Em jogo movimentado, Flamengo vence Al Ahly por 4 a 2 e termina em terceiro no Mundial de Clubes
Gabi e Pedro, duas vezes cada, marcaram os gols da vitória em Tânger. Delegação rubro-negra embarca ainda neste sábado para o Rio de Janeiro
Por Rômulo Paranhos - emNa disputa de terceiro lugar do Mundial de Clubes, o Flamengo venceu o Al Ahly por 4 a 2 neste sábado (11), no Estádio Ibn Batouta, em Tânger, no Marrocos. Os gols da equipe rubro-negra foram marcados por Gabi e Pedro, que balançaram a rede duas vezes cada. Com o resultado, Mais Querido termina competição em terceiro lugar.
O jogo
A partida começou com as equipes se estudando bastante. O Flamengo tinha maior posse de bola e trocava passes no campo ofensivo. Aos seis minutos, Varela foi derrubado na área, e após consultar o VAR, o árbitro assinalou o pênalti. Gabigol foi para a cobrança e deslocou o goleiro com categoria para abrir o placar em Tânger: 1 a 0.
Em desvantagem no marcador, o Al Ahly passou a sair mais para o jogo, chegando com mais frequência ao ataque. Aos 25’, o Mengão desceu no contra-ataque, Gabi lançou Arrascaeta pela direita e o uruguaio cruzou para Pedro cabecear. No rebote, o camisa 10 dividiu com o goleiro, mas finalizou para fora.
Aos 35’, Arrascaeta levou pelo meio e tocou para Gabi, que bateu forte da entrada da área. O goleiro fez a defesa em dois tempos. Na reta final da primeira etapa, o Al Ahly deixou tudo igual com Abdelkader, de cabeça: 1 a 1.
Na volta para o segundo tempo, Sherif foi derrubado dentro da área e o árbitro marcou o pênalti. Maaloul foi para a cobrança e o goleiro Santos defendeu! Quatro minutos depois, Abdelkader fez jogada individual e bateu cruzado no canto para virar o placar: 2 a 1.
O Flamengo tentou reagir rapidamente! Aos 19’, Ayrton Lucas disparou pela esquerda e foi derrubado por Abdelfattah. Após consulta ao Var, o árbitro marcou falta fora da área e expulsou o jogador egípcio.
Com um homem a mais, o time rubro-negro pressionou o Al Ahly até conseguir o empate aos 32’. Gabigol lançou na área, o goleiro saiu errado e a bola sobrou nos pés de Pedro, que deu um toque sutil para as redes: 2 a 2.
Na sequência do jogo, o árbitro checou novamente o VAR e pegou um toque de mão de Hany dentro da área do Al Ahly. Pênalti para o Fla! Gabigol foi para a cobrança e novamente deslocou El Shenawy para fazer seu segundo na partida: 3 a 2.
Para sacramentar a vitória do Mengão, Pedro marcou o quarto gol aos 45’. Dieng errou o passe e entregou a bola de presente para o camisa 9, que dominou tirando do marcador e bateu forte cruzado sem chances para o goleiro: 4 a 2. Arrascaeta chegou a marcar o quinto aos 51’, mas a arbitragem assinalou impedimento do uruguaio.
Com a vitória, Mais Querido termina na terceira colocação do Mundial de Clubes.
Próximo compromisso
O Rubro-Negro volta a campo na próxima quarta-feira (15) para enfrentar o Volta Redonda, às 21h10, no Raulino de Oliveira, pela oitava rodada do Cariocão.
Escalação do Fla
Santos; Varela, Fabrício Bruno, David Luiz (Pablo) e Ayrton Lucas; Vidal, Thiago Maia, Everton Ribeiro (Cebolinha) e Arrascaeta (Erick); Gabi e Pedro (Matheus França).
Técnico: Vitor Pereira.
Escalação do Al Ahly
El Shenawy; Maaloul (Dieng), Yasser Ibrahim, Abdelmonem e Abdelfattah; Ateya, Fathi (El Shahat), Taher Mohamed e Abdelkader; Sherif (Hany) e Percy Tau.
Técnico: Marcel Koller.
Ficha técnica
Al Ahly 2x4 Flamengo – Terceiro lugar do Mundial de Clubes
Local: Estádio Ibn Batouta, Tânger (Marrocos)
Data e horário: 11/02/2023 às 12h30 (de Brasília)
Arbitragem: Mustapha Ghorbal, Mokrane Gourari e Khalil Hassani
Cartões amarelos: Arrascaeta (FLA), Abdelmonem (AHL), Ateya (AHL), Fathi (AHL), Hany (AHL), Gabi (FLA) e El Shahat (AHL)
Cartão vermelho: Abdelfattah (AHL)
Gols: Gabi (10’1ºT e 39’2ºT), Abdelkader (37’1ºT e 14’2ºT) e Pedro (32’2ºT e 45’2ºT).