Flamengo leva projeto “Vem ler, vem ler, vem ler!” ao Rio das Pedras
Projeto de incentivo à leitura é fruto da parceria dos departamentos de Responsabilidade Social e do Educativo do Museu Flamengo
Por Responsabilidade Social e Comunicação - CRF - emA leitura é a base para o aprendizado, ampliando o vocabulário, melhorando a compreensão textual e estimulando a capacidade crítica e analítica. Para trabalhar nesta questão, surgiu o projeto "Vem ler, vem ler, vem ler!", criado pelos departamentos de Responsabilidade Social e do Educativo do Museu Flamengo, cujo propósito é visitar bibliotecas comunitárias e equipamentos culturais de áreas periféricas, com atividades de contação de histórias, quizzes e doação de livros para crianças e adolescentes. O objetivo é despertar o gosto pela leitura, possibilitar maior contato entre a criança e o livro, bem como contribuir para a transformação de bibliotecas comunitárias em espaços de cultura, aprendizagem e lazer.
Assim, nesta sexta-feira (19), o projeto “Vem ler, vem ler, vem ler!” esteve presente na Biblioteca Comunitária Wagner Vinício, no Rio das Pedras, Zona Oeste do Rio de Janeiro, criada pelos moradores da comunidade que desejavam um local onde seus filhos pudessem ocupar o tempo enquanto não estivessem em horário escolar. O objetivo da biblioteca é estimular a leitura na comunidade de Rio das Pedras, sendo o único espaço cultural voltado para a literatura na localidade. A ação reuniu cerca de 30 crianças e jovens entre 8 e 13 anos.
“A criançada estava numa expectativa muito grande, principalmente por ser um projeto do Flamengo. Foi muito bacana receber o projeto "Vem Ler", pois a maioria das crianças é flamenguista. É sempre muito salutar receber atividades externas para que as crianças possam ter novas experiências e a atividade que vocês realizaram completou o trabalho que já desenvolvemos na biblioteca, principalmente sobre a importância da concentração, do trabalho em grupo e usar a criatividade de forma a vencer as fragilidades: timidez, concentração, etc. Foi sensacional receber vocês! A criançada amou e nós também”, disse Simone Araújo, mediadora da biblioteca comunitária Wagner Vinício.
Na ação, as crianças e os jovens presentes ganharam livros, mochilas e copos do Flamengo.
Para os próximos meses, o projeto "Vem ler, vem ler, vem ler!" estará presente em outras bibliotecas comunitárias da cidade.