Notícias

Raio-x: uma viagem através dos 13 mil gols do Flamengo

Rubro-Negro é primeiro clube do mundo a atingir marca histórica

Por - em

No último sábado (30/03), o Flamengo mais uma vez fez valer da própria vocação para a vanguarda e a tradição. Quando Pedro balançou as redes do Nova Iguaçu, o Rubro-Negro se tornou o primeiro clube do mundo a atingir a marca de 13 mil gols marcados na história. A trajetória começou em 1912 - quando Gustavo Carvalho abriu o placar logo em nossa estreia no esporte - e é construída a muitos pés até os dias de hoje.


O maior contribuinte para esta marca não poderia ser outro: nosso maior ídolo, Zico, balançou redes em 508 oportunidades e é, até hoje, o maior artilheiro da história do Flamengo.  Na segunda colocação fica o ídolo do Galinho, Dida, que fez 264 gols com o Manto Sagrado. Henrique Frade, craque dos anos 50 e 60 fez 212 gols e fecha o top 3. Pirilo, com 208 gols, e Romário, com 204, fecham a lista de cinco maiores goleadores.


A marca foi construída por mais de 1700 jogadores em quase 6600 partidas oficiais. Algumas delas se destacaram na condução do Mais Querido rumo à história. Em 1914, o Flamengo venceu o Paranaguá por 15 a 0 - a maior diferença de gols em uma vitória rubro-negra na história. A partida com mais gols, porém, aconteceu 19 anos depois. No Campeonato Carioca, o Mais Querido bateu o Ríver FC por 16 a 2. A estreia do Rubro-Negro no futebol também foi grande contribuinte para o recorde: vitória por 15 a 2 contra o Mangueira. Quatro meses depois, contra o mesmo adversário, o Flamengo venceu por 14 a 0. O top 5 das maiores goleadas rubro-negras tem ainda um triunfo sobre o Estrela D’Alva, em 1949, com placar de 13 a 0.


As redes mais balançadas pelo Flamengo são, com larga vantagem, as do Maracanã - como não poderia deixar de ser. O Mengão marcou mais de 4.019 no Templo do Futebol. Em segundo lugar, nossa casa: na Gávea, o Flamengo anotou 662 gols em jogos oficiais - 13 a mais que no Estádio das Laranjeiras. Nosso primeiro território, o estádio da Rua Paysandu - que já não existe mais - presenciou 424 gols rubro-negros e o top 5 é completado por mais um estádio no Rio de Janeiro: são 312 tentos do Flamengo em General Severiano.


A tendência estadual se repete em outros quesitos. O Campeonato Carioca é a competição que mais teve gols rubro-negros: mais de um terço dos 13 mil aconteceu na disputa estadual. São 5.168 tentos no Carioca. O Brasileirão vem em segundo e foi cenário para 2.193 gols rubro-negros. A Copa do Brasil, outra competição nacional, já teve 375 gols do Flamengo marcados. Muito forte nas décadas de 50 e 60, o Torneio Rio-São Paulo teve 374 gols rubro-negros e a Libertadores vem em seguida, tendo sido pano de fundo para 329 tentos do Mais Querido.


O Flamengo é um time de calibre mundial, mas nossas raízes representam a localização de mais da metade dos nossos gols. Em 7.851 vezes, os torcedores no Rio de Janeiro viram a rede balançar diante dos próprios olhos. Outras duas cidades do estado do Rio entram no top 5: Niterói, onde 309 gols foram marcados, e Volta Redonda, palco de 247 tentos. A segunda colocação é de outra cidade do Sudeste: São Paulo, onde o Mengão já fez gols 388 vezes. Salvador é a “intrusa” entre as cidades sudestinas e foi palco de 199 gols rubro-negros.