Notícias

Rebeca Andrade conquista a medalha de prata no individual geral no Mundial de Antuérpia

Rubro-negra é maior recordista brasileira em mundiais com seis medalhas

Por - em

A cada dia que passa, a rubro-negra Rebeca Andrade se coloca ainda mais na história do esporte olímpico brasileiro. Nesta sexta-feira (6), a ginasta escreveu um novo capítulo na sua brilhante trajetória no esporte, conquistando sua sexta medalha em mundiais.


Seja um Fla-Anjo e incentive todas as nossas modalidades. Clique aqui, saiba mais e participe.


Depois da conquista da medalha de prata por equipes na última quarta-feira, ela voltou ao ginásio na Antuérpia, na Bélgica, e ficou com a prata no individual geral do Mundial da modalidade — ela somou 56.766 pontos nos quatro aparelhos. Rebeca defendia o título mundial conquistado em Liverpool, em 2022.

A brasileira ficou apenas atrás da norte-americana Simone Biles, que ficou com o ouro, com 58.399 pontos. O bronze ficou com Shilese Jones, também dos Estados Unidos. A primeira vez na história do mundial que um pódio do individual geral tem três mulheres negras. Flávia Saraiva também competiu, mas ficou na 15ª posição, com quedas nas barras assimétricas e no solo.

Na primeira rotação, Rebeca começou no salto e fez 14.700, pois teve uma penalização ao cair com o pé para fora da linha de aterrissagem. Na classificatória, ela havia feito 0.200 a mais do que na final. Nas barras assimétricas, um dos seus aparelhos mais temerosos, a brasileira aumentou sua nota. Depois de fazer 13.866 na fase classificatória, tirou 14.500 na final — o que a jogou para a segunda posição.

Na trave, Rebeca teve alguns desequilíbrios e fez 13.500, 0.300 a menos que na fase anterior. Para fechar, o solo. Ao som de Beyoncé, Anitta e Baile de Favela, a ginasta do  Flamengo fez 14.066 depois de sofrer uma penalização de 0.300, por ter pisado fora do tablado na última acrobacia.

Neste sábado, às 9h (de Brasília), Rebeca está na final do salto, aparelho em que é a atual campeã olímpica. No domingo, também às 9h, Rebeca está na decisão da trave e do solo. Flavinha está na final do solo.