Projeto ‘Pé de Gol’ planta 470 árvores em área degradada na Zona da Mata de Minas Gerais
Ação promovida pelo CRF, com o apoio da ONG Onda Solidária, cria o “Bosque do Flamengo”
Por Camila Nascimento - emEm uma área degradada, com solo empobrecido onde por muitos anos foi utilizada como pasto, o Flamengo realizou na última segunda-feira (30) o plantio de 470 árvores, com o apoio de jovens e voluntários da ONG Onda Solidária, do município de Santana do Deserto, em Minas Gerais. A ação faz parte do Pé de Gol, projeto de educação ambiental do Departamento de Responsabilidade Social do CRF, pelo qual 10 mudas de espécies nativas são plantadas para cada gol do Flamengo no Campeonato Brasileiro – Futebol Masculino e Feminino.
Ao todo, o Mengão marcou 87 gols na temporada 2022 e, um primeiro plantio, somando 400 árvores, já havia sido realizado no Parque do Martelo em setembro do ano passado, quando o clube contabilizava 40 gols.
“Essa área precisava mesmo de uma intervenção humana para possibilitar uma regeneração mais próxima da natural possível, seguindo uma sucessão ecológica das espécies. Com sombreamento e poleiros artificiais ocorrerá aqui um reflorestamento natural. O ser humano precisa entender que não estamos isolados do meio ambiente. E, não há forma melhor de aprender do que na prática, botando a mão na terra, olhando para as espécies e percebendo a função de cada uma. Ações como essa propõem aos jovens uma vivência nova, uma maior socialização e consciência ambiental”, afirmou Natani de Oliveira dos Santos, gestora ambiental que conduziu a ação de plantio com os jovens da ONG Onda Solidária.
Com o plantio das árvores, será criado o “Bosque do Flamengo”, um espaço arborizado, de relaxamento, convivência e contato com a natureza para os locais. Vale destacar, por fim, que em dois anos de existência, o “Pé de Gol” já promoveu o plantio de 1.660 espécies nativas em área de degradação ambiental, cooperando com a revitalização e a manutenção da biodiversidade local.