Notícias

Relatório Gease: Flamengo x Corinthians

Grupo Especial Alegria e Segurança nos Estádios – GEASE-FLADepartamento de PlanejamentoRELATÓRIO DO JOGO FLAMENGO x Corínthians

Por - em

Grupo Especial Alegria e Segurança nos Estádios – GEASE-FLA\ Departamento de Planejamento\

RELATÓRIO DO JOGO FLAMENGO x Corínthians\ Maracanã – 31/10/07 – 21:45 h\

Relatório nº 10

1) VENDA DE INGRESSOS

Mesmo com as vendas tendo começado com 6 dias de antecedência, a maioria dos torcedores deixou para comprar na véspera e no dia do jogo. Como resultado, presenciamos mais uma vez grandes e desconfortáveis filas para a compra dos mesmos e recebemos inúmeras reclamações de torcedores.

2) ACESSO DO PÚBLICO AO ESTÁDIO

Até às 20:30h o acesso esteve tranqüilo, com pouca movimentação de torcedores. Após este horário o movimento em torno do estádio tornou-se confuso, principalmente o trânsito na Rua São Francisco Xavier. A liberação da Av. Maracanã no sentido Tijuca – Centro facilitou o escoamento na mesma. A presença maciça de vendedores ambulantes nos arredores do estádio e nas rampas de acesso às cadeiras inferiores dificulta o acesso e saída do torcedor.

3) ENTRADA NO ESTÁDIO

À partir das 20:45h a entrada dos torcedores, principalmente pelo Belini ficou muito complicada e compacta. O torcedor, por não ter nenhum atrativo para chegar mais cedo ao estádio, acostumou-se a chegar um pouco antes do início da partida. Com isso, gera um grande tumulto a formação de um corredor estreito de passagem até as catracas. Como o afluxo de torcedores é muito maior que o espaço destinado, torna-se impossível para o público o acesso a esta passagem. Para piorar, a PM se utiliza de cavalos ameaçadores na vã tentativa de organizar a entrada, gerando angústia e medo principalmente às mulheres e crianças.\ Aconselhamos os torcedores a não deixarem para entrar no estádio em cima da hora do jogo. É mais prudente chegarem com, no mínimo, 2 horas de antecedência em jogos de grande apelo de público.\ Verificamos que, na rampa de acesso 5 das cadeiras inferiores (acesso pelo Museu do Índio), o lado esquerdo das catracas está com uma grade de isolamento provisória, o que dificulta o controle de entrada do público, devido à facilidade de acesso.\

4) PÚBLICO

O público foi de 62.026 pagantes e de 72.062 presentes. A renda anunciada pela SUDERJ foi de R$ 896.523,00.\ Não presenciamos qualquer ato agressivo no interior do estádio. Constatamos, no entanto, a presença de vendedores ambulantes no anel externo das arquibancadas (cadeiras amarelas, à direita das cabines de rádio), oferecendo camisas do Flamengo não oficiais. O ambulante ainda utilizou várias lixeiras do estádio para servirem de balcão! Notamos também a presença de vários ambulantes vendendo água e refrigerantes que não são ligados aos bares oficiais.\ Nas cadeiras inferiores o público, infelizmente, não está respeitando o direito dos que sentam atrás e insiste em assistir o jogo de pé e, às vezes, de pé, em cima das cadeiras. A visibilidade neste local é privilegiada, não havendo a necessidade de se assistir de pé.\ Um pouco antes do fim do primeiro tempo, sem motivo aparente, vários PMs postaram-se atrás do gol à esquerda das tribunas, dificultando a visão do jogo de centenas de torcedores das cadeiras inferiores, que não puderam assistir plenamente o primeiro gol do Flamengo.\ A superlotação na arquibancada verdes à esquerda das tribunas ocasionou a quebra de uma grade, provocando ferimentos leves em cerca de 30 torcedores.\

JECRIM - Houve apenas uma ocorrência de desacato e um flagrante de furto, em que o causador foi levado para a 20ª DP.

PM/GEPE - Soubemos pela imprensa que ouve um confronto entre as torcidas organizadas do Flamengo e do Coríntians, próximo à rampa da UERJ, contida a tempo pela PM. Não recebemos qualquer informação de incidentes no interior do estádio.

SUDERJ - Acompanhamos o trabalho de funcionários em todos os acessos do estádio, entretendo e recepcionando o público. Em todos os setores os banheiros encontravam-se em bom estado.\ Queremos deixar mais uma vez aqui os agradecimentos ao Sr. Fernando Pedroza e a todo o pessoal do dep. de Engenharia pela cordialidade e presteza.\

5) TORCIDAS ORGANIZADAS

Ressaltamos a presença do bandeirão camisa 12 surgido na torcida Jovem. As torcidas tiveram participação ativa em toda a partida.

6) OCORRÊNCIAS PRINCIPAIS

A registrar o grande número de atendimentos (70) no departamento médico do Maracanã.

7) ESTACIONAMENTOS

Não houve grandes problemas desta vez. Os reboques trabalharam pouco. Queremos aproveitar para lembrar que somente há estacionamento para o público no portão 13 do Maracanã. Por isso, o ideal é chegar com antecedência para encontrar vagas neste local, na UERJ, em vagas liberadas pela CET Rio na Radial Oeste e Manoel de Abreu ou nos supermercados e estacionamentos próximos.\ A destacar a boa organização no estacionamento do portão 13, que proporcionou a saída tranqüila dos carros.\

8) TRÂNSITO NO ENTORNO

O trânsito na rua São Francisco Xavier ficou confuso antes do jogo e logo após seu término. Na Eurico Rabelo, como sempre, foi complicado, principalmente devido à colocação de ônibus da PM em fila tripla. De qualquer forma, em geral, o escoamento foi rápido na saída.

9) AÇÕES DO GEASE

Para que não haja tumulto na compra de ingressos, recomendamos a compra antecipada para os dois próximos jogos, contra o Santos e Atlético Paranaense. À exceção do dia 02 e 04/11, as vendas ocorrerão nos locais tradicionais.

Em parceria com a SUDERJ, à partir do jogo contra o Santos, o GEASE-Fla estará colocando vídeos do Flamengo nos telões para entreter os torcedores. Queremos, com isso, fazer com que o torcedor chegue mais cedo ao Maracanã, evitando assim o tumulto na entrada.

Esperamos ter, no início da próxima semana, uma reunião com o Secretário Eduardo Paes para junto com a SUDERJ, criarmos mecanismos de interação permanente. Na pauta iremos discutir e procurar encontrar soluções para alguns problemas relatados neste relatório.

Atenção aos torcedores que desejarem participar como voluntários no Maracanã. Demonstrem seu interesse enviando-nos uma mensagem (planejamento@fladata.com.br). Muito brevemente entraremos em contato.

Equipe GEASE-FLA:

Coordenador: Alexandre Moraes. Membros: Mário Cruz, Affonso Romero Dantas, Romualdo Taranto, Paulo Cesar Pereira Filho e Flávio Pereira.