Notícias

Garotada de olho no hepta da Taça OPG

Maior vencedor do campeonato, Rubro-Negro pega o Botafogo nas quartas-de-final deste ano

Por - em
O Torneio Octávio Pinto Guimarães, também conhecido como OPG, é a segunda principal competição de futebol estadual do Rio de Janeiro. Disputado pelas equipes da categoria juniores (sub-20), após o Campeonato Carioca de Futebol de Juniores, disputado no segundo semestre, para manter os times em atividade. É uma espécie de Campeonato Estadual, que conta com a participação de equipes das três divisões principais do futebol carioca.

O maior campeão do torneio é justamente o Flamengo, com seis conquistas, sendo as últimas delas em 2006 e 2007, com jogadores bem conhecidos da torcida participando do torneio, como por exemplo, Erick Flores, Thiago Sales e Paulo Sérgio. Porém, o atual campeão é o Fluminense, que faturou o título em 2008 depois de eliminar os rubro-negros na semifinal da competição. 

O modo de disputa da OPG é bem simples. Na primeira fase, 24 equipes, da segunda e terceira divisões do estado, foram distribuídas em quatro chaves. Dez equipes passaram: as duas primeiras colocadas de cada um dos grupos e as duas de melhor índice técnico. As qualificadas enfrentam as equipes da Primeira Divisão de Profissionais, o Sendas Pão de Açúcar EC (Campeão Estadual da 2ª Divisão) e o CF Rio de Janeiro (Campeão Estadual da 3ª), novamente em quatro grupos, em turno e returno, classificando-se para a fase seguinte as duas equipes melhores classificadas de cada grupo. A partir de então, quartas-de-final, semifinais e a grande decisão.

Neste ano, o time da Gávea ficou em primeiro lugar do Grupo B da segunda fase do torneio e agora está nas quartas-de-final. Seu adversário será o Botafogo e a primeira partida vai ser disputada no próximo domingo, às 10h, em Caio Martins. O jogo de volta é quarta-feira, às 16h, na Gávea. Confira neste especial preparado pela equipe do site oficial do Flamengo como vem sendo o retrospecto da equipe na competição, quais são as principais armas do time da Gávea e quem são os grandes adversários do Rubro-Negro na luta pelo seu sétimo título no torneio, que o clube ganhou em 1983, 1984, 1985, 1993, 2006 e 2007.

O grupo
A equipe do Flamengo que está disputando a Taça Octávio Pinto Guimarães tem diversos jovens valores nascidos nos anos de 89, 90 e 91. Os goleiros são Marcelo Carné, Marcelo Valverde e Diego Lima. Os laterais são Rafael Galhardo, Leonardo, Saba e Jorbison. A defesa é composta por Henrique, Raphael, Lucas Galdino e Cristiano. 

No meio-de-campo, Wellington Pecka, Antônio, João Vitor e Luiz Antônio fazem a função de cabeça-de-área, enquanto Renan Silva, Guilherme Camacho, Erick Flores, Eliabe e Dieguinho são os meias de criação. O ataque é formado por Vinícius Paquetá, Isaac e Diego Maurício.

"É um grupo que joga de maneira muito coletiva, não tem um ou dois destaques individuais. É uma equipe forte, homogênea, e que tem como o grande destaque o jogo coletivo", explicou o treinador em exercício da equipe Armênio Moura.

Os treinadores
A garotada rubro-negra tem dois treinadores. O técnico da categoria de juniores do Flamengo é Rogério Lourenço, treinador da Seleção Brasileira Sub-20, e ex-zagueiro, campeão brasileiro em 1992 pelo próprio Flamengo. No entanto, devido à disputa do Mundial da categoria com a Seleção, ele esteve afastado da preparação de sua equipe para a Taça OPG. Em seu lugar, quem vem treinando o elenco é o técnico da categoria juvenil, Armênio Moura. Rogério irá ser submetido a um processo cirúrgico na vista ainda neste mês de novembro e deve se reapresentar ao clube no próximo dia 24.

"Treinei o time em 12 jogos no Carioca, na Copa São Paulo, na Taça BH... Mas sei que sou o técnico do juvenil e estou apenas substituindo o Rogério. Minha função é fazer bem o meu trabalho e acredito que estou fazendo. Conheço os jogadores, sei como aproveitar o máximo do time e o importante é conseguirmos os resultados para o Flamengo", disse Moura.

Destaques
Apesar de jovem, o time rubro-negro tem jogadores experientes no grupo. O goleiro Marcelo e o zagueiro Lucas, por exemplo, disputaram os Jogos Pan-Americanos em 2007 pela Seleção Brasileira. Além disso, o elenco conta ainda com jogadores que fizeram parte do grupo profissional, como Rafael Galhardo, Jorbison, Guilherme Camacho e Erick Flores. 

"Esses jogadores que vêm de cima, com mais bagagem, acostumados à pressão e à cobrança, acabam ajudando muito os outros jogadores que ainda não estiveram no time profissional tanto dentro quanto fora de campo. Eles estão cientes de que o Flamengo quando entra em campo entra para disputar um título, sabem a responsabilidade que têm e estão preparados para isso", analisou Armênio.

Outros jogadores também são bem conhecidos da torcida rubro-negra que acompanha as categorias de base. Diego Maurício, por exemplo, é artilheiro desde o juvenil.

Campanha
A trajetória do Flamengo na Taça OPG não começou muito bem. Logo na estreia, a equipe rubro-negra acabou derrotada pelo Leme em pleno Ninho do Urubu, por 3 a 2. O tropeço, no entanto, serviu para ligar o sinal de alerta da garotada, que passou, então, a jogar o futebol que todos esperavam e passou a lutar pelo primeiro lugar da chave. Na segunda rodada, veio a recuperação: 5 a 0 sobre o Bangu. A partir daí, o time embalou e só foi perder novamente na terceira rodada do segundo turno.

Passou pelo Volta Redonda, por 4 a 2, em casa, empatou com o Independente por 1 a 1 em Macaé, venceu o Sendas por 2 a 1 em São João de Meriti, goleou o Leme por 3 a 0, fora de casa, e empatou com o Bangu em 1 a 1 na Gávea. Depois, foi derrotado pelo Volta Redonda por 2 a 0, mas não saiu da liderança, e venceu seus dois últimos compromissos na primeira fase da competição, que lhe valeram a vaga nas quartas-de-final da OPG: 2 a 1 no Independente e 4 a 0 no Sendas.

"As vezes, nós aprendemos mais na vitória do que na derrota. Naquele jogo contra o Leme, nós tentamos analisar todos os defeitos, corrigir o que foi feito de errado, e o grupo respondeu muito bem e conseguiu terminar esta fase em primeiro lugar, jogando muito bem", finalizou Armênio Moura.