Notícias

Garotos do Ninho são destaques em decisões contra Atlético-MG

Evertton e Wesley crescem no time profissional, que utilizou 14 atletas da base nos últimos 5 jogos

Por - em

O ano de 2024 começou com os Garotos do Ninho dividindo as atenções com três compromissos: pré-temporada do futebol profissional, Campeonato Carioca e Copa São Paulo de Futebol Júnior. E no principal momento da temporada, a conquista da Copa do Brasil, não foi diferente. Wesley e Evertton Araújo se destacaram nos dois confrontos decisivos e ajudaram o Mengão no pentacampeonato. Contando com eles, foram 8 atletas da base disponíveis na final. Nos últimos cinco jogos, a contagem aumenta para 14 jogadores. 

Além das atuações destacadas de Wesley e Evertton pela Nação, assim como pela imprensa, neste recorte o técnico Filipe Luís também conseguiu promover a estreia de Shola. O treinador conhece o DNA Rubro-Negro, o caderno metodológico utilizado na base e os processos que se seguem para um atleta chegar no mais alto nível de performance com a equipe profissional. A passagem do ex-lateral esquerdo pelo Sub-17 e Sub-20, com conquistas de títulos, ajudou a manter um dos principais braços do processo de formação: colocar o maior número de atletas no time principal.

Somente nesta temporada foram 37 atletas relacionados formados no Ninho do Urubu. Desses, 22 jogaram pelos menos uma partida, sendo 14 com idade abaixo de 20 anos. Ao todo, foram 12 estreias realizadas, com a última do primeiro nigeriano a vestir o Manto Sagrado. Shola chegou em 2023, passou por um período de adaptação e quando esteve disponível mostrou logo seu potencial ajudando nos títulos inéditos conquistados pelos Garotos do Ninho. A Libertadores, marcando na final contra o Boca Juniors, e o Mundial contra o Olympiacos. 

Os números mostram que desde 2019 o futebol de base do Flamengo continua promovendo jovens talentos ao profissional, onde ajudam e participam das principais conquistas que mudaram o clube de patamar no futebol brasileiro e internacional. O último estudo do Observatório Cies respalda este processo. Além da utilização de atletas no mais alto nível, o Flamengo se notabiliza como grande clube formador pelas cifras nas transferências no período 2019-2024: R$1,22 bilhão arrecadados em vendas dos Garotos do Ninho. Uma receita que foi duplicada e o Mengão subindo posições no ranking, ficando na 13ª posição, a frente de Porto, River Plate e Liverpool.