Flamengo reencontra Palmeiras no Brasileirão Sub-20
Garotos do Ninho enfrentam adversário da final da competição em 2023, quando foram campeões
Por Victor Andrade - emO Flamengo Sub-20 terá mais um desafio no Campeonato Brasileiro da categoria. Os Garotos do Ninho encaram o Palmeiras pela 3ª rodada da competição, nesta quarta (17), às 15:15 na Gávea, com transmissão do SporTV. Será o reencontro dos adversários da final única da última edição do Brasileirão, com o Mengão se consagrando bicampeão.
Após o apito final no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, no dia 7 de setembro de 2023, a emoção tomou conta no estádio que recebeu o último Flamengo e Palmeiras no Sub-20. Era a final do Brasileirão da categoria, e o Mengão, dono da melhor campanha, teve a vantagem de mandar a partida. O 0 a 0 no tempo normal levou a decisão para pênaltis, e com o mental forte, mais o grande apoio da Nação que marcou presença, os Garotos do Ninho venceram por 3 a 2 nos pênaltis. Nesta quarta (17), sete meses depois, as equipes se reencontram pela primeira fase com clima de decisão por cada ponto contar no campeonato.
No entanto as semelhanças param por aí. Da equipe titular da última partida entre as equipes, somente dez atletas foram relacionados para esta quarta. Uma outra geração, formada em sua maioria por jogadores nascidos em 2005 e 2006, mas que já mostram dentro de campo o que é ser Flamengo. Raça, amor e paixão fizeram parte da caminhada desses Garotos do Ninho, que foram até a semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior em janeiro e, em março, levantaram e trouxeram a taça inédita da Libertadores Sub-20, que pôde ser disputada por causa do título brasileiro em 2023.
Sempre chegar nas finais e disputar as principais conquistas fazem parte do processo de formação do futebol de base do Flamengo. Está no DNA Rubro-Negro e os atletas sabem disso. Sejam do Sub-20A ou do Sub-20B, criado em 2019. Duas equipes numa mesma categoria, com comissões técnicas próprias e que trabalham de forma integrada para suprir as necessidades de competições da categoria, e do futebol profissional. Além disso, ajuda na transição e adaptação dos meninos recém promovidos do Sub-17.
Foi por ter passado pelo 20B, por exemplo, que o nível competitivo foi mantido mesmo com as trocas no atual elenco do Sub-20, que teve atletas subindo para o profissional, sendo negociados ou estourando a idade da categoria. A técnica e a habilidade falaram mais alto, a espinha dorsal formada na Copinha e na sequência, a Libertadores conquistada. Hoje, o 20B é comandando por Raphael Bahia, e está disputando a Copa Rio enquanto, ao mesmo tempo, Mario Jorge comanda o Sub-20 no Brasileirão.
No último domingo (14), a vitória fora de casa sobre o Fluminense por 1 a 0 se classificando para a final da copa, prova isso. O adversário jogou com a equipe principal formada por atletas 2004 e 2005, enquanto o Mengão estava com uma equipe mais nova, e foram tão competitivos quanto, duelando no mesmo nível de intensidade física e criando muitas chances de gols. Mario Jorge sabe que poderá contar com eles ao longo da temporada, que tem calendário cheio (depois de Copinha e Libertadores, a categoria ainda possui Brasileirão, Copa Rio, Mundial, Carioca e Copa do Brasil em disputa)
É este tipo de atleta que o Flamengo vem formando no futebol de base. Procurando sempre colocar mais Garotos do Ninho no futebol profissional, que suporte a pressão, a intensidade e o alto nível de futebol que o elenco comandado por Tite possui. E para isso, grandes desafios fazem parte deste processo. Flamengo e Palmeiras, que sempre se encontram nas fases decisivas das competições, faz parte disso, assim como a disputa do Brasileirão, que coloca as principais escolas do futebol brasileiro frente a frente. Vai pra cima deles, Garotos do Ninho!