Notícias

"O campeão voltou"

Convocado na véspera, João Gabriel conquista a medalha de ouro no Grand Slam de Judô

Por - em
João Gabriel Schlittler, o peso-pesado do Flamengo, voltou ao seu melhor estilo e ao lugar mais alto do pódio ao conquistar a medalha de ouro no Grand Slam de Judô, na noite desse domingo (19.06), no Maracanãzinho. O rubro-negro, que chegou à final da categoria acima dos 100kg após uma luta dura contra o atleta da Polônia, derrotou o também brasileiro Daniel Hernandes, que ficou com a prata. Até a véspera da competição o judoca não estava relacionado para disputar o Grand Slam, mas o Brasil teve sorte quando a convocação foi feita durante o treinamento da seleção brasileira, na última sexta-feira (17.06).

Digna de final de uma competição de altíssimo nível - uma das etapas do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô e que conta ponto no ranking olímpico -, a luta entre os brasileiros foi acirrada e cheia de emoção, uma vez que ambos disputam a mesma vaga na seleção brasileira que irá para Londres, em 2012.

João Gabriel, que veio de vitória na semifinal, começou mais ofensivo e impondo seu ritmo de luta. O placar ficou empatado após os dois judocas sofrerem advertências, mas Hernandes levou mais uma punição e colocou o rubro-negro novamente em vantagem. Schlittler administrou o restante do confronto até zerar o cronômetro.

Na semifinal, João Gabriel encarou o polonês Janusz Wojnarowicz, o dobro de seu tamanho, o que tornou o confronto lento e dificultou a movimentação do rubro-negro. A luta seguiu para o "golden score" (prorrogação), onde o adversário acabou se machucando durante a tentativa de um golpe e João Gabriel acabou levando a melhor e seguindo direto para a final.