Implantar banheiros familiares. Esta é uma das principais sugestões do mais recente relatório do Grupo Especial Alegria e Segurança nos Estádios (Gease-Fla), projeto da Vice-Presidência de Planejamento que monitora as condições oferecidas aos torcedores nos estádios onde atua a equipe de futebol do Flamengo. "Recebemos algumas reclamações de pais que levam suas filhas ao estádio e encontram sérias dificuldades para levarem suas filhas aos banheiros", justifica o relatório.
O Relatório Nº 51/09, já disponível para download no site do Gease-Fla (http://www.gease-fla.com.br/), avalia as condições antes, durante e depois do jogo Flamengo 2 x 1 São Paulo, realizado no dia 10 de outubro, no Maracanã.
Os voluntários do Gease-Fla observam as condições de venda de ingressos, o acesso ao estádio, a entrada e saída dos torcedores, os estacionamentos, o trânsito no entorno e as acomodações, além da segurança, serviços oferecidos e sinalização do estádio. Também é observado o comportamento das torcidas organizadas e relatadas as ocorrências principais. Entre elas, a ação da pirataria. "Infelizmente, o Gease-Fla voltou a observar a venda de produtos pirateados sem qualquer tipo de repressão por parte da Suderj e da Policia Militar. Os vendedores voltaram a utilizar as grades localizadas em cada acesso para as arquibancadas e os portões na subida das rampas que dão acesso as arquibancadas para demonstrar seus produtos".
Repletos de fotos e de números, os relatórios do Gease-Fla são encaminhados às autoridades competentes. Além de prestar utilidade pública, os relatórios trazem curiosidades como o público total do Flamengo no Maracanã em 2009: 1.160.631 espectadores de público pagante e 1.235.934 no total.
O Gease-Fla é uma iniciativa da Vice-Presidência de Planejamento, que coordena ainda o programa Embaixadas da Nação.
Mais informações:http://www.gease-fla.com.br/