Notícias

A preparação para uma maratona

Fisioterapeuta explica preparação para Copa São Paulo, uma das mais exigentes competições do país

Por - em
Da estreia contra o Ji-Paraná-RO, em 3 de janeiro, e a final contra o São Paulo, foram nove partidas em 22 dias. A exigência física da Copa São Paulo é gigantesca e, para isso, é necessária uma preparação especial. Em conversa exclusiva com a FlaTV, o fisioterapeuta Eduardo Calçada explicou como é feito o trabalho que resultou no tetracampeonato rubro-negro.

"Nosso trabalho de fisioterapia tem um foco diferente. A competição é longa, mas com intervalos curtos. Focamos na recuperação e prevenção. É um trabalho integrado com preparação física e com o departamento médico. Fazemos esta recuperação principalmente no dia seguinte dos jogos, com treinos regenerativos. Quem jogou mais tempo, quem jogou menos tempo", disse.

Calçada explica que, além do trabalho coletivo, são feitos também tratamentos individuais.

"No campo, na hora do treino, um treino com todos. Se alguém precisar de trabalho individualizado, alguém com alguma dor, sobrecarga, focamos individualmente. Se um jogador precisa de um tempo maior, tivemos trabalhos nos próprios quartos, muito específicos", contou.

Wesley, lateral titular em boa parte da campanha do título, elogiou o trabalho da equipe de preparação física.

"É um campeonato muito importante e muito pegado. Os trabalhos que fazemos são muito bons, têm períodos certos para recuperar, relaxar os músculos e jogarmos todos os jogos nos sentindo 100% aptos", afirmou.