Notícias

Diego Hypolito conquista dois ouros em Glasgow

Ginasta rubro-negro chega ao Brasil na próxima segunda-feira.

Por - em

A estrela de Diego Hypolito vem brilhando em 2009. Nos cinco primeiros meses do ano, o ginasta brasileiro já faturou cinco medalhas em etapas da Copa do Mundo. As duas últimas para a sua coleção são de ouro, e foram conquistadas neste sábado, em Glasgow, nos aparelhos de solo e salto.

O primeiro lugar no solo teve um sabor especial. Diego havia prometido dar de presente a medalha de ouro para o seu irmão mais velho Edson Hypolito, que completou 27 anos de idade na última sexta-feira. Com 15,850 pontos, o ginasta conquistou a maior nota do aparelho no novo código de pontuação. A prata ficou com o britânico Kristian Thomas, com 15,225 pontos, seguido, do israelense Alexander Shatilov, bronze, com 15,050 pontos.

- “Assim que terminei a minha prova de solo nas eliminatórias de ontem, liguei para casa para dar os parabéns ao Edson. Não pude estar presente no jantar que ele comemorou seu aniversário, mas prometi que lutaria pelo ouro para homenageá-lo. Com muito esforço, consegui alcançar esse objetivo e dedico esse título para ele, que foi um dos meus maiores incentivadores no meu começo de carreira” - afirmou Diego.

O ginasta brasileiro acabou adotando uma nova estratégia na final. Com o objetivo de impressionar os árbitros, Diego fez uma série muito segura, com poucos erros de execução, e apresentou o “Hypolito 1” na primeira passada, deixando de fora o seu novo movimento, o “Hypolito 2” A nota de partida foi de 16,60.

- “Achei que tinha que fazer uma série mais segura. O “Hypolito 1”, que costuma impressionar muito a comissão de arbitragem, acabou dando certo” - comentou Diego, que nas eliminatórias executou o “Hypolito 2”, com a nota de partida de 16,80.

Mas as comemorações não pararam por aí. Além do solo, Diego participou da final de salto e também ficou com o ouro, com a nota 16,012. O norte-coreano Se Gwang Ri foi o segundo, com 16,000, e o britânico Jeffrey Wammes, o terceiro, 15,875.

- “Ainda estou “anestesiado” com a minha apresentação de salto. A minha alegria é imensa com essa conquista. Os dois saltos que apresentei foram os mesmos que fiz no Pan-Americano do Rio, em 2007. Se no solo, dediquei a vitória ao meu irmão, dedico o ouro no salto ao meu treinador Renato, que desde o começo da temporada vem trabalhando intensamente comigo o método do treinamento japonês”.

PRÓXIMA ETAPA - Ainda este mês, Diego irá participar de mais uma etapa da Copa do Mundo de Ginástica. Dessa vez, o ginasta brasileiro lutará por novas medalhas em Moscou, na Rússia, no dias 29 e 30.

INCENTIVO – Logo após as conquistas, Diego aproveitou para fazer um desabafo com a falta de incentivo ao esporte.

- “Espero que essas medalhas possam servir de incentivo para que apareçam empresas interessadas em patrocinar o meu esporte”.

VOOS DE VOLTA\ Dia 17 de maio – British 247 (Londres-Guarulhos – 21h45 – 05h15)\ Dia 18 de maio – TAM 8085 (Guarulhos-Galeão – 9h30-10h30)\

MEDALHAS DE DIEGO NA TEMPORADA\ Março de 2009 (Cottbus-Alemanha) – Prata no solo e prata no salto\ Abril de 2009 (Maribor-Eslovênia) - Ouro no solo\ Maio de 2009 (Glasgow-Escócia) – Ouro no solo e ouro no salto\