Flamengo estreia no Brasileirão Sub-17 em busca do tricampeonato
Agora sob comando de Eduardo Zuma, o Mengão enfrenta o Atlético-GO fora de casa
Por Victor Andrade - emOs Garotos do Ninho têm um compromisso importantíssimo na tarde desta quarta-feira (03). O Mengão estreia pelo Campeonato Brasileiro Sub-17 contra o Atlético-GO, às 15h30, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia. Após bicampeonato seguido da Copa Rio Sub-17, a categoria busca o tri da competição nacional sob novo comando técnico.
Eduardo Zuma, que estava no Sub-16, subiu para o Sub-17 com a ida de Filipe Luís para o Sub-20. O treinador já comandou a categoria na disputa da Recopa em 2023, contra o Fluminense. Desde então, foram dez dias de intensas sessões de treinos no CT George Helal, o Ninho do Urubu, se preparando para a disputa do campeonato nacional.
“Observamos muito o Atlético-GO para identificar como eles jogam. Nos preparamos duas semanas pro jogo e acredito que o a equipe está confiante após a conquista que teve na Copa Rio. E é sempre um prazer (estar Sub-17). Acho que voltar para uma categoria que disputa campeonatos nacionais, tem uma oportunidade boa para que a gente faça uma estreia aí com o pé direito, fazendo uma grande partida no início do Brasileiro”, disse o novo técnico do Sub-17.
Relembre os dois títulos brasileiros
Bicampeão brasileiro, o Flamengo levantou a taça em 2019 e 2021. Na primeira vez, o Mengão se classificou para o mata-mata terminando na 2ª posição do grupo B com 18 pontos ganhos, cinco vitórias, três empates, uma derrota, 23 gols marcados e dez sofridos em nove jogos. Depois, passou por Athletico-PR e São Paulo até encarar o Corinthians na final. Os Garotos do Ninho venceram os paulistas nos dois jogos decisivos: 4 a 3 no Pacaembu e 2 a 1 em Cariacica. Otávio, Lázaro, Daniel Cabral e Gabriel Noga estavam nesta conquista.
Dois anos depois, uma conquista inesquecível em Volta Redonda. Até chegar lá, a campanha no Brasileirão Sub-17 de 2019 foi irretocável. Melhor campanha da competição com oito vitórias e apenas uma derrota, além de 23 gols marcados e dez sofridos pelo grupo A. Nas quartas, o Atlético-MG foi superado, e nas semifinais, o São Paulo. A grande final foi contra o Vasco, que reservou muita emoção.
Depois de perder o primeiro jogo por 3 a 1, os Garotos do Ninho tornaram o placar agregado rubro-negro numa grande virada. Victor Hugo, hoje no elenco profissional do Flamengo, marcou duas vezes e Petterson fez outro, todos no primeiro tempo. Na etapa final, o Vasco reagiu a taça estava para ser decidida nos pênaltis, até Petterson, ou Pet, fazer um belo gol aos 43 minutos daquele segundo tempo.
Agora, em 2024, que a competitividade e o DNA Rubro-Negro trabalhado todos os dias em cada treinamento sejam colocados em prática pelos Garotos do Ninho, em busca deste tricampeonato.