilisi e prata em Budapeste. O objetivo agora é trazer uma medalha para o Mengão.
“Estou bem focada e com expectativas boas para trazer esta medalha para o Flamengo. Fui para o treinamento de campo com a Seleção, na França, e consegui treinar muito bem. Então chego bem confiante para esse Campeonato Mundial”, projeta Rafaela que hoje ocupa a nona colocação no ranking mundial.
Rafaela é única brasileira que possui os títulos de campeã olímpica e mundial. Em 2011, foi prata, e, em 2013, foi ouro no Rio de Janeiro, diante de um Maracanãzinho lotado. A medalha de ouro olímpica veio nos Jogos Rio 2016.