#BuzzFla: Fluminense x Flamengo
Relembre confrontos históricos do Maior do Mundo com o tricolor carioca
Por João Pedro Ribeiro* - em
Na próxima quinta-feira (13), o Flamengo terá mais um duelo decisivo no Campeonato Brasileiro. Dessa vez, o Mais Querido encara o Fluminense, em Volta Rendonda, pela 30ª rodada da competição. As equipes estão, respectivamente, em segundo (57 pontos) e quinto (46 pontos) lugares. O jogo será realizado no Raulino de Oliveira, às 21h. Para entrar no clima do clássico, resolvemos relembrar alguns confrontos marcantes.
#1 - Flamengo 3 X 2 Fluminense - 21/02/2004 - segundo jogo da final
Em pleno sábado de Carnaval, Flamengo e Fluminense entrariam em campo, e não na avenida. Para decidir a Taça Guanabara, e não para desfilar. Mas a partida se assemelhou muito ao show das escolas de samba do Rio de Janeiro. Impressionante. Imprevisível. Emocionante. Espetacular. Assim como o primeiro confronto entre as duas equipes naquele ano, em que houve duas viradas no placar, e o jogo terminou em 4x3 para o Flamengo. Nesta decisão, o placar foi diferente, mas no final, deu Mengão do mesmo jeito. Com uma vitória de 3x2, o Rubro-Negro faturou mais uma Taça GB para sua galeria de troféus.
Competição: Campeonato Carioca 2004 - Taça Guanabara - Final.
Estádio: Maracanã.
Flamengo: Júlio Cesar, Rafael, Henrique, Fabiano Eller, Roger, Robson, Ibson (Anderson Luiz), Zinho, Felipe, Jean (Rafael Gaúcho) e Diogo (Andrezinho).
Gols do Flamengo: Fabiano Eller, Jean e Roger.
Público: 76.000.
Obs: Flamengo Campeão da Taça Guanabara.
#2 - Flamengo 1 X 1 Fluminense - 03/03/2001 - Pênaltis: 5 X 3
Na final da Taça Guanabara de 2001, o Fla x Flu acabou empatado em 1 a 1 e a decisão foi para os pênaltis. Quando chegou a vez do lateral Cassio bater, ninguém imaginava o que iria acontecer. O rubro-negro bateu, e o goleiro tricolor fez a defesa. A primeira impressão era de que a bola iria para fora. Mas a Nação despejou naquela bola toda sua fé, e contrariando toda e qualque lógica a bola pegou um efeito inimáginável e caiu dentro do gol. Aquele fato mostrou que não poderia haver outro resultado. O Flamengo ganhou a disputa e na grande final faturou o Tetra Tri.
Desempate: Flamengo 5x3 nos pênaltis.
Competição: Campeonato Carioca - Taça Guanabara 2001 - Final.
Estádio: Maracanã.
Flamengo: Júlio Cesar, Maurinho, Juan, Gamarra, Cassio, Leandro Ávila (Alessandro), Jorginho, Beto, Rocha, Adriano (Reinaldo) e Roma.
Gol do Flamengo: Reinaldo.
Público: 66.191.
Obs: Nos pênaltis, marcaram Reinaldo, Juan, Roma, Cassio e Beto.
#3 - Flamengo 4 X 2 Fluminense - 19/12/1991
Após empatar por 1 a 1 no primeiro jogo da final do estadual de 1991, o Mengão superou o Fluminense por 4 a 2 com gols de Uidemar, Gaúcho, Zinho e Júnior. Com o resultado, o Mais Querido faturou o Campeonato Carioca desse ano.
Competição: Campeonato Carioca 1991 - 2º Jogo da Final.
Estádio: Maracanã.
Flamengo: Gilmar, Charles Guerreiro, Gotardo, Júnior Baiano, Piá, Uidemar, Júnior, Nélio (Marcelinho), Zinho, Paulo Nunes e Gaúcho.
Gols do Flamengo: Uidemar, Gaúcho, Zinho e Júnior.
Público: 49.975.
Obs: Flamengo Campeão Carioca.
Obs2: Flamengo Campeão da Taça Guanabara.
#4 - Flamengo 5 X 0 Fluminense - 02/12/1989
Não foi um Fla x Flu qualquer. Uma era de glórias chegava ao fim no Flamengo. Em dezembro de 1989, o maior jogador de futebol da história do clube, Zico, se aposentava. Após muitas lesões e contusões musculares, devido ao grande esforço para tentar reforçar a musculatura das coxas e também com problemas nos joelhos, o Galinho penduraria as chuteiras. Mas, sua despedida teria que ser em grande estilo. Ele marcou, de falta, o primeiro dos cinco gols rubro-negros em clássico diante do arqui-rival Fluminense, em partida realizada na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. O eterno camisa 10 da Gávea fez uma partida inesquecível em sua última partida oficial vestindo o Manto Sagrado. Renato Gaúcho, Luiz Carlos, Uidemar e Bujica completaram a festa, marcando os outros quatro gols da histórica goleada diante do Fluminense.
Competição: Campeonato Brasileiro 1989.
Estádio: Municipal - Juiz de Fora MG.
Flamengo: Zé Carlos, Josimar, Júnior, Rogério, Leonardo (Marcelinho), Ailton, Zico (Uidemar), Luís Carlos, Renato, Bujica e Zinho.
Gols do Flamengo: Zico, Renato, Luís Carlos, Uidemar e Bujica.
Público: 13.783.
Obs: Esta foi a última partida oficial de Zico pelo Flamengo.
#5 - Flamengo 5 X 3 Fluminense - 31/01/2010
O jogo da noite deste domingo mostrou o porquê de os Fla-Flus serem sempre um "Ai, Jesus". E, no final, quem levou a melhor foi o Flamengo. Com um homem a menos (Álvaro foi expulso no início do segundo tempo) e depois de ir para o intervalo perdendo por 3 a 1, o time da Gávea, na raça e com o apoio da torcida, virou o jogo, e com três do Imperador Adriano, conseguiu uma vitória heróica no Maracanã por 5 a 3.
Data: 31 de Janeiro de 2010.
Competição: Taça Guanabara - Campeonato Carioca 2010.
Estádio: Maracanã.
Flamengo: Bruno, Fierro (David), Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Toró, Fernando (Willians), Kleberson e Petkovic (Vinicius Pacheco); Adriano e Vagner Love.
Gols do Flamengo: Adriano (3), Vagner Love e Kléberson.
Assistências: Vinicius Pacheco (3), Juan e Adriano.
Técnico: Andrade.
#6 - Flamengo 4 X 1 Fluminense - 04/10/2006
Aposta principal do time rubro-negro para o clássico, o trio ofensivo formado por Obina, Sávio e Luizão foi mero coadjuvante no primeiro tempo. O último, inclusive, saiu machucado no intervalo. Deste modo, enquanto os atacantes não apareceram, coube a Renato marcar duas vezes em gols de falta. Posteriormente, Obina e Sávio se soltaram e o primeiro marcou duas vezes, decretando a goleada rubro-negra sobre o rival.
Competição: Campeonato Brasileiro de 2006.
Estádio: Maracanã.
Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Renato Silva, Fernando, Juan, Paulinho, Renato, Renato Augusto (Léo Medeiros), Savio, Obina (Vinicius Pacheco), Luizão (Toró).
Gols do Flamengo: Renato (2), Obina (2).
Público: 24.534 pessoas.
#7 - Flamengo 1 X 0 Fluminense - 03/11/2013
Era último clássico carioca do ano. Os dois times ainda brigando contra o risco do rebaixamento. os mais de 32 mil torcedores que foram ao Maracanã mereciam partida melhor. Tudo indicava um empate por 0 a 0, com as duas torcidas ainda preocupadas. Mas era um Fla x Flu. Algo inusitado podia acontecer, e no fim, entre tantas jogadas erradas, o Flamengo acertou uma, aos 44. Os torcedores saíram do estádio pensando que o gol foi de Hernane - o próprio Brocador saiu comemorando e assumindo a autoria do gol. Num centro de Rafinha, Gum deu o carrinho tocando na bola. O atacante rubro-negro garantiu ter resvalado depois, antes de ir para o fundo da rede. Mas na súmula o árbitro Leandro Vuarden deu gol contra do zagueiro tricolor.
Competição: Campeonato Brasileiro de 2013.
Estádio: Maracanã.
Flamengo: Paulo Victor, Digão, Wallace, Marcos González e Frauches; Amaral, Luiz Antônio e Carlos Eduardo (Adryan); Rafinha, Hernane (Diego Silva) e Gabriel (Bruninho).
Gol do Flamengo: Contra - Gum.
Técnico: Jayme de Almeida.
Público: 32.063.
Renda: R$ 1.215.305,00.
#8 - Flamengo 2 X 0 Fluminense - 04/10/2009
As 82.566 pessoas que foram ao Maracanã neste domingo, para assistir ao Fla x Flu, acompanharam mais uma grande exibição do atacante Adriano com a camisa rubro-negra. O Imperador fez os gols da vitória por 2 a 0 do Mais Querido sobre o rival.
Competição: Campeonato Brasileiro de 2009.
Estádio: Maracanã.
Flamengo: Bruno; Leonardo Moura, David, Ronaldo Angelim e Everton; Aírton, Maldonado, Petkovic (Toró) e Zé Roberto; Denis Marques (Willians) e Adriano.
Gols do Flamengo: Adriano (2).
Assistências: Zé Roberto e Léo Moura.
Técnico: Andrade.
Público: 82.566.
Renda: R$ 1.016.016,00.
#9 - Flamengo 3 X 0 Fluminense - 29/08/1982
Pela Taça Guanabara de 1982, o Mengão derrotou com facilidade o Fluminense por 3 a 0, no Maracanã. Vitor, Andrade e Marinho marcaram os tentos do Mais Querido.
Competição: Campeonato Carioca - Taça Guanabara 1982.
Estádio: Maracanã.
Flamengo: Cantarele, Leandro, Marinho, Mozer, Júnior, Vitor, Andrade (Nunes), Zico, Wilsinho (Lico), Tita e Adilio.
Gols do Flamengo: Vitor, Andrade e Marinho.
Público: 122.142.
#10 - Flamengo 4 X 1 Fluminense - 16/02/1986
O time do Fluminense foi recebido no vestiário do Maracanã com uma faixa: "Obrigado, tricampeões. E feliz 1986, ano do tetra!" No outro vestiário, o do Flamengo, Zico e Sócrates se preparavam para subir juntos pela primeira e última vez ao gramado do Maracanã vestindo o Manto Sagrado. Era o Fla-Flu de abertura do campeonato estadual daquele ano. Dez anos antes, Zico havia feito quatro gols em um Fla x Flu. Mas no dia 16 de fevereiro de 1986 entrou em campo para ouvir a torcida do Fluminense gritar: - Bichado! Bichado! Bichado! O joelho esquerdo não era mais o mesmo, e aquele jogo era o grande teste desde a agressão covarde de Márcio Nunes. Dez minutos de jogo, Adílio vai ao fundo pela esquerda e cruza para à meia-altura. Zico voa entre a zaga tricolor e mete a cabeça. Paulo Vitor vai buscar no fundo da rede e ouve a torcida do Flamengo gritar, irônica: - Bichado! Bichado! Bichado! E não parou por aí. O Galinho ainda faria mais dois, para delírio dos rubro-negros, e eterna dor de cabeça dos tricolores, que não tiveram outra opção senão se render ao talento do Camisa 10 da Gávea.
Competição: Campeonato Carioca - Taça Guanabara 1986.
Estádio: Maracanã.
Flamengo: Cantarele, Jorginho, Leandro, Mozer, Adalberto, Andrade, Sócrates, Zico, Bebeto, Chiquinho e Adilio.
Gols do Flamengo: Zico(3) e Bebeto.
Público: 84.303.
Retrospecto:
Retrospecto:
Jogos: 405
Vitórias: 146
Empates: 129
Derrotas: 129
Gols marcados: 590
Gols sofridos: 537
Saldo de Vitórias: 17