Notícias

Flamengo apresenta relatório de Responsabilidade Social para jornalistas e influenciadores

Documento detalha as iniciativas sociais realizadas em 2023 e os impactos positivos

Por - em

O Flamengo realizou na manhã desta sexta-feira (24.05), no auditório Rogerio Steinberg, na sede da Gávea, um café da manhã com jornalistas e influenciadores rubro-negros para divulgar as ações de Responsabilidade Social do clube. Além disso, também foi apresentado o relatório do departamento, destacando os esforços contínuos e os resultados alcançados em suas iniciativas voltadas para pessoas em vulnerabilidade social. Fundada em 2019, a vice-presidência abraça a responsabilidade de usar a influência do clube para causar um impacto social positivo. O relatório recém-lançado, referente ao ano de 2023, destaca de maneira transparente e objetiva as iniciativas adotadas para contribuir significativamente para o desenvolvimento social, em suas quatro linhas de trabalho: Educação, Inclusão Social, Sustentabilidade e Saúde e Qualidade de Vida.

“O Flamengo é mais do que um clube; é um elo que une pessoas em prol de um objetivo comum: promover uma sociedade mais justa e sustentável. O Relatório de Responsabilidade Social reflete nosso compromisso com a comunidade e o desenvolvimento social. Durante o ano de 2023, em união com Instituições Sociais, alcançamos milhares de jovens e crianças com os projetos, proporcionando o caminho em direção a um futuro mais brilhante.”, afirma Ricardo Campelo, vice-presidente da pasta.

Em seu compromisso com a Educação, o Departamento de Responsabilidade Social do clube tem como foco principal a educação socioemocional e o direito à aprendizagem, implementando projetos que contribuam para uma educação de qualidade para todos. Os projetos desenvolvidos englobam instituições sociais de todo o Rio de Janeiro, e atende crianças e jovens de comunidades.

“A ideia desse café da manhã foi uma forma que encontramos para divulgar o departamento. Muitas pessoas não tem noção do nosso trabalho. E a intenção é justamente essa que as ações se multipliquem para que mais e mais pessoas possam ser alcançadas”, disse Ângela Machado, diretora de responsabilidade social.

Entre os projetos voltados para a Educação estão o “Jogaremos Juntos”, “Passe Perfeito”, “Futuro da Nação”, “Volta às Aulas, Nação!”, “VEM LER, VEM LER, VEM LER!” e “Fla Comunica”. Em parceria com instituições sociais e escolas da rede pública de todo o Rio de Janeiro, os projetos trabalham com educação através do esporte, capacitação de jovens educadores, incentivo à escrita e a leitura, e a permanência de crianças e jovens nas escolas.

No âmbito da Sustentabilidade, o intuito é promover projetos e iniciativas que estimulem, junto aos seus públicos interno e externo, a reflexão sobre a preservação do meio ambiente, bem como conscientização sobre práticas sustentáveis e educação ambiental.





As ações permitem que os participantes colaborem com o plantio de árvores com o projeto “Pé de Gol”, que junto com a prefeitura, Secretaria do Meio Ambiente e supervisão técnica do Instituto Perma Lab, já plantou mais de 2.000 árvores em áreas degradadas e de preservação. A reciclagem também é abordada nos projetos com o “Recicla, Nação”, que por meio da reciclagem de plástico e papelão, e junto com Instituto Soul Ambiental, colaborou com o combate à insegurança alimentar de pessoas em vulnerabilidade social.

Nos projetos de Inclusão Social, o Departamento estabeleceu a abertura de espaços e canais que reconheçam identidades, culturas, etnias, crenças e gêneros, incentivando o desenvolvimento social para criar comunidades mais seguras.

O compromisso com a Inclusão Social também contempla a capacitação profissional para mulheres brasileiras e refugiadas com o projeto “Ombro a Ombro”. E com o “Nação no Maraca”, que junto com instituições, levou ao Maracanã pessoas de grupos de vulnerabilidade social como situação de rua, acolhidos de instituições de reinserção social, povos indígenas, refugiados, estudantes da rede pública. O projeto tem o intuito de promover a democratização de espaços.

As ações também são voltadas para o público interno, o projeto “Combate ao Racismo”, em parceria com o Instituto dos Pretos Novos, levou os atletas de basquete do Flamengo para um encontro sobre conscientização do respeito e igualdade. O Departamento de Responsabilidade Social em união com colaboradores de outros departamentos como recursos humanos, comunicação, futebol feminino, futebol de base e esportes olímpicos, criaram o grupo de trabalho de enfrentamento ao racismo para, através do estudo, contribuir na promoção da igualdade racial.

O Flamengo ainda reconhece a importância da saúde e qualidade de vida, promovendo e apoiando ações, campanhas, projetos e iniciativas que proporcionam o bem-estar físico e mental de seus membros e da comunidade em geral.

“ Foi um evento muito importante onde conseguimos mostrar um pouco do nosso trabalho, reafirmando o compromisso do clube com a responsabilidade social e seu papel como agente de mudança na sociedade. Temos a certeza de que as pessoas saíram daqui sabendo um pouquinho mais sobre a gente”, encerrou a gerente Camila Nascimento.