Com o retorno dos jogadores campeões na edição de 2008, o Flamengo automaticamente assumiu a condição de um dos grandes favoritos ao título do Campeonato Estadual de Futsal 2009. Prognóstico que parecia se confirmar logo na primeira rodada da competição, quando a equipe do técnico Cid Escarlate goleou o Drogarias do Povo por 7 a 0, em compromisso no Ginásio Hélio Maurício, na Gávea. Os dois jogos seguintes, no entanto, ligaram o sinal de alerta: tropeços diante do América e do Vasco.
Contra o América, em casa, o Rubro-Negro levou um gol a 24 segundos do fim e acabou ficando só no empate (4 a 4), depois de virar o jogo para 4 a 3. No clássico contra a equipe de São Januário, disputado em Barra de São João, o time fez um bom primeiro tempo, mas não foi bem na etapa final e acabou derrotado por 4 a 2.
Resultados inesperados, mas que não irão abater os atuais campeões, segindo o ala Michel Marques. "O jogo contra o Vasco acabou dando tudo errado para a gente. Não estamos satisfeitos, sabemos que temos que melhorar e estamos treinando forte para isso. Não podemos nos deixar abater com isso. É levantar a cabeça e trabalhar porque o grupo é bom e o campeonato ainda está no início", analisou Michel Marques
O próximo desafio será neste final de semana. O Flamengo enfrenta os atuais vice-campeões cariocas, o Vassouras, no Ginásio da Universidade Severino Sombra (USS), o Sombrão, em Vassouras. As duas equipes têm uma rivalidade especial desde 2007, quando o USS era parceiro do Vasco. A partida tem ares de decisão para os rubro-negros, que não poderiam ter uma chance melhor para se recuperar.
"Sem dúvida, os jogos contra o Vassouras são diferentes, já tem uma rivalidade entre os dois times. Jogar lá é sempre muito difícil, mas temos condições de ganhar e sabemos que precisamos de uma vitória para nos recuperarmos na tabela", explicou Diego Panazio.
Depois de três rodadas, o Flamengo ocupa a terceira posição no Estadual, com quatro pontos (uma vitória, um empate e uma derrota). O líder é o Petrópolis, com 100% de aproveitamento, ao conquistar nove pontos em três partidas. Participam da competição oito equipes, que jogam em sistema de pontos corridos, turno e returno. As quatro mais bem colocadas vão para as semifinais.