Primeira torcida organizada do Brasil, Charanga Rubro-Negra completa 80 anos
Autoridades, diretoria, associados e torcedores estiveram presentes em celebração na sede náutica do Flamengo
Por Daniel Falbo - emA sede náutica do Flamengo recebeu, neste sábado (10), a festa em homenagem aos 80 anos da Charanga Rubro-Negra. Fundada pelo lendário Jayme de Carvalho, em 11 de outubro de 1942, a primeira torcida organizada da história do futebol brasileiro celebra o jubileu de Carvalho. São oito décadas jogando junto com o Flamengo, seja no Maracanã ou onde estiver.
O churrasco teve muita música, fruto do tradicional entrosamento entre a Nação e a Charanga, e contou com a presença de autoridades do Rio de Janeiro, sócios, torcedores, diretores e vice-presidentes, além do presidente Rodolfo Landim.
"A primeira lembrança que tenho do Maracanã é da Charanga, na final em 1963. É um enorme prazer fazer parte desta homenagem”, disse o mandatário rubro-negro, que deu ao presidente da Charanga Rubro-Negra, o Sr. Guigui Nascimento, uma placa comemorativa como parte dos festejos.
A Charanga mudou a forma de assistir ao futebol. Apareceu pela primeira vez em 1942, em um Fla-Flu nas Laranjeiras. O público, acostumado com roupas elegantes e aplausos às boas jogadas, foi aos poucos sendo engolido pela festa popular que Jayme de Carvalho levou para as arquibancadas. O locutor Ary Barroso deu à banda o apelido de “charanga” pela qualidade duvidosa dos músicos da época. É a raiz de todas as outras torcidas do Flamengo.
“O Jayme era um festeiro. A nossa finalidade é fazer a festa”, disse Guigui.