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Nação no Maraca supera marca de 3 mil atendimentos e levará indígenas e refugiados ao jogo, domingo

Projeto irá disponibilizar ingressos para instituições parceiras em todos os jogos de futebol do clube no estádio no Campeonato Brasileiro 2023

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Flamengo é povo, acolhimento e cultura. Por entender o clube desta forma, o Departamento de Responsabilidade Social e Cidadania do Rubro-Negro trabalha incansavelmente em projetos e ações que coloquem o Mais Querido como agente de mudança e transformação. O projeto Nação no Maraca é um dos pilares deste trabalho e denota o avanço dos esforços do departamento.


No Campeonato Brasileiro deste ano, a ação vai acontecer em todos os jogos do Rubro-Negro no estádio do Maracanã. Neste domingo (16), na partida contra o Coritiba, estreia do Flamengo nesta edição do Brasileirão, o Nação no Maraca levará 300 pessoas ao Templo Sagrado. Entre diversas instituições sociais, um dos grupos será composto por indígenas de uma aldeia Guarani, de Maricá, chamada Mata Verde Bonita. Eles assistirão ao jogo no setor Sul mas, antes, serão levados pela equipe de Responsabilidade Social do clube para conhecer o gramado. Além dos indígenas, outro grupo será formado por cerca de 30 migrantes e refugiados de países como Congo, na África, e Venezuela, na América do Sul, além de vítimas de trabalho escravo e de tráfico de pessoas que são assistidas pelo Governo do Estado do Rio, em parceria do departamento de Responsabilidade Social do Flamengo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.


O Nação no Maraca tem como objetivo disponibilizar espaço em jogos do Flamengo a projetos e instituições parceiras que atuam com grupos de vulnerabilidade social. Em 2022, foram 1700 ingressos, que atenderam a organizações de reinserção social, estudantes da rede pública, assistidos de projetos sociais, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, entre outros. Foram 50 instituições atendidas no ano passado.


“Aqui na Responsabilidade Social, nós temos o "Nação no Maraca" como uma ação integrante da agenda de Inclusão Social, que propõe a democratização do espaço e momentos inesquecíveis para grupos socialmente vulnerabilizados - alguns, muitas vezes, invisibilizados. A cada partida que realizamos esta ação, é muito gratificante ver o pessoal sempre muito emocionado por estar ali, quase sempre, pela primeira vez, vivendo um sonho inesquecível”, disse Ricardo Campelo, vice-presidente da pasta.


O sucesso é inegável e, em 2023, o número já foi praticamente igualado em apenas três meses: foram 1.697 entradas de 11 jogos disponibilizadas para o projeto até o final de março, em parceria com 34 organizações diferentes. A próxima edição já está prevista para 16 de abril, na estreia do Flamengo no Campeonato Brasileiro, contra o Coritiba. 300 ingressos já estão reservados para seis instituições parceiras.


O clube entende que um jogo do Flamengo é mais do que apenas um evento esportivo: é um espetáculo cultural, de intensa socialização. O Nação no Maraca promove a democratização do espaço e proporciona momentos de acesso ao lazer.