Notícias

Judoca rubro-negra Rafaela Silva é bicampeã mundial pela Seleção Brasileira

Depois de dois anos sem competir, atleta conquista o mundo pela segunda vez na carreira em virada emocionante

Por - em

Rafaela Silva com a medalha de ouro (Foto: Acervo pessoal)

A gigante Rafaela Silva é bicampeã mundial! Depois de dois anos sem competir, a judoca rubro-negra deu a volta por cima, recontou sua história e conquistou o mundo pela segunda vez na carreira.  Com uma trajetória impecável, ela conquistou cinco vitórias em cinco lutas, no Campeonato Mundial de Tashkent, no Uzbequistão. Na decisão, na manhã deste sábado (8), ela derrotou a japonesa Haruka Funakubo com um lindo waza-ari. 


A campeã olímpica, 10ª colocada no ranking mundial, entrou na segunda rodada da competição. A primeira adversária foi a atleta local  Nilufar Ermaganbetova. Rafa venceu com um rápido ippon. Na sequência, a rubro-negra teve a búlgara Ivelina Ilieva pela frente, que deu um pouco mais de trabalho, mas a rubro-negra venceu novamente por ippon.


Nas quartas, encontrou a ucraniana Daria Bilodid, bicampeã mundial e medalhista de bronze em Tóquio-2020. Numa luta muito disputada, Rafaela se classificou para a semifinal, depois de a adversária receber punições. Na disputa pela vaga ma decisão, Rafa foi contundente: precisou  de apenas 24 segundos para aplicar um ippon sobre a líder do ranking mundial, a israelense Timna Nelson Levy.


Na final contra Funakubo, Rafaela mostrou ainda mais superação. Ela teve que sair de uma imobilização, que quase lhe custou a vitória. A japonesa conseguiu controlar a brasileira por nove segundos, mas a pontuação só começa a valer com dez. Rafaela, mesmo com o braço direito preso, conseguiu virar o jogo. Restando apenas 30 segundos, a Braba conseguiu um lindo waza-ari e assumiu a liderança do placar da luta. Depois, só controlou o combate até o fim, para a explosão de alegria na comemoração do título. 




Rafaela é única brasileira que possui os títulos de campeã olímpica e mundial. Em 2011, foi prata, e, em 2013, foi ouro no Rio de Janeiro, diante de um Maracanãzinho lotado. A medalha de ouro olímpica veio na Rio-2016. Em 2019, Rafa ficou com o bronze em Tóquio.


Campanha de Rafaela Silva no Mundial

1ª rodada - Nilufar Ermaganbetova (UZB) - Ippon

Oitavas de final - Ivelina Ilieva (BUL) - Ippon no golden score

Quartas de final - Daria Bilodid (UCR) - Ippon

Semifinal - Timna Nelson-Levy (ISR) - Ippon

Final - Haruka Funakubo (JPN) - Waza-ari