Na preparação para 2014
Sub-20 passa a focar no Brasileirão da categoria e na Copa São Paulo
Por Comunicação - Site Oficial do Clube - emO time sub-20 do Flamengo decidiu neste sábado, contra o Botafogo, às 16h, na sede social da Gávea, o título do Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG) deste ano. Na partida de ida, no último sábado (16.11), o Alvinegro havia vencido por 2 a 1 e precisava do empate neste sábado (23.11) para ficar com o título. O Rubro-Negro deu trabalho e o título não foi tão fácil para o Botafogo. Os garotos venceram por 3 a 2 no tempo regulamentar e levaram a partida para os pênaltis. Nas cobranças alternadas, o Mais Querido perdeu por 7 a 8.
O jogo foi realizado para um bom público, que quase lotou as arquibancadas e não parou de cantar e apoiar a equipe rubro-negra. No primeiro tempo, o Mais Querido venceu por 1 a 0, com gol do volante Jajá, que entrou no decorrer do primeiro tempo no lugar do lateral-direito Romário Perelli. O gol do camisa 15 foi de cabeça, após cruzamento do atacante Igor Sartori. A equipe ainda criou outras duas chances claras. Na primeira, Eduardo quase marcou, mas a bola passou rente à trave direita do arqueiro alvinegro. Na segunda, Fernandinho chutou de longe e a bola passou perto. Apesar do domínio rubro-negro, o goleiro Luan salvou o a meta rubro-negra em duas oportunidades com defesas sensacionais.
O Botafogo voltou melhor para a segunda etapa e logo aos 11 minutos conseguiu o empate, mas, aos 35, o artilheiro Eduardo colocou o Flamengo de volta à frente no placar. O gol saiu após linda jogada de Thiago, que invadiu a área, deu caneta no zagueiro alvinegro e acertou o travessão. No rebote, o camisa 9 marcou. Dois minutos depois de criar a chance para Eduardo, Thiago aproveitou rebote depois de bate-rebate na área e ampliou: 3 a 1. Já nos acréscimos, aos 47, o Botafogo marcou e levou a partida para os pênaltis. Nas penalidades, o Alvinegro levou a melhor e marcou oito vezes, contra sete conversões do Mais Querido.
"O jogo realmente teve bastante intensidade, como a gente previa. A gente conseguiu o placar com dois gols de diferença e o Botafogo conseguiu seu gol aos 47 do segundo tempo e levou a definição pras penalidades. Foi muito parecido com o que aconteceu no ano passado, só que na ocasião, se definiu ao nosso favor. Méritos para a equipe do Botafogo que conseguiu se sobressair no momento da disputa de pênaltis e saiu campeão", declarou o treinador Cleber dos Santos.
Agora, o foco dos meninos da Gávea é no Campeonato Brasileiro sub-20, em dezembro, e na Copa São Paulo, em janeiro. Cleber dos Santos irá separar o elenco em dois grupos, sendo um para o Campeonato Brasileiro, com os jogadores mais velhos, nascidos em 1993, e os demais para a preparação da Copa São Paulo. A definição será a partir da próxima terça-feira (26.11), quando o elenco se reapresentará.