Inspirados no time principal, Garotos do Ninho buscam vaga na decisão da Libertadores Sub-20
Flamengo enfrentará o Danubio-URU em Assunção, nesta quinta-feira (13), às 19h, pelas semifinais da competição.
Por Nelson Costa - emFoto: Conmebol
Classificado para as semifinais da Libertadores, a equipe sub-20 do Flamengo segue em Assunção, onde está concentrada desde o dia 27 de fevereiro para a disputa da competição. Os Garotos do Ninho conquistaram o primeiro lugar do grupo 1 com duas vitórias e um empate. O confronto por uma vaga na final será contra o Danubio-URU, na próxima quinta-feira (13), às 19h, no Estádio Gunther Vogel.
Sempre em busca de servir o futebol profissional, a filosofia de todas as categorias de base é deixar os atletas o mais próximo possível de atender as exigências do técnico Filipe Luís. E com o sub-20 não poderia ser diferente. De acordo com este pensamento, o técnico Cleber dos Santos trabalha o modelo de jogo e traça as estratégias do time.
— Desde o início da preparação nosso foco foi fortalecer a identidade da equipe implementando um modelo de jogo que destaque o DNA Flamengo de jogar. Nosso grande objetivo é ter uma equipe organizada que seja dominante através das trocas de passes envolvendo o adversário para criar o maior número de finalizações possíveis. A equipe profissional é uma grande inspiração pois realiza esse tipo de jogo com muita eficácia e o grande objetivo da formação é garantir que os atletas do sub-20 estejam preparados da melhor maneira possível para atendê-los — disse o treinador.
Foi assim que o Mais Querido derrotou por 3 a 1 o Danubio, na fase de grupos, justamente o mesmo adversário da semifinal. Nesta partida, o time rubro-negro trocou 697 passes e chegou bem perto dos 738 do time profissional na vitória por 2 a 0 sobre o Volta Redonda, dia 25 do mês passado, numa das atuações mais exaltadas deste ano. Cleber espera que os meninos repitam essa atuação e, principalmente, o resultado.
— Vamos enfrentar novamente o Danúbio, que joga em bloco baixo, bastante compacto, explorando as transições. Conseguimos observar bem os comportamentos deste adversário nos três jogos na fase de grupo e teremos de estar no nosso limite de concentração, equilíbrio mental, precisão nos passes e eficiência nas finalizações — acredita.
Além de derrotar o time uruguaio, o Flamengo aplicou sonora goleada por 6 a 1 sobre o Olimpia, que jogou em casa, e empatou sem gols com o O'Higgins, já com a classificação e o primeiro lugar no grupo assegurados. O técnico aproveitou esta partida para administrar os jogadores pendurados, dar ritmo de jogo ao elenco e entrar ainda mais forte para a disputa da semifinal. Apesar do 0 a 0, o Flamengo teve 80% da posse de bola e esteve muito perto de ganhar.
— A classificação antecipada nos permitiu dar oportunidade para todos os atletas de iniciar uma partida na Copa Libertadores Sub-20. Na terceira partida fizemos um controle por conta dos cartões para que tivéssemos todos em condições de disputar a semifinal — finalizou Cleber.