Maracanã – 02/03/08 – 18:15 h
Relatório nº 11/08
1) VENDA DE INGRESSOS
Para reduzir o tumulto e facilitar o torcedor, sugerimos que sejam colocadas placas acima dos guichês em funcionamento, sinalizando o tipo de ingresso vendido e o preço do mesmo.\ Os problemas ocorridos para a venda de ingressos foram amplamente divulgados pela mídia. As denúncias sem provas concretas tornam-se evasivas. Para que possamos levar à frente qualquer denúncia faz-se necessária a identificação e comprovação do ato praticado pelo acusado. Contamos com a ajuda do torcedor para tentar abolir qualquer prática nociva ao próprio e ao clube.\
Lembramos mais uma vez aos torcedores que evitem comprar ingressos de cambistas para não passar por constrangimentos Atualmente, o processo de venda de ingressos é informatizado. Portanto, nossos profissionais sabem, pelo número de identificação do cartão, a procedência do mesmo.
2) ACESSO DO PÚBLICO AO ESTÁDIO
O acesso ao estádio foi tranqüilo, sem qualquer tumulto.
3) ENTRADA NO ESTÁDIO
A entrada ocorreu sem problemas. A quantidade de catracas foi suficiente diante do pequeno número de torcedores.
4) PÚBLICO
O público foi de 8.821 pagantes e de. 10.047 presentes. A renda foi de R$ 99.236,50.
CRF - Estatísticas de Público e Renda\ 2008\
Competição J Público Pagante Público Presente Renda – R$\ Total Média Total Média Total Média\
Carioca 11 294.794 24.566 324.172 27.014 5.071.746 422.645
Libertadores 1 27.802 27.802 31.221 31.221 605.691 605.691
Brasileiro
Total 12 322.596 26.883 355.393 29.616 5.677.437 473.120
Obs.: Computados somente jogos (J) no Maracanã.
JECRIM – Houve apenas uma ocorrência (crime contra a economia popular). Alertamos os torcedores que, fazer uso de entorpecentes no estádio é passível de detenção no JECRIM, sujeito a pesada multa! Queremos lembrar também que os torcedores são responsáveis por atos que provoquem danos ao patrimônio como quebra intencional dos assentos e se colocar em posição que possa provocar danos, como subir nas divisórias do estádio. Esses atos são passíveis de detenção e julgamento sumário pelo JECRIM. A insistência em permanecer de pé nas cadeiras azuis, assim como subir nos assentos deste setor, prejudicando o torcedor postado atrás, mesmo com a advertência de uma autoridade, é considerada desacato, estando também passível de detenção e julgamento sumário.
SUDERJ - Cadeiras danificadas – Apenas uma amarela. Pedimos a ajuda das torcidas organizadas localizadas no setor amarelo para orientarem os torcedores sobre a conseqüência deste ato, que está sendo observado através de câmeras.\ O torcedor que for pego praticando ato de vandalismo contra o patrimônio do estádio será detido e levado a julgamento sumário. E se for de torcida organizada, a mesma poderá ser punida.\
5) TORCIDAS ORGANIZADAS
A participação das torcidas foi pacífica e ordeira.
6) OCORRÊNCIAS PRINCIPAIS
Em um jogo com baixa presença de torcedores e, portanto, sem maiores novidades, não podemos deixar de lamentar as condições inseguras encontradas no piso das cadeiras verdes e amarelas, do lado esquerdo das tribunas, causadas pelo talco, que o deixou liso e escorregadio.\ São sempre bem vindas as manifestações criativas das torcidas organizadas desde que as mesmas não ofereçam risco de acidentes, no caso, do uso de talco, provocadas por escorregões e quedas.\ Se esse tipo de manifestação continuar ocorrendo, fica como obrigação da SUDERJ lavar os pisos mais eficientemente, eliminando assim qualquer risco de acidentes. Acreditamos que, no estado em que fica o piso destes setores, em condições normais o Corpo de Bombeiros não os liberará, por considerar uma condição insegura.\ No lado esquerdo das especiais várias cadeiras encontravam-se impregnadas com Coca-Cola. Pedimos a atenção do pessoal da limpeza a respeito.\
7) ESTACIONAMENTOS
Não houve dificuldade para estacionar nesta partida.
8) TRÂNSITO NO ENTORNO
O trânsito fluiu sem grandes problemas.
9) AÇÕES DO GEASE
Informamos que a próxima Flazine será lançada em breve. Aguardem que teremos novidades.
Lembramos o torcedor, principalmente o que vai acompanhado de menores, que procure comprar o ingresso antecipadamente ou, se o fizer no dia do jogo, que chegue mais cedo, para evitar tumultos nos guichês e nas catracas. O GEASE-Fla, em parceria com a FLATV e a SUDERJ, está procurando entreter os torcedores que chegam mais cedo com vídeos e gols.
Quer saber a respeito das ações do JECRIM? Acesse o nosso site. www.gease-fla.com.br e entre na coluna do JECRIM.
O torcedor que quiser enviar mensagens seja de reclamação, denúncias, dúvidas ou sugestões a respeito dos jogos do Flamengo no Maracanã, pode fazê-lo, acessando o site do GEASE-Fla (www.gease-fla.com.br) e clicando em Ouvidoria. O GEASE-Fla terá o prazer em esclarecer dúvidas e passar as informações necessárias.
Atenção aos torcedores que desejarem participar como voluntários no Maracanã. Demonstrem seu interesse, acessando o nosso site (www.gease-fla.com.br), clicando em “voluntários” e efetuando o seu cadastro.
Parceria: Blog Fim de Jogo
Equipe GEASE-FLA:
Coordenador: Alexandre Moraes. Membros: Mário Cruz, Paulo Cesar Pereira Filho, Flávio Pereira, Adriana Martins e Celso Pupo.