Flamengo leva jovens vencedores de concurso de redação para visita ao Maracanã
Concurso de redação promovido pelo Departamento de Responsabilidade Social do clube trabalha tema ‘Combate ao Racismo’
Por Ivaldo Lobato - emO Flamengo levou, na última semana, alunos da Escola Municipal Miguel Ramalho Novo para uma visita especial ao Maracanã, como parte do projeto “Futuro da Nação”, promovido pelo Departamento de Responsabilidade Social do clube. A iniciativa, que nesta edição teve como tema o combate ao racismo, premiou os autores das melhores redações sobre o tema e suas turmas com uma experiência inesquecível no templo do futebol brasileiro.
Durante o passeio, os estudantes foram guiados por profissionais do Educativo do Departamento de Patrimônio Histórico do Flamengo, que proporcionaram um mergulho na história do futebol e em reflexões sobre a importância de combater o preconceito racial dentro e fora dos campos. A atividade reforçou o compromisso do Mais Querido com a promoção da igualdade, no combate ao racismo estrutural e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Os alunos percorreram espaços históricos do Maracanã, como a calçada da fama, os vestiários, a zona mista e, por fim, o gramado, onde entoaram o hino rubro-negro com emoção. A visita terminou na sala de coletivas, com sorrisos, aplausos e a certeza de que o futebol também é espaço de transformação.
As redações premiadas como destaque trouxeram mensagens sobre a realidade do racismo na vida dos participantes, mesmo que jovens. Um dos textos, escrito em forma de música por Daniel Jorge Rodrigues, de 14 anos, levantou o questionamento com o verso: “Mano, e esse ‘bagulho’ de julgar pela cor? Só porque sou “diferente” você guarda rancor?”. Já a aluna Milenna da Costa dos Santos, de 14 anos, escreveu: “Respeitar além de qualquer coisa. Nunca devemos desrespeitar ninguém, temos que ter consciência e ética”.
Por meio do projeto “Futuro da Nação” em 2024, o Flamengo promoveu temas como diversidade, respeito e cidadania em mais de 280 redações escritas por jovens de nove a 14 anos de 15 escolas e instituições sociais no Rio de Janeiro. Escolas interessadas em participar das próximas edições do projeto “Futuro da Nação” podem entrar em contato pelo e-mail responsabilidadesocial@flamengo.com.br.