Notícias

BuzzFla: Cinco fatos sobre a vitória de 2009

Aquele 2 a 1 sobre o Santos na Vila Belmiro não foi um “dois a um” normal. Saiba porquê

Por - em

O campo do estádio Urbano Caldeira, também conhecido como Vila Belmiro, tem muita história, sem dúvida. Será lá o confronto desta quarta-feira, quando o Flamengo enfrentará o Santos pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Líder isolado, o Mais Querido tem uma boa oportunidade de ampliar a diferença para o segundo colocado. Com 30 pontos, dependendo dos resultados, pode abrir quatro de vantagem. 

No ano do hexa, em 2009, o Flamengo foi a Santos enfrentar o alvinegro praiano pela 14ª rodada do Brasileiro em um momento muito conturbado. Mas a vitória veio e foi essencial não apenas pelos três pontos, mas por tudo que a envolveu no final. Talvez vocês não saibam, mas a partida teve uma série de fatos que lembramos nessa lista abaixo, antes de mais um confronto entre as equipes. 

1. Momento bem complicado

O Flamengo estava passando por uma turbulência naqueles dias. Apenas três dias antes, o técnico Cuca havia deixado o cargo, juntamente com toda a cúpula do futebol, por desavenças sobre a contratação de Petkovic. O sérvio não atuou nesta partida contra o Santos, mas sabemos que foi essencial para o título que veio depois. 

Andrade assumiu a equipe e a tarefa de buscar a vitória que não vinha há quatro rodadas. E o time respondeu. O primeiro tempo foi fraco, com domínio santista, mas sem grandes emoções. Nos 45 minutos finais, quem saiu na frente foi o Santos. Róbson arriscou de longe e fez o primeiro gol, aos 24. 

Adriano chamou a responsabilidade. O craque buscou as oportunidades, criou as melhores chances e foi premiado com o primeiro gol aos 32 minutos. No seu melhor estilo, pegou a bola no meio, abriu pra perna esquerda e soltou a bomba. Tudo igual. 

O Flamengo ainda contou com um gol contra feito por Pará, dez minutos depois, e fechou com a vitória que não vinha desde 1976, em amistoso na Vila, que também terminou em 2x1. 

2. O milésimo jogo

Quando a bola rolou para aquele Flamengo x Santos, o Mais Querido atingiu uma marca até então inédita no Campeonato Brasileiro. Foi o primeiro time a chegar ao número de 1000 jogos realizados na competição. Era um momento especial, sem dúvidas, e mais uma motivação para o time que precisava vencer. Antes do jogo, Andrade foi perguntado sobre a marca e o “tabu” de tanto tempo sem vencer naquele campo. Sua resposta foi direta: tabus existem para serem quebrados. Duas marcas num só jogo foram pulverizadas.

3. O fim de uma era

Trinta e três anos. Um amistoso realizado em 21 de julho 1976 marcava a última vez que o Flamengo havia vencido o Santos na Vila Belmiro. Toda vez que os times se preparavam para a partida esse fato era lembrando como um motivo de dificuldade para o Flamengo. Era. Com gols de Luiz Paulo e Vanderlei Luxemburgo, o Mengão venceu o jogo que marcaria o início do jejum de 33 anos que só acabaria naquele dia. 

A vitória foi tão importante para acabar com o estigma que o Flamengo acabou equilibrando os números naquele campo. De 2009 para cá, foram duas vitórias, três empates e duas derrotas. 

4. Dedicado a um ídolo

No dia 24 de julho de 2009, o Flamengo chorou a despedida de um ídolo. Zé Carlos, campeão brasileiro em 87, da Copa do Brasil de 90 e tricampeão estadual, perdeu a luta contra um câncer no abdômen, aos 47 anos. Andrade foi seu companheiro no Tetra de 87 e ainda estava de luto quando o Mengão venceu o Santos. Ele fez questão de lembrar o amigo na primeira entrevista após o jogo.

5. Freguês do Imperador

Adriano fez o seu nesse jogo e não foi à toa. O Imperador enfrentou o Santos quatro vezes e jamais perdeu. Melhor ainda, jamais empatou. E nas quatro vitórias, marcou gols em três jogos. No único que não marcou, foi substituído por quem fez um gol, então o cheiro estava lá 😉

A primeira partida foi no Rio x São Paulo de 2000. O atacante já havia marcado contra o São Paulo, no Morumbi, seis dias antes e agora encarava o Santos, no Maracanã. Na estreia de Petkovic, Adriano não marcou na goleada por 4 a 1, mas saiu para a entrada de Lucio, que fez o terceiro do Mais Querido na vitória. 

O primeiro gol, no entanto, viria no mesmo ano. Já pelo Brasileiro, em jogo disputado no Maracanã, Denílson cruzou e o jovem que vestia a camisa 29 subiu mais alto que a zaga para abrir o placar na vitória por 3 a 0. Foi também seu terceiro gol no Maracanã. 

Em 2009 rolou o reencontro na Vila Belmiro. Já no returno, no Maracanã, o Flamengo venceu de novo, dessa vez por 1 a 0, com outro gol de Adriano, muito parecido com o de 2000. Léo Moura cruzou na medida para Adriano, a essa altura já o temido Imperador, mandar de cabeça, sem chances para o goleiro santista. A vitória colocou o Flamengo na terceira colocação do campeonato, marcando cada vez mais o caminho para o título que viria dali cinco rodadas. Mais de 80 mil torcedores encheram o estádio e criaram um belíssimo mosaico representando o Manto branco do Flamengo.