Notícias

João Gabriel Schlittler mais perto da vaga olímpica

Judoca do Flamengo sobe para a 21ª colocação no ranking mundial

Por - em

Após sofrer três cirurgias que o afastaram dos tatames por 18 meses, João Gabriel Schlittler, prata da casa, vem mostrando que está de volta a sua melhor forma física. Recentemente, Schlittler conquistou duas medalhas que lhe renderam uma colocação mais favorável no ranking mundial e olímpico. Segundo o critério de classificação da Federação Internacional de Judô (FIJ), disputam as Olimpíadas os 22 atletas mais bem colocados no ranking masculino e as 14 da lista feminina. Apenas um atleta por país, em cada um dos 14 pesos olímpicos, competirá em Londres.

\

No início do ano, João Gabriel estava ocupando o 101º lugar no ranking. Com a conquista da medalha de ouro no Grand Slam do Rio de Janeiro, em junho, o rubro-negro saltou para a 25ª colocação, o que tornou real a chance de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

\

Nas duas finais em que esteve presente (Grand Slam e Copa do Mundo de El Salvador, respectivamente), João Gabriel enfrentou um antigo conhecido da categoria acima dos 100kg, o judoca Daniel Hernandes, do Esporte Clube Pinheiros. No primeiro confronto, o rubro-negro levou a melhor e venceu o adversário em uma luta emocionante. Já no segundo, Schlittler foi superado por Hernandes, que o venceu por ippon (pontuação máxima). Com a medalha de prata, o judoca do Flamengo subiu para o 21º lugar.

\

Para se garantir no processo olímpico, João Gabriel precisa continuar a pontuar no ranking. Em Copas do Mundo, a medalha de ouro vale 100 pontos, a prata 60 e o bronze 40. Até o momento, dois outros judocas da categoria peso-pesado estão à frente de Schlittler – Daniel Hernandes, em 11º, e Rafael Silva, em 13º.