BuzzFla - Flamengo x Emelec: o histórico na Conmebol Libertadores
O duelo tem sido constante nos últimos anos, e com ótimo retrospecto para nós. Confira abaixo.
Por Lucas Dantas - em
Flamengo e Emelec é um jogo com história na Libertadores. Já foram cinco encontros na competição, todos na fase de grupos, e com ótimo retrospecto a nosso favor. Para esta quarta-feira, precisamos de mais um resultado positivo. Um simples 1 a 0 nos coloca na segunda fase da Conmebol Libertadores de forma adiantada. Transformaria o último jogo contra o River Plate em disputa pela primeira posição. Relembramos abaixo os jogos contra eles no Rio e no Equador, na torcida de ampliar esse retrospecto para o próximo BuzzFla.
1. Os números
Uma curiosidade do duelo é nunca ter ocorrido um empate. E mais do que isso, em apenas um jogo uma das equipes não fez gol. Flamengo e Emelec é garantia de gols em campo e de jogos apertados. Os times se enfrentaram pela primeira vez em 2012. Depois do primeiro, ficou mais comum. Vejam os placares.
14/03/2018 - Flamengo 2 X 1 Emelec(ECU) - George Capwell/Guaiaquil/ECU - (Vinicius Junior [2])
02/04/2014 - Flamengo 2 X 1 Emelec(ECU) - George Capwell/Guaiaquil/ECU - (Alecsandro, Paulinho)
26/02/2014 - Flamengo 3 X 1 Emelec(ECU) - Maracanã/Rio de Janeiro/RJ - (Elano, Hernane, Everton)
04/04/2012 - Flamengo 2 X 3 Emelec(ECU) - George Capwell/Guaiaquil/ECU - (Leonardo Moura e Deivid)
08/03/2012 - Flamengo 1 X 0 Emelec(ECU) - Engenhão/Rio de Janeiro/RJ -(Vagner Love)
2. O primeiro encontro
Em 2012, rolou o primeiro Flamengo x Emelec pela principal competição continental da América do Sul. O palco foi o Nilton Santos, pela fase de grupos. Apenas um gol e um golaço. Vagner Love tabelou bonito com Ronaldinho Gaúcho e chutou da entrada da área, sem chances para o goleiro. Foi o gol da vitória na primeira partida em casa no grupo 2, que também tinha Lanús e Olimpia.

No segundo turno, os times se enfrentaram no Equador, com vitória deles. A única no histórico.
3. Agora no Maracanã
Dois anos depois, teve Flamengo x Emelec de novo. Desta vez, pelo grupo 7, com Bolívar e Léon também dividindo a chave. E deu Flamengo nos dois jogos. No primeiro, no Maracanã, espetáculo dentro e fora de campo. Mais de 35 mil pessoas na arquibancada assistiram ao 3 a 1 no gramado, gols de Elano, Hernane e Everton. E o gol de Elano, que abriu a vitória, foi um golaço. Cobrança de falta magistral, na gaveta, sob os olhares de Zico, que estava na torcida.

O Flamengo fez uma fantástica partida naquela noite. No segundo tempo, Hernane ampliou antes dos 10 minutos. André Santos desceu rápido na linha de fundo e cruzou na medida para o Brocador ampliar. Foi seu penúltimo gol com o Manto e na comemoração o artilheiro mandou corações para a torcida.

4. E lá na casa deles também
No returno, o Mais Querido foi ao George Capwell buscar uma vitória muito necessária, após a derrota na partida anterior. E ela veio. No primeiro tempo, Alecsandro abriu o placar com uma cobrança de pênalti perfeita. O Emelec empatou e o resultado de empate, até pela rodada e fora de casa, estava sendo bom. Mas, aos 46, Negueba viu Paulinho entrando sozinho no meio e lançou com precisão. O atacante matou a bola e o Emelec em seguida, marcando o gol da vitória.

5. O show de Vinicius
Quatro anos se passaram até em novo encontro na competição. E foi de novo lá no George Capwell, casa deles. O resultado? Também igual: 2 a 1. Mas o memorável desse jogo foi o espetáculo de Vinicius Junior. O Garoto do Ninho acabou com a partida o segundo tempo. Eles saíram na frente aos 19. O estádio incendiou. Vini entrou no lugar de Everton Ribeiro dois minutos depois e demorou mais 10 para sair o empate. O craque fez jogada individual, passou por três e concluiu para deixar tudo igual. Mas ele não estava satisfeito. Aos 40, puxou o contra-ataque, tabelou com Diego e chutou com precisão, no cantinho, tirando do goleiro equatoriano. Quer relembrar? Confere os bastidores da FlaTV com os gols e muito mais daquela partida.
E agora, nesta quarta-feira, novo capítulo nessa história. Flamengo x Emelec, pela quarta rodada da Conmebol Libertadores, às 21h45, no Maracanã. Vai ter Vinicius Junior de novo dando show? Vai ter golaço? Vai ter item para colocarmos no próximo BuzzFla? Vamos, Flamengo!