O Comitê Paraolímpico Brasileiro divulgou, nesta quinta-feira (12/6), a relação oficial de 142 atletas que irão representar o Brasil nos Jogos Paraolímpicos de Pequim 2008. Ao todo serão 187 nomes convocados para 14 modalidades.
Foram anunciados os atletas de bocha, ciclismo, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, hipismo, atletismo, judô, natação, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro e vela. Nos Jogos Paraolímpicos de Sydney, em 2000, o Brasil competiu em nove modalidades paraolímpicas. Em Atenas foram 13.
O Comitê Paraolímpico Brasileiro está otimista em relação à expectativa de medalhas nos Jogos, que deve ter um aumento sobre o número conquistado na última Paraolimpíada. O Brasil terminou os Jogos Paraolímpicos de Atenas na 14ª posição geral no ranking de medalhas, melhorando 10 posições em relação a Sidney.
Um dos nomes que obteve destaque nos Jogos Parapan-americanos Rio 2007 foi o da judoca Karla Cardoso, do C.R.Flamengo. A rubro-negra, representante da categoria de peso até 48kg, conquistou a medalha de ouro após derrotar uma americana, uma brasileira e uma cubana para se sagrar campeã da categoria B-3 (atletas de baixa visão).
Segundo Carlos Alberto Monteiro de Farias, o Betão, Karla tem todas as condições de repetir o feito e conquistar o título de campeã paraolímpica em Pequim. - “A Karla é uma menina séria, disciplinada e que gosta de treinar. Além de tudo, tem a garra e a coragem necessárias para vencer as adversárias”.