Flamengo realiza evento para homenagear medalhistas olímpicos de Paris-2024
Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Flavia Saraiva, Lorrane Oliveira, Isaquias Queiroz e Rafaela Silva marcaram presença na Gávea
Por Rômulo Paranhos - emA manhã desta quarta-feira (14) foi de celebrações no Flamengo. Isso porque os atletas rubro-negros medalhistas nas Olimpíadas de Paris-2024, foram homenageados no evento “Os orgulhos de duas Nações", realizado no ginásio Hélio Maurício, na sede da Gávea. As ginastas Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Flavia Saraiva e Lorrane Oliveira, o canoísta Isaquias Queiroz e a judoca Rafaela Silva estiveram presentes para receber as homenagens, posaram para fotos e atenderam à imprensa.
O evento contou com cerca de 800 pessoas, incluindo torcedores, atletas de diversas modalidades, dirigentes e do presidente Rodolfo Landim. Convidados ilustres, como os irmãos Daniele e Diego Hypolito, também prestigiaram os medalhistas olímpicos do Mengão.
Os cantores MC Rebecca e Léo Jaime comandaram a festa no ginásio. Os seis atletas receberam das mãos do presidente Rodolfo Landim placas personalizadas, com as imagens das medalhas conquistadas em Paris. O mandatário rubro-negro discursou para os medalhistas olímpicos.
“Vibramos demais com vocês. A virada no bronze da ginástica, o golpe da Rafaela e a arrancada do Isaquias têm a marca rubro-negra. Torcemos todos os dias. Temos diante de nós a maior medalhista olímpica da história do Brasil e o segundo maior medalhista também”, afirmou Landim.
Jade Barbosa, atleta mais experiente e com mais tempo de clube - desde 1997 - entre os medalhistas rubro-negros, se emocionou com a homenagem e ficou surpresa com o número de pessoas no ginásio.
"Sempre sonhei com esse momento, mas não imaginei que seria tão especial. Lutamos tanto, que às vezes até duvidamos que ia chegar. Mas é muito mais do que a medalha. É principalmente com quais pessoas compartilhei essa trajetória. Cada rostinho me faz lembrar de uma época especial. Amo ser flamenguista. Não imagino a Jade sem o Flamengo. Se não fossem esse clube e essas pessoas, eu não teria me reencontrado. Tenho orgulho de falar que a história da ginástica se mistura à história do Flamengo. Quero que o esporte transforme as vidas de muito mais pessoas”, disse a ginasta.
Rebeca Andrade, a maior medalhista olímpica do Brasil de todos os tempos, conquistou um ouro, duas pratas e um bronze em Paris-2024. Ela disse ter ficado muito feliz com a homenagem e que se sente um símbolo muito forte no clube, no país e no mundo.
"Fiquei muito feliz com a homenagem de hoje. Foi um momento muito especial para gente, como equipe e individual. Me sinto um símbolo muito forte, muito importante aqui no clube, pro meu país e pro mundo também. Hoje as pessoas sabem o que é a ginástica e conhecem as meninas do Brasil. Para gente isso é algo muito grandioso, então realmente estou muito honrada com todas as nossas conquistas", disse a campeã no solo nas Olimpíadas.
A judoca Rafaela Silva também falou sobre o orgulho de representar as cores do clube e agradeceu por ser sido tão bem acolhida.
“Fui a última a chegar no clube, em 2021, mas fui muito bem recebida por todos. O Flamengo é a minha casa. Sou muito grata por tudo que o clube fez por mim. Vestir o Manto é um grande orgulho”, festeja Rafa.
O Flamengo contou com 12 representantes nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. No total, os rubro-negros conquistaram seis medalhas, sendo uma de ouro, três de prata e duas de bronze. Se fosse um país, o Mengão ficaria à frente de nações como Argentina, México e Suíça no quadro de medalhas.