Notícias

BuzzFla - Flamengo x Internacional, um clássico da história

Muitas memórias desse jogão que terá mais um capítulo neste domingo

Por - em

Domingo, eu vou ao Maracanã... Fala sério. Há quanto tempo você não cantava isso? A última vez que o Mengão pisou no gramado do Maraca num domingo foi em 18 de junho de 2017, para o empate em 2 a 2, com o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro. No próximo dia 06, serão completados 322 dias sem a combinação. Mas chegou a hora de juntar tudo de novo. Às 16h, a bola vai rolar para um Flamengo x Internacional repleto de atrativos e história. Ingressos? ES-GO-TA-DOS. 

Só para conferir: 

  • Flamengo joga pela liderança
  • Flamengo joga para embalar
  • Pode ter a volta de Paolo Guerrero ao time
  • É um dos maiores clássicos do nosso futebol
  • Temos ótimas lembranças contra eles
  • Maracanã estará entupido com mais de 60 mil torcedores
  • Vamos parar com as listas aqui porque assim vou ficar sem listas mais embaixo. 

Então, não tem desculpa. Domingo será dia de Maracanã. Domingão clássico carioca.

E se você procura ainda mais atrativos, se liga numas curiosidades de Flamengo x Internacional que levantamos abaixo. 

1. Em 87 foi pura magia

Claro que a lista tinha que começar com o maior Flamengo x Internacional de todos os tempos e todas as galáxias. Aos 16 minutos do primeiro tempo, Andrade achou Bebeto na entrada da área e tocou a bola com perfeição. O jovem atacante que ainda usava a nove correu e chegou antes de Taffarel, para marcar o gol único da decisão do Campeonato Brasileiro de 1987. A única decisão entre os times. Um duelo, até ali, dos únicos tricampeões nacionais. 

Linda a foto do gol, né? Mas, e o primeiro jogo? Claro que o que fica na memória é a final, finalíssima. Só que o primeiro jogo foi uma batalha insana no Beira Rio, onde o Flamengo arrancou um empate em 1 a 1, com um belíssimo gol de Bebeto depois de uma jogada ES-PE-TA-CU-LAR de Renato Gaúcho. O empate encaminhou a conquista no Rio de Janeiro. 


2. Juan Artilheiro

O zagueiro Juan estreou no Flamengo contra a Desportiva em julho de 1996. Entra, sai, titular, reserva, o tempo passa e em 24 de abril de 1997, Juan encontra o Internacional, no Maracanã, pela Copa do Brasil. Jogo apertado, empate em 0 a 0 era do Fla (1 a 1 na ida), e aos 36 do segundo tempo, após escanteio cobrado, Juan domina a bola e chuta forte para marcar o gol da vitória, o primeiro dos 32 marcados entre os profissionais. 

4. O Império Contra-Ataca

Tomar um gol do Imperador Adriano já é um motivo de honra. Tem goleiro que não gosta, mas um dia pode contar essa história. E tomar três? O Internacional teve essa honra. Lauro foi buscar a bola quatro vezes na rede naquele 21 de junho de 2009, três delas em arremates perfeitos do camisa 10 rubro-negro. A farra começou aos 12. Íbson lançou e Adriano tocou com categoria para encobrir o goleiro. 


Aos 35, Emerson fez o segundo e o Inter foi à lona pela segunda vez. Forte como é, levantou. E quando achou que conseguiria ir para o intervalo sem maiores danos, sofreu mais um golpe duro. Em cobrança de falta Ziconiana, Adriano fez o terceiro aos 46. E o Imperador nunca estava satisfeito. Aos 22, de pênalti, deu o golpe fatal e nocauteou o Colorado.  

5. Acabou o Caô

Em 29 de maio de 2015, o Flamengo anunciou oficialmente o atacante Paolo Guerrero. A torcida, porém, esperou mais de um mês para ver seu craque com o Manto Sagrado, por conta dos compromissos do jogador com a seleção peruana na Copa América. Mas a hora chegou. Guerrero estreou e acabou o caô logo na primeira vez. E contra quem foi? Lógico, contra o Internacional, e lá na casa deles. 


Logo aos 10 minutos, o camisa nove fez o primeiro de seus 42 gols pelo Flamengo, após receber passe de Canteros. No segundo tempo, ele achou Everton para ampliar e definir a vitória. A estreia foi longe de casa, mas como a Nação queria.

6. Nosso amigo de conquistas

Em cinco das seis vezes que o Flamengo foi campeão brasileiro, o Internacional teve participação importante. Na primeira, em 1980, Zico marcou o gol único da vitória sobre o timaço campeão de 79. Um Inter com Mauro Galvão, Cláudio Mineiro, Batista, Bira e Mário Sérgio não resistiu ao Mengão no Maracanã. Em 1982, a disputa foi no Beira Rio e, de virada, com gols de Zico, Reinaldo e Vitor, deu Flamengo, por 3x2. No ano seguinte, os times não se enfrentaram. 

Em 87, como diz a música, foi pura magia. Na fase de classificação, derrota e empate contra eles. Mas na hora do vamos ver, todos sabem o resultado. O penta de 92 também teve um pouquinho de Internacional. Junior fez esse gol "mais ou menos" aí embaixo, na vitória por 2 a 0, no Maracanã, em 31 de maio. 


E em 2009, além do que o Imperador fez em campo, na última rodada a disputa era contra eles pelo título. O Flamengo jogava no Maracanã, contra o Grêmio, enquanto eles recebiam o Santo André, no Beira Rio. Precisavam vencer e que o Flamengo perdesse. Fizeram sua parte, golearam por 4 a 1 e comemoraram. Mas não contavam com "Só existe um Ronaldo" Angelim, que subiu mais alto que a Estátua do Laçador e colocou a sexta taça nacional do Mengão na galeria de troféus.

Neste domingo, o Flamengo busca consolidar sua liderança no Campeonato Brasileiro 2018. O Internacional é um dos mais tradicionais e poderosos adversários do futebol nacional. O clássico promete. Com a arquibancada lotada, Maracanã, um domingo totalmente carioca, é rolar a bola e VAI PRA CIMA DELES, MENGO!