Notícias

Fla protocola representação à Fifa

Por determinação do Presidente Márcio Braga, os advogados do Flamengo protocolaram na quinta-feira, dia 17, representação junto à FIFA para evitar jogos acima de 2.750 metros de altitude na Copa Lib

Por - em

Por determinação do Presidente Márcio Braga, os advogados do Flamengo protocolaram na quinta-feira, dia 17, a  representação junto à FIFA para evitar jogos acima de 2.750 metros de altitude na Copa Libertadores.

Como o regulamento da Libertadores determina que o clube deve se dirigir à CONMEBOL através da CBF, o Presidente Márcio Braga encaminhou nesta quarta feira, dia 16,  uma demanda para que a entidade se posicione em defesa da saúde dos atletas brasileiros e exija que a determinação da FIFA proibindo jogos acima de 2.750 metros de altitude seja observada nos jogos da competição.

O Comitê Executivo da CONMEBOL se reunirá no dia 22, em Santiago, Chile, para tratar do assunto. O representante do Brasil será o Presidente da Federação Paulista Marco Polo Del Nero, que já se comprometeu em defender a posição da FIFA.

Além disso, o Presidente Marcio Braga determinou aos advogados do Flamengo que estudem as medidas que podem ser adotadas junto à própria FIFA.

Oficio enviado à CBF

Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 2008

Confederação Brasileira de Futebol\ Att.:Sr. Marco Antonio Teixeira\ Secretário Geral\

Ilustríssimo Senhor,

O Comitê Executivo da FIFA, reunido em Tokio no dia 15 de dezembro de 2007, proibiu a realização de jogos de futebol, em suas competições, acima de 2.750 metros de altitude.

Esta decisão foi motivada pela recomendação dos médicos especialistas nos efeitos da altitude que participaram do seminário realizado em outubro de 2007, na sede da FIFA, em Zurich.

Chamamos sua atenção para o parecer dos nossos médicos, que segue em anexo e conclui: “a prática de atividade física a altitude acima de 2.600 metros coloca em risco a saúde e até mesmo a vida dos participantes.”

Não se pode brincar com a vida das pessoas.

O artigo 9°, 9.1, do Regulamento da COPA SANTANDER LIBERTADORES DA AMÉRICA dispõe que as partidas desta competição observarão as condições e medidas exigidas para as competições oficiais da FIFA.

Destarte, nos termos do artigo 1°, 1.8, do Regulamento da COPA SANTANDER LIBERTADORES DA AMÉRICA, solicitamos a V. Sª. que se dirija ao Comitê Executivo da CONMEBOL, que se reunirá em Santiago no próximo dia 22 de janeiro, para que adote expressamente a limitação estabelecida pela FIFA e não sejam realizados jogos em altitudes extremas, que representam grave risco à vida dos atletas.

Sem mais para o momento, renovamos nossos protestos da mais alta consideração e nos colocamos à disposição para, se for possível, participar desta reunião da CONMEBOL e defender esta questão.

Atenciosamente,

MARCIO BAROUKEL DE SOUZA BRAGA\ CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO\