Notícias

BuzzFla: O Mengão no Mané Garrincha

O estádio na Capital Federal é praticamente nossa segunda casa. Veja porque.

Por - em

Mais um Fla-Flu. E mais um Fla-Flu fora do Rio de Janeiro. Com mando de campo tricolor, a partida foi transferida para o Mané Garrincha. A bola vai rolar nesta quinta-feira, às 20h, pela 10ª rodada. Jogando no Mané Garrincha desde a primeira partida, em 05/02/1976, na vitória por 2 a 1 sobre o Brasília, o Flamengo fez 56 jogos, com 28 vitórias, 22 empates e apenas seis derrotas. Ah, sim, Zico fez gol na estreia no estádio. Normal...... Então, sem mais delongas, vamos a elas em mais um BuzzFla especial. 

Sócio-torcedor faz o Flamengo mais forte e tem descontos no dia a dia. Você paga menos no combustível, em remédios, em produtos oficiais do Mengão e muito mais. Clique aqui e #VemProNação!

1. Os números são nossos

Que o Flamengo tem mais vitórias que o Fluminense no geral, isso é claro, sabido e ninguém tem dúvida. Dos 407 jogos, são 147 vitórias nossas, 127 deles e 133 empates. Pelos 55 jogos do Brasileiro, empate nas vitórias, 20 para cada lado, e 15 empates. Considerando apenas os 22 disputados fora do Rio, seis vitórias nossas, quatro do Flu e 11 empates. E fechando os números, o quinto no Mané Garrincha carrega duas vitórias nossas e dois empates. 

O último encontro no Distrito Federal foi pelo carioca de 2016 e o Mengão levou por 2 a 1, com gols de Willian Arão e Paolo Guerrero. Quer lembrar os gols? A FlaTV te mostra abaixo. 

2. O primeiro Fla-Flu em Brasília

Muito antes de pensarem em Copa do Mundo no Brasil e nas reformas feitas no Mané Garrincha, o Fla-Flu de 07/06/97 marcou presença na Capital Federal pelo Torneio Quadrangular de Brasília, uma daquelas competições preparatórias para o Campeonato Brasileiro. Um Flamengo composto por Zé Carlos, Leandro Neto (Jacozinho [Bruno Quadros]), Junior Baiano, Fabiano e Gilberto. Jamir, Fábio Baiano, Jorginho e Evandro. Iranildo e Lúcio encarou o Flu e venceu por 2 a 1, com gols de Marco Aurélio Jacozinho e Lúcio Bala, ambos no segundo tempo.

No primeiro gol, Jacozinho recebeu lançamento e fuzilou o goleiro abrindo o placar. No segundo, Lúcio foi lançado em velocidade, ganhou da zaga e marcou o gol da vitória. 

3. Os maiores resultados

Com tantas vitórias no local, normal ter uma ou outra goleada. A maior delas foi em 1996, contra o Linhares, pela Copa do Brasil. Amoroso, Gilberto e Sávio (2) marcaram os gols da vitória que classificaram o Mengão para a fase seguinte. Confira abaixo o gol de Amoroso, que abriu o placar. 

Em 1997, foi a vez do Grêmio sofrer com um 4 a 2 válido pela Copa dos Campeões Mundiais. Lucio (2), Fabiano e Maurinho marcaram e classificaram o Mais Querido para a final contra o São Paulo, vencida por 1 a 0, gol de Iranildo e mais uma taça na Gávea. 

Mas quem deu show mesmo foi Petkovic, em 2000. O sérvio fez três, sendo um golaço de falta bem parecido com "aquela" cobrança, o terceiro do Mengo na partida. Relembre aí embaixo. 

E sabe quem fez o quarto gol da partida? 

Dica. Formou uma dupla infernal com o próprio Pet em 2009, no hexa e foi artilheiro do Brasileiro naquele ano. É, ele mesmo...

4. Os gringos na área

Não foi só contra time brasileiro que o Flamengo jogou no Mané Garrincha. Em 1991, pela Libertadores da América, empate em 1 a 1 contra o Bella Vista, do Uruguai. Marcelinho carioca fez o gol do jogo em bela cobrança de falta e vocês conferem abaixo como foi.

No mesmo ano, pela SuperCopa dos Campeões da Libertadores da América, o duelo foi contra o Estudiantes e um novo empate em 1 a 1, com Junior fazendo o nosso. Em 1996, Fabio Baiano marcou o gol único na vitória por 1 a 0 sobre o Independiente em outra edição da SuperCopa dos Campeões da Libertadores. 

Na Copa Mercosul de 2001, contra o Nacional, quem brilhou foi Reinaldo, que marcou duas vezes na vitória. 

E demorou 14 anos para um novo jogo contra gringos no Mané Garrincha. O Shakhtar Donetsk da Ucrânia foi o rival e a partida ficou no 0 a 0. Uma curiosidade desses confrontos? O técnico do primeiro jogo, em 1991, era Wanderley Luxemburgo. O do último, contra o Shakhtar, em 2015, Vanderlei Luxemburgo. 

5. Mantendo a escrita

Lá se vão seis jogos que o Flamengo não perde no estádio em Brasília. Quatro vitórias e dois empates fazem a campanha rubro-negra desde junho de 2016, quando o Palmeiras levou a melhor. Nesta quinta será a hora de ampliar para sete. Confira a lista recente abaixo. 

04/02/2018 - Flamengo 1 X 0 Nova Iguaçú

26/03/2017 - Flamengo 2 X 2 Vasco

08/02/2017 - Flamengo 2 X 0 Grêmio

21/08/2016 - Flamengo 2 X 1 Grêmio

10/07/2016 - Flamengo 2 X 0 Atlético Mineiro

19/06/2016 - Flamengo 2 X 2 São Paulo

6. A estreia de Diego


Para fechar a lista, vamos lembrar a estreia de Diego Ribas no Flamengo. Foi exatamente no Mané Garrincha, contra o Grêmio e o então camisa 35 guardou um na vitória por 2 a 1. Aos 25 do segundo tempo, o jogo estava 1 a 0 para nós, quando Pará cruzou na medida para Diego conferir de cabeça e ampliar, diante de 22.552 torcedores. Foi o primeiro dos 30 gols do craque com o Manto Sagrado. Diego não estará em campo nesta quinta, mas não poderíamos deixar de passar essa na lista, né? Relembre o gol pela câmera da FlaTV aí abaixo e vamos torcer por mais uma vitória do líder do campeonato. 

Segue o líder!! Vamos, Flamengo!!