José Boto fala sobre o planejamento para a temporada em coletiva no Ninho do Urubu
Elenco principal se reapresentou na tarde desta quarta-feira (8) para dar início à pré-temporada
Por Comunicação Flamengo - emNa tarde desta quarta-feira (8), dia de reapresentação do elenco profissional, o diretor técnico de futebol do Flamengo, José Boto, concedeu entrevista coletiva no Ninho do Urubu e falou sobre o planejamento do futebol para a temporada de 2025. Antes de responder às perguntas dos jornalistas, Boto deixou claro que a partir de agora os horários dos treinos e viagens serão divulgados previamente. Ele também apresentou seu assistente direto, Alfredo Almeida, e o novo chefe do departamento médico rubro-negro, o doutor Fernando Sassaki.
Confira alguns trechos da entrevista:
Informações para a imprensa
"Vocês vão receber algum material, ter acesso à programação do elenco profissional, todas as semanas vocês vão receber uma planilha do que vai ser, que horas começam os treinos, viagem, isso tudo será entregue pela comunicação, já com o plano de toda a pré-temporada. Vão existir alguns treinos abertos para fazerem imagens, vão ser disponibilizados jogadores para algumas entrevistas. Também me disseram que havia questões em relação à duração da pré-temporada nos Estados Unidos. Zero, foi uma decisão técnica que levou ao encurtamento. Basicamente é isso".
Negociações
“Venho de uma cultura onde o segredo é a alma do negócio. Falar sobre o andamento de negociações prejudica o Flamengo. Eu não vou responder, nunca vou responder. Não vale a pena me perguntarem se jogador tal é verdade porque não vou responder. Quando eles forem contratados serão apresentados aqui, e aí vamos explicar todo o processo. Continuem a mandar nomes porque facilitam algumas ideias, mas não vou responder, é da minha cultura”.
Filipe Luís
“Nosso contato é diário desde o dia 18 de dezembro. Agora com ele aqui fica mais fácil, trabalhar cara a cara é sempre melhor. Tudo que disse no primeiro dia eu mantenho. Alguém em que eu vejo futuro maravilhoso. E eu quero ser o diretor português que vai acabar com a hegemonia dos treinadores portugueses no Brasil. Isso vai acontecer através do Filipe. Com todo respeito aos treinadores portugueses, alguns são até meus amigos, mas eu quero ajudar a acabar com a hegemonia e nada melhor do que ser o Filipe".
Alfredo Almeida
"Ele é uma pessoa com experiência muito grande principalmente em metodologia de treino, vai ser um apoio muito grande para a base também. E tal como o nome diz é meu assistente. Eu estou acompanhando a equipe em algum lugar qualquer, preciso de alguém que tome conta da parte mais técnica. Não é da parte de contratações. É um olhar mais técnico do que se está fazendo aqui".
Divisão de base
"A base é sempre alguma coisa que em todos os clubes onde passei era cuidada com muito carinho. Aqui não vai ser diferente. O que é ganhar na base? É número de jogadores que jogam na primeira equipe ou que se conseguem vender. Aquela crítica que eu fiz foi geral porque o Brasil tem condições para criar mais jogadores daqueles que nos encantam".
Abaixo, todas as informações da pré-temporada do time principal:
Assista na íntegra à coletiva de José Boto na FlaTV: