Luiz Carlos de Azevedo é convidado pela FlaTv para o programa "Garotos do Ninho"
O gerente de futebol de base falou sobre seu trabalho e o sucesso dos atletas no futebol do Rubro-Negro
Por Gabriel Lima* - emO gerente de futebol Luiz Carlos Azevedo foi o convidado do “Garotos do Ninho”, da FlaTV, desta segunda-feira (24) e contou sobre seu trabalho com os jovens da base, o processo de captação, adaptação e transição para o futebol profissional, e consequentemente, o retorno técnico e financeiro que o Mais Querido tem por causa desses talentos do Ninho. Confira alguns trechos da entrevista:
Critérios e características utilizadas para a busca de atletas para o Flamengo
“Sem dúvida nenhuma, para o futebol de base, nós temos alguns passos. O primeiro dele é a captação, eu preciso captar os melhores jogadores para que eu possa desenvolvê-los, ter conquistas e fazer o processo de transição até chegar o futebol profissional, que é o nosso grande objetivo dentro do nosso processo de formação. Então, é a nossa porta de entrada, que começa desde o futsal, dos nossos observadores, de clubes parceiros. Para jogar no Flamengo, o jogador tem que ter qualidade técnica, e de acordo com a condição física dele e outros pontos, a gente vai buscando a melhor opção para ele se encaixar”.
Importância financeira da venda dos atletas da base
“A gente tem objetivos muito claros. O principal deles é formar jogadores para o futebol profissional, isso é o que nos move. Nós precisamos formar jogadores com qualidade, vencedores, acostumados com conquistas na base, acostumados a grandes jogos, para que esse jogador faça esse processo de transição, para que atenda o futebol profissional, de retorno técnico e posteriormente, pela grandeza e o nível que o Flamengo tem hoje, a gente entende que pode dar retorno financeiro”.
Integração da base com o profissional
“Nós podemos ter a melhor base do mundo, mas se nós não tivermos um alinhamento, respaldo e integração com o futebol profissional, você perde atleta no meio do caminho. Então, a gente tem que reforçar e agradecer sempre pelo processo, pelo carinho e pela abertura que o futebol profissional do Flamengo dá para os atletas da base. Para nós, isso é fundamental, temos a total consciência que nosso trabalho é voltado para atender o futebol profissional, que por sua vez, geram oportunidades e visibilidade para os nossos atletas”.
*Texto supervisionado por Rômulo Paranhos
Assista ao "Garotos do Ninho" na íntegra: